sábado, 25 de outubro de 2008

Mestre em Ciência Política -da UFMG- analisa e indica melhor opção p/ BH

Aos meus iguais, simples cidadãos, que reflitam se estão mesmo dispostos a trocar o que temos, pelo futuro incerto nas mãos de um aprendiz de populista, que além de prometer o irrealizável, se dá ao luxo de falar errado apenas para querer se parecer com o povo.

Política da Terra Arrasada
por Dimas Antônio de Souza

Quantos falam sobre a provável derrota eleitoral de Márcio Lacerda ou de Aécio/ Pimentel, como dizem? 'Em quem vai votar no segundo turno?' - Ainda não sei, devo anular meu voto, respondem. E começam a falar mal de Márcio, Aécio e de Pimentel. De Márcio Lacerda então, chovem difamações.

Por outro lado, os candidatos Jô Morais e Sérgio Miranda demonstram ainda dúvidas a declararem seu apoio. Pergunto-me, será que algum deles, perante o seu eleitor, omitirá sua posição? Anulará seu voto? O voto nulo dos anarquistas é lícito, eles não disputam as eleições. Mas, para quem disputou com outros projetos de poder no jogo democrático, o voto nulo apresenta-se como messianismo. Eu sou o caminho. Ou, como ditatorialismo: ou sou eu, ou mais ninguém.

Todo demagogo toca fundo com as suas palavras o coração das pessoas. Pressenti o problema quando, ao assistir o programa eleitoral gratuito, ouvi Leonardo Quintão dizer mais ou menos assim. Ô gente, tem obra por toda a cidade. Eu aplaudo, mas, cá pra nós, cê tá feliz? Ora, prometer a felicidade é demais. Esta, nem ele nem ninguém pode nos dar. E o mal-estar na civilização? Será que vai acabar, se o mesmo vencer? O Leonardo Quintão, ou Leonardo, ou apenas, Léo, como queiram, irá satisfazer todos os nossos desejos? Perguntem para ele e possivelmente ouvirão: É simples, e dá pra fazer!

O toque demagógico principal foi neste momento, onde se prometeu a felicidade. O seguinte, contou com algo mais palpável. A aprovação, por parte da população ao projeto político que chegou ao poder na cidade, desde que Patrus Ananias elegeu-se prefeito. A verdade é que a partir daquele momento, com todas as falhas comuns a nós humanos, a cidade passou a ser pensada por uma coligação partidária que tinha como propósito a ampliação da cidadania em seus vários sentidos. Assim, do ponto de vista do eleitor, a grande maioria parece estar satisfeita com o governo Pimentel, até mesmo o candidato da oposição votaria no atual prefeito. Ou seja, ele não é oposição, vai dar continuidade a tudo, então, por que mudar?

Observe que Quintão não promete mudar nada e que sua campanha chegou ao ápice quando as pessoas passaram a acreditar que ele iria continuar com todas as obras. Ora, então o povo não quer mudar, o povo quer continuar. E por que votaram contra quem de fato vai continuar?

Digo de fato porque, na coligação partidária de Márcio estão os principais partidos que elaboraram o projeto que vem administrando a nossa cidade. Em outras palavras, grande parte das pessoas envolvidas em sua consecução, permanecerá. Uma possível vitória de Quintão colocaria muita coisa boa a perder, pois, ao trocarem as pessoas e as ideologias, perdem-se o sentido original, os motivos primordiais e os paradigmas que orientaram os projetos. Sabemos bem a diferença entre 'cuidar de gente' e de 'usar de gente' e como os recursos públicos podem, em nome da ideologia de 'cuidar de gente', transformarem- se em meios de usar da gente.

Está tudo às mil maravilhas em Belo Horizonte ? Não. Nos últimos anos a truculência, em nome de razões de Estado ou em função de motivos pessoais, foi substituindo gradativamente o diálogo, a inspiração democrática da idéia original, muito bem apontado pela candidata Jô Morais. Tal truculência pode ser observada quando se verifica a forma pela qual a Prefeitura agiu com a Escola de Samba Cidade Jardim, quando, em nome de alegados interesses públicos, desalojou, à força, a escola que estava no local há mais de trinta anos. E, por objetivos pessoais, quando impôs a todo o partido uma aliança com o governador.

O erro do prefeito e de muitos dos seus secretários que, por vezes se enganam e acham que estão mandando na cidade, ficou visível. Quanto ao candidato Márcio Lacerda, parece que 'estão' pintando um retrato distorcido a seu respeito. Poucos o conhecem, mas muito se sabe desse espírito difamatório e denuncista que sempre ronda na política. Pergunta-se ao ministro Patrus: -por acaso Lacerda, ou o próprio Aécio, são piores que Newton Cardoso? Este último foi apoiado pelo PT como candidato ao senado nas últimas eleições.
A decisão das eleições em Belo Horizonte está nas mãos dos militantes do PT e do PC do B. Aos militantes do PT, é bom lembrar que em política, como na vida, às vezes é melhor perder os anéis que perder os dedos. Se o Márcio não é o candidato que os petistas queriam, com ele o projeto inaugurado pelo próprio PT, mesmo que um pouco mais desvirtuado, ainda tem chances de continuar. A própria presença do partido na coligação é a garantia.

Ao Sérgio Miranda, à Jô e aos militantes do PC do B, que também têm responsabilidades pelo projeto que governa a cidade, sugiro que se lembrem de que o governo é um cabo de guerra e que a tarefa coerente deverá ser puxá-lo à esquerda. Seria então o momento de, com críticas e força eleitoral, voltarem à coligação. Aos meus iguais, simples cidadãos, que reflitam se estão mesmo dispostos a trocar o que temos, pelo futuro incerto nas mãos de um aprendiz de populista, que além de prometer o irrealizável, se dá ao luxo de falar errado apenas para querer se parecer com o povo.

Ou debochar de nós.

Dimas Antônio de Souza é mestre em Ciência Política pela UFMG, professor de Ciência Política da PUC-MG e autor do livro 'O mito Político no Teatro Anarquista Brasileiro'.


--
Os atuais meios de produção e de consumo precipitaram a humanidade na direção de um impasse civilizatório, onde a maximização dos lucros tem justificado o uso insustentável dos mananciais de água doce, a desertificação do solo, o aquecimento global, a monumental produção de lixo, entre outros efeitos colaterais de um modelo de desenvolvimento "ecologicamente predatório, socialmente perverso e
politicamente injusto". ANDRÉ TRIGUEIRO
http://www.ieja.org/portugues/p_index.htm

"Protetor é aquela pessoa que não transfere
e nem foge à responsabilidade que sua consciência lhe cobra.
Se você não faz parte da solução, então é parte do problema."
(autor desconhecido)




URGENTE informações AUDIÊNCIA 04 nov-Brasília

Prezados ativistas-protetores e simpatizantes da Causa Animal, como vêem,abaixo, haverá uma audiência em Brasília, para votação do Projeto de Lei Federal de nº 7.291/06 que tramita na Comissão de Educação e Cultura pedindo a extinção do trabalho dos animais de circos. O lobby dos proprietários de circos é grande. Ativistas de todo o Brasil, esperamos que também estejam lá, lutando. Em Belo Horizonte, iniciamos essa mobilização, orientados por Marina Cobucci, de Brasília. Ana Paula Rocha,nossa amiga que ficou como 2ª suplente, com seu trânsito tanto aqui na Câmara, como em Brasília, já está fazendo contatos com os Deputados tanto Estaduais quanto Federais. Ela irá conosco, usando sua influência e conhecimentos. Pelos nossos cálculos políticos, Ana Paula poderá ocupar a vereança, caso Márcio Lacerda seja eleito.
Geralmente os vereadores mais votados são chamados para presidir as diversas secretarias.Torcendo para que isso aconteça, ela, certamente, preencherá a vaga que ficar.
Aproveito a oportunidade, para agradecer a todos que votaram em Ana Paula, no primeiro turno e peço o voto para Márcio Lacerda e consequentemente, estaremos ajudando àquela que demonstrou interesse em nos ajudar e o tem feito antes e agora: Ana Paula Rocha. Não podemos esquecer,que a luta da Causa Animal é antiga e que todos os avanços foram proporcionados pela atual gestão.Como os animais, eu sou fiel a quem me dá a mão. Não sabemos o que está por vir. Por que mexer em time que está ganhando? Se em dois anos, conseguimos o que já enumeramos e repassamos para vocês, queremos agora, tirar do papel, o nosso Hospital Veterinário, Público e Gratuito e farmácias a preços populares junto aos Centros de Castrações.
Quanto sofrimento diminuiremos, tanto dos animais quanto dos que com eles convivem.
Pensem bem,amigos, não podemos perder esta chance.
Se você concorda comigo, repasse esse email. Continuaremos informando sobre Brasília e esperamos sua participação e adesão. Abraços
Prezada Marina / PRO ANIMA

solicitamos-lhe informações sobre a Audiência Pública, acerca do PL 7291/08 que trata da proibição dos animais em circos:
  1. dia / horário e duração prevista / local Dia 04 de nov, terça-feira, às 10h na Câmara dos Deputados (não sabemos em que sala ainda). A duração é sempre uma caixinha de surpresas, não há horário limite para se terminar uma audiência pública. Pela minha experiência, creio que haverá pausa para almoço e continuará durante a tarde.
  2. quais as ONG's e quantos ativistas previstos para participarem ? Não sabemos. Aqui em Brasília temos cinco entidades (WSPA, ProAnima, Grupo Madu, núcleo da SVB Anna Kingsford e Núcleo de estudos vegetarianos de Brasília) envolvidas na organização da nossa participação no dia da audiência. No entanto, virão pessoas de entidades do Brasil afora, inclusive excursões. Estou programando para esta semana ainda ou começo da semana que vem uma chamada via email para diversas entidades, pedindo retorno sobre quem virá.
  3. estão programando alguma mobilização para conscientizar / sensibilizar os parlamentares ? O lobby já está feito há consideravelmente muito tempo pela consultora da WSPA (e voluntária da ProAnima) que trabalha aqui em Brasília. No entanto, provavelmente amanhã eu e ela começaremos o trabalho de intensificação do lobby, vamos aos gabinetes levar dois novos folhetos sobre animais em circos produzidos pelo GAP (Great Ape Project) e tentaremos levar também a carta de apoio da OAB federal à aprovação do PL (conseguimos este importante apoio, mas a carta ainda não está pronta). Além disso, estamos criando algo que nos identifique como "a favor dos animais" no dia da audiência (vamos mandar fazer adesivos para colar no peito e combinar de todos virem com uma mesma cor de roupa) e estamos organizando uma performance artística-circense em frente ao Congresso no mesmo momento da audiência (para atrair a mídia).
  4. quais os parlamentares previstos a participarem ? Os deputados da Comissão de Educação e Cultura e os integrantes da mesa (que não são deputados, são pessoas a favor ou contra o uso de animais em circos). Esta lista será passada para mim por esta consultora da WSPA em breve, e será divulgada nesta chamada por email que farei, para que as pessoas possam enviar emails pedindo para que eles votem pela aprovação do PL.
  5. está havendo mobilização nos Estados ? quantos e quais Estados previstos a participarem ? Sim, com certeza está havendo mobilização, mas ainda não sabemos quantos, como eu disse acima.
  6. há disponibilidade de hospedagem aos ativistas que viajarem para participar da referida Audiência ? Gentileza citar onde, se houver, pois estamos pensando em comparecer. Vou fazer uma chamada entre as entidades de Brasília para pedir hospedagem solidária (na casa dos voluntários) para os ativistas que virão de outras cidades, portanto ainda não sei quantas vagas teremos. Mas já posso garantir que aqui em casa tenho possibilidade de hospedar 2 pessoas e uma colega se disponibilizou para hospedar 4 pessoas. Portanto, se vcs forem 6 ou menos, já podem ficar com estas vagas =) Se tiverem interesse, por favor, me ligue e combinamos (61) 35773364 e 95537731.
  7. como podemos colaborar na conscientização e mobilização das pessoas ? No momento, é enviar emails para os parlamentares e até ligar para os gabinetes, manifestando posição favorável ao PL e pedindo que eles façam o mesmo (para isto, vc pode aguardar a chamada que farei por email, com a lista dos deputados, ou já procurar os endereços na internet). Também é interessante tentar colocar o assunto na mídia local e nacional. Também é importante divulgar e repassar esta chamada (convocação) que farei.

Aguardamos resposta breve, para providenciarmos passagens e outros afins.

Abraços, Graça Leal Ladeira / BH

Prefeitura entrega à população mais dois Centros de Esterilização de Cães e Gatos

Dia 23/10/08 foi um dia de muita emoção para todos nós que amamos os animais.
O Secretário Municipal de Saúde Dr. Helvécio Miranda inaugurou 2 Centros de Esterilização, conforme matéria que segue, abaixo.E mais, por pedido de nossa Comissão, assinou portaria, que não se mate mais animais saudáveis, na cidade de BH, antecipando um dos itens que constam no Novo Código de Zoonoses e que tão cedo não seria votado. Somente aqueles animais que apresentarem sintomas de doenças que podem colocar, em risco, a populaçã, doravante serão eutanasiados.
Mais uma parceria da Comissão Interinstitucional da Saùde Humana na sua Relacão com os Animais e Secretaria Municipal de Saùde.
Agradecemos a todos os integrantes da Secretaria Municipal de Saùde, ao Secretario de Saúde e a atual gestão da PMBH e nossos amigos da Comissào.
Breve postaremos as fotos relativas ao evento.
Este é um momento histórico para a Causa Animal e uma resposta àqueles que fizeram campanha política alegando que iriam:
  • Implantar a castração em massa de cães e gatos da comunidade carente como método oficial de controle populacional, o que infelizmente não existe hoje.
  • Estabelecer um Programa Permanente de Educação sobre a Guarda Responsável de Animais Domésticos, o que também não existe.
Nós mostramos que existe e que foi trabalho de nossa Comissão que prefere trabalhar, silenciosamente, favorecendo às vezes,oportunismos de quem nada fez e agora quer levar os méritos.
Convidamos a todos a nos conhecerem e participarem de nossas reuniões, toda primeira segunda-feira de cada mês, na Secretaria Municipal de Saúde, Av. Afonso Pena, 2336.
Divulguem para todos. Abraços
Prefeitura entrega à população mais dois Centros de Esterilização de Cães e Gatos

Os moradores de Belo Horizonte contam com mais dois Centros para esterilização de pequenos animais. Na região Noroeste da capital, a Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, entrega à população a nova unidade, com capacidade para realizar 530 cirurgias por mês. A solenidade acontecerá nesta quinta-feira, com a presença do Secretário Municipal de Saúde Helvécio Miranda Magalhães Júnior que assinará a portaria que regulamenta a eutanásia de cães e gatos apreendidos no Centro de Controle de Zoonoses. A eutanásia só será permitida nos casos em que seja comprovada por parecer de médico veterinário, a impossibilidade destes permanecerem no convívio social. Nestes casos, a eutanásia será feita após sedação, sem sofrimento algum para o animal.Na mesma ocasião será apresentada a população a Unidade Móvel de Castração, que servirá de suporte para os Centros de Esterilização.

Logo depois, o Secretário vai entregar mais um Centro de Esterilização de Cães e Gatos. Desta vez, na região Oeste. A unidade também é equipada para realizar 530 cirurgias por mês. Ao todo foram investidos 300 mil reais nas duas obras.

Os Centros de Esterilização vão contar com dois veterinários, três agentes de combate às endemias e três auxiliares. As unidades vão atender a animais de toda a cidade, mas o cadastro deve ser feito no CCZ (Centro de Controle de Zoonoses), pelo telefone 3277-7411-3277 7413

A construção dos dois novos Centros faz parte de uma política ampla de controle populacional de cães e gatos promovida pela Prefeitura em parceria com o Conselho Municipal de Saúde. Os projetos foram discutidos na Comissão Interinstitucional de Saúde Humana e sua Relação com os Animais, que é composta por representantes da Secretaria de Saúde e de ONG´s de proteção animal. A gerente de Zoonoses da Prefeitura, Silvana Tecles Brandão, destaca a importância desta parceria. "Esse trabalho em conjunto da Prefeitura com as ONG´s é importante porque mostra que todos os setores estão preocupados com a super população de cães e gatos na cidade e com o risco que isso representa para a saúde humana".

Esterilização

A esterilização, cirurgia que impede definitivamente a procriação e ocorrência do cio é efetuada pelo Médico Veterinário. O procedimento é realizado sob anestesia geral, não trazendo nenhum sofrimento para o animal. Tanto as fêmeas quanto os machos a partir de 4 meses de idade podem ser submetidos à cirurgia. O número de cirurgias de esterilização vem crescendo muito ao longo dos anos. Em 2005 foram realizadas 293 procedimentos, em 2007 esse número chegou a 981 e este ano até outubro o Centro de Controle de Zoonoses já realizou 2.633 cirurgias.

Segundo a médica veterinária da Prefeitura, Ingrid Mattos de Chiarelli Xavier, a esterilização reduz a quantidade de crias indesejadas, o abandono de cães e a transmissão de doenças. "Os cães e gatos que vivem nas ruas estão mais sujeitos a doenças que podem inclusive contaminar o homem", explica.

Entrega do Centro de Esterilização de Cães e Gatos – Noroeste

Hora: 14h30

Endereço: rua Antônio Peixoto Guimarães, 33, bairro Caiçara

Entrega do Centro de Esterilização de Cães e Gatos – Oeste

Hora: 15h30

Endereço: rua Alexandre Siqueira, 375, bairro Salgado Filho.

Gerência de Comunicação Social
Secretaria Municipal de Saúde de Belo Horizonte
Contatos: (31) 3277-7756 / 7821 (fax) /

gcso@pbh.gov.br