segunda-feira, 13 de junho de 2011



Panfleto Fred.jpg

Notícias da Audiência Pública Leishmaniose Visceral Minas Gerais

Leishmaniose está em expansão em Minas, afirmam especialistas

Em dez anos, aumentou o índice de transmissão da leishmaniose visceral nos municípios mineiros: em 2000, 46 cidades apresentaram casos e em 2010, quase 200, sendo que as cidades da Região Metropolitana de Belo Horizonte, além de Unaí, Paracatu e Montes Claros são as que têm mais ocorrências de leishmaniose visceral. A notificação dos casos aos órgãos de controle de saúde é obrigatória. Por outro lado, as mortes humanas causadas pela doença em Minas Gerais diminuíram. Em 2010, a taxa foi de 10%, enquanto em 2009 o número chegou a 13%.

Os dados foram apresentados pelo superintendente de Epidemiologia da Secretaria de Estado de Saúde (SES), Francisco Leopoldo Lemos, durante audiência pública da Comissão de Saúde da Assembleia Legislativa de Minas Gerais, na manhã desta quarta-feira (8/6/11). A reunião foi solicitada pelo deputado Fred Costa (PHS), para discutir a prevenção e o controle da leishmaniose em Minas Gerais.

De acordo com a SES, em Minas Gerais, entre 2009 e 2010 foram registrados 1.232 casos e 132 mortes; em 2008, o índice foi de 1.450 casos e 33 mortos. Segundo Francisco Lemos, a Secretaria de Saúde trabalha no mapeamento de áreas de transmissão, delimitadas em alto, moderado e baixo risco, para aplicar inseticidas e melhorar o diagnóstico nos seres humanos. Além disso, há o sacrifício de animais contaminados com o parasita para evitar a reprodução do ciclo de transmissão.

A leishmaniose é uma doença crônica, que se manifesta na pele ou nas vísceras, causada por protozoários flagelados do gênero Leishmania, da família dos Trypanosomatidae. O calazar (leishmaniose visceral) e a úlcera de Bauru (leishmaniose tegumentar americana) são as principais formas da doença.

A forma visceral, mais comum no Brasil, é uma doença parasitária transmitida ao homem e outros hospedeiros por pequenos insetos de cor amarelada, semelhantes às moscas e mosquitos, chamados flebotomíneos. Ela atinge órgãos internos, principalmente fígado, baço, gânglios linfáticos e a medula óssea, e pode levar à morte quando não tratada. Nos humanos, a doença causa febre, emagrecimento, anemia, aumento do fígado e do baço e imunodeficiência. Nos cães, os principais hospedeiros do parasita, os sintomas são anemia, feridas na pele e crescimento exagerado das unhas.

Ações municipais - O secretário-adjunto de Saúde de Belo Horizonte, Fabiano Pimenta, afirmou que 60% das pessoas que morrem por leishmaniose visceral têm outras doenças como complicadores, como o HIV e a tuberculose. Ele salientou a castração gratuita, as campanhas para guarda responsável e as feiras de adoção como ações da Prefeitura municipal para aumentar a proteção de cães. Atualmente, há cerca de 28 mil animais vivendo nas ruas da Capital. Além disso, cerca de 360 profissionais estão envolvidos em aplicações de inseticidas e eutanásia de animais contaminados, conforme diretrizes do Ministério da Saúde. Para o secretário-adjunto, os agentes de saúde também devem ser capacitados para identificar e tratar os sintomas nos seres humanos no início da doença e a população, conscientizada sobre os cuidados com os animais e o descarte correto de resíduos, já que o inseto transmissor se desenvolve em matéria orgânica.

Defensores garantem que sacrifício pode ser evitado

Veterinários e defensores dos animais criticaram as políticas públicas desenvolvidas no Brasil e em Minas para cuidar da leishmaniose. O presidente do Conselho Regional de Veterinária de Minas Gerais, Nivaldo da Silva, afirmou que o assunto não despertava muita atenção do poder público e da mídia porque "antes era uma doença de cães pobres, mas agora se tornou uma doença de cão rico". Ele considerou que não há campanhas educativas governamentais para conscientizar a população e também há muitas dúvidas sobre o motivo da expansão em todo o Brasil. "A metodologia de tratamento deve ser mudada", ressaltou.

A Ordem dos Advogados do Brasil, por meio do núcleo de Meio Ambiente, se manifestou contra os sacrifícios de animais. O representante, Sérgio Cruz, ponderou que o cão "não deve ser visto como uma praga urbana, mas como bioindicador de que algo está errado" e que o extermínio pode ser uma medida barata, mas não é a única para lidar com a leishmaniose.

O professor do curso de Medicina Veterinária da PUC Betim, Vítor Ribeiro, defendeu o uso de vacinas para diminuir o sacrifício de cães e criticou a capacitação de agentes de saúde. Segundo ele, muitos deles afirmam que o produto não funciona. "Isso é um desrespeito ao Ministério da Agricultura, que aprovou a vacina. Por que eles dizem que ela não é boa?", questionou. O professor afirmou que duas vacinas já foram desenvolvidas no Brasil, mas não há divulgação ou ela é colocada em descrédito.

Segundo Vítor, que também é integrante da Associação Nacional de Clínicos Veterinários de Pequenos Animais (Anclivepa), muitos países não exterminam os animais contaminados e a Europa, por exemplo, divulgou, em 2010, uma vacina eficaz para controlar a doença. Além do produto, os colares inseticidas poderiam ser usados para prevenir a transmissão.

Comparação com dengue - O deputado Fred Costa (PHS) reconheceu o esforço do poder público para melhorar o quadro, mas pediu para que sejam desenvolvidas outras ações. Ele citou que a mídia, por exemplo, não dá o mesmo destaque à doença, ao contrário do que ocorre com a dengue, já que há muitas mortes de pessoas e cães. Conforme o superintendente da Secretaria de Estado da Saúde, Francisco Lemos, nos últimos oito anos, 198 morreram em decorrência de dengue e mais de 400 por leishmaniose visceral. O deputado Doutor Wilson Batista (PSL) ponderou que, embora o número de mortes causadas por dengue seja menor nessa comparação, há mais casos da doença causada pelo mosquito Aedes aegypti no Estado.

A comissão vai votar pedido de informações ao Ministério da Saúde, especialmente em relação ao desenvolvimento de vacinas no País. O requerimento é dos deputados Carlos Mosconi (PSDB), Doutor Wilson Batista e Fred Costa.

Presenças - Deputados Carlos Mosconi (PSDB), presidente; Doutor Wilson Batista (PSL); Neider Moreira (PPS); e Fred Costa (PHS). Também participaram o superintendente da ONG Núcleo Fauna de Defesa Animal, Franklin Oliveira, a promotora de Justiça de Defesa de Saúde de Barbacena, Giovanna Araújo Attanásio, e o representante da OAB, Ricardo Assis Alves Dutra.

http://www.almg.gov.br/not/bancodenoticias/Not_845558.asp

Responsável pela informação: Assessoria de Comunicação - www.almg.gov.br

Rua Rodrigues Caldas,30 :: Bairro Santo Agostinho :: CEP 30190 921 :: Belo Horizonte :: MG :: Brasil :: Telefone (31) 2108 7715


"A compaixão pelos animais está intimamente ligada a bondade de caráter, e pode ser seguramente afirmado que quem é cruel com os animais não pode ser um bom homem." (Arthur Schopenhauer)

V FEIRA DE ADOÇÕES-ADOTE UM AMIGO


REPASSEM! A VIDA E O BEM ESTAR DOS ANIMAIS É E DEVE SER A NOSSA PRIORIDADE. VISITE A FEIRA DE ADOÇÃO DE ANIMAIS DO DIA 18 DE JUNHO NO BAIRRO OURO PRETO E "ADOTE UM AMIGO". DIVULGUE PARA OS POSSÍVEIS BONS ADOTANTES QUE VOCÊ CONHECE!


V-feira_de_animais.jpg

PRECISAMOS DE VOLUNTÁRIOS PARA ATUAR NAS FEIRAS DE ADOÇÃO E NA EQUIPE DE PÓS ADOÇÃO. SE VOCÊ TEM DISPONIBILIDADE E PODE AJUDAR, LIGUE PARA O TELEFONE 2535 2517 E FALE COM A FABIANE. SUA CONTRIBUIÇÃO SERÁ DE GRANDE IMPORTÂNCIA PARA OS ANIMAIS E PARA O PROGRAMA "ADOTE UM AMIGO".
V-feira_de_animais.jpg
351K Visualizar Baixar