segunda-feira, 24 de setembro de 2018

O Brasil “bolsonarizou”.





Cláudia Wild* -Não, não se trata de ‘fanfic’ ou uma estorinha que me foi contada. Trata-se de um relato pessoal, daquilo que assisti, ouvi, observei e pude constatar: o Brasil bolsonarizou! 
 
Seis intensos dias de Brasil e o que testemunhei foi uma onda enorme que eu até imaginava existir, mas não na proporção de um verdadeiro tsunami. 
 
No avião, a caminho do Brasil, o assunto era Bolsonaro. Aliás, já na fila do embarque em Lisboa. 
 
Chegando, idem! Nas ruas, no Uber, nos táxis, nas rodas de conversa, nos bate-papos com parentes, amigos, conhecidos, funcionários de lojas, restaurantes, nas escadas rolantes de um shopping, na fila do cartório, no banco, no supermercado, na farmácia, no diálogo entre ambulantes e profissionais da limpeza urbana, na costureira, no relojoeiro, na lanchonete da esquina e outros locais mais.

 Gente dos mais variados níveis socais e de escolaridade. 
 
Bolsonaro com sua coragem ( e franqueza ) desconcertante, definitivamente, conquistou o Brasil. Ele tornou-se um político elogiado por suas posições firmes e defesas de valores - estes, imprescindíveis à reconstrução do nosso país - apesar da existência da maior campanha difamatória já vista em uma disputa eleitoral e pré-eleitoral. 
 
Os ataques eivados de todos os tipos de mesquinharia, manipulação e inverdade, que foram diuturnamente feitos contra Jair Bolsonaro não alcançaram o objetivo pretendido. Muito pelo contrário: as injúrias e as calúnias vis promoveram o candidato. 
 
Felizmente, a maioria do povo percebeu a artificialidade da narrativa, e acompanhou perplexo a tentativa fracassada da mídia e dos adversários políticos, que pretendiam demonizar o presidenciável Bolsonaro.

Bolsonaro tornou-se bem mais do que o nome do único candidato viável ao governo do socialista Brasil.

 O Capitão tornou-se muito mais do que um oásis na aridez do nosso deserto político. Ele foi transformado em uma referência de valores, como coragem, patriotismo e determinação: um herói de uma causa viva.

 Ele, com sua simplicidade e resiliência, soube cativar o brasileiro. Soube mostrar-lhe o quão estamos fora dos trilhos da civilidade, vivendo na mais absoluta inversão de valores e barbárie.
 
É indescritível a sensação de ver surgir o esboço de um novo Brasil. Uma nação onde a liberdade precisa ser novamente usada como bússola. 
 
Sinto-me extremamente orgulhosa do meu povo. A todos vocês que participaram, participam desta guinada, meu reconhecimento, meu agradecimento. Nada disso seria possível sem o envolvimento de vocês. Nós, todos nós, “bolsonarizamos” o Brasil. 
 
Não há protagonismos. A guerra não está próxima do fim. Somos todos soldados. Soldados a postos para incontáveis batalhas. 

Cidadãos que lutarão até o fim, comandados pelo nosso bravo Capitão. Vejo, novamente, uma tênue esperança brotar, sem messianismo, sem a ilusão da facilidade barata, mas com a certeza de que estamos no caminho certo, e que teremos um pulso firme no leme. 
 
Que Deus nos ajude, ilumine e guie. E um até breve! ❤️
*Cláudia Wild: advogada, formada pela UFMG, de São Gotardo/MG

Nenhum comentário:

Postar um comentário