quinta-feira, 20 de agosto de 2009

Concurso "Eu sou a Natureza"


Caros(as) amigos(as),sobre o concurso,

gostaria de esclarecer o seguinte: o concurso EU SOU A NATUREZA é destinado à comunidade escolar
da rede municipal de Belo Horizonte (v. regulamento a seguir) e está vinculado às lâminas que serão patrocinadas
pela BHTRANS. Se algum ativista ou protetor estiver ligado a essa rede, deve declarar sua filiação, ao se inscrever.

Caso não esteja vinculado à rede, o protetor ou ativista pode enviar o texto assim mesmo, pois vamos fazer outros
milhares de lâminas patrocinadas por outras empresas (Copasa, Lápis Raro, AEC, Semper), onde poderemos
divulgar os textos dos protetores e ativistas.

Além disso, em cada lote de lâminas (patrocinadas por diferentes empresas), poderá haver falta de textos e
teremos necessidade de complementar com os textos do concurso (o que está previsto no
regulamento, itens 3.5 e 3.6) ou com quaisquer outros textos, inclusive os dos ativistas e protetores.

O mais importante é que haja: a) um debate e uma produção de textos sobre o cuidado com as outras formas
de vida (animais não-humanos e vegetais); b) uma produção de bons textos LITERÁRIOS sobre esses temas;
c) a divulgação ampla desses textos no âmbito da população de Belo Horizonte e do interior, pois pelos ônibus
da capital transitam milhares de usuários de outras cidades de Minas.

Contamos com a participação de todos! Abraços de Antonieta

Companheiros Ativistas/ambientalistas,

Estamos esperando os relatos de suas experiências.Assim estaremos divulgando/sensibilizando/alcançando maior número de pessoas.

Não basta só a compaixão é preciso ação!


Concurso "Eu sou a natureza" http://www.letras.ufmg.br/atelaeotexto/concurso_literario.html

REGULAMENTO

1. Objetivos
1.1. O presente regulamento tem o objetivo de estabelecer as normas de inscrição, seleção e premiaçãoo de textos literários que deverão participar do Concurso "Eu sou a natureza" e divulgados pelo Projeto Leitura para todos, nos ônibus de Belo Horizonte.
1.2. Os objetivos do Concurso "Eu sou a natureza" são:
1.2.1. estimular uma reflexão artística e crítica sobre as relações entre os homens e os demais seres vivos, especialmente no que se refere aos cuidados com os outros animais e os vegetais;
1.2.2. estimular a leitura e a produção de textos literários por parte de estudantes, professores, bibliotecários, auxiliares de biblioteca, funcionários e pais da rede municipal de ensino;
1.2.3. valorizar o trabalho de leitura e pesquisa nas bibliotecas escolares da rede municipal de ensino;
1.2.4. contribuir para o desenvolvimento da consciência ecológica dos participantes e da população em geral.

2. Organização:
2.1. O Concurso "Eu sou a natureza" organizado pelos seguintes parceiros: a) Programa A tela e o texto; b) Programa de Bibliotecas/Secretaria Municipal de Educação; c) Empresa de Transportes e Trânsito de Belo Horizonte (BHTRANS); d) Secretaria Municipal de Saúde; e) Secretaria Municipal de Meio Ambiente.

3. Condições de participação
3.1. Poderao ser inscritos textos literários dos gêneros conto, crônica, causo e poema.
3.2. As inscrições serao feitas pelos próprios autores ou por seus pais e educadores.
3.3. Cada participante poderá inscrever no máximo 2 (dois) textos literários.
3.4. A inscrição é gratuita.
3.5. Os textos enviados para a seleção passarão a fazer parte dos acervos do Programa A tela e o texto e do Programa de Bibliotecas/SMED, para publição nas lâminas do Projeto Leitura para todos ou em livros de baixo custo, sem que isso represente quaisquer ônus relativos a direitos autorais.

3.6. Os textos inscritos poderão ser divulgados e debatidos em cursos, oficinas e outros eventos pedagógicos organizados ou apoiados pelo Programa A tela e o texto e pelo Programa de Bibliotecas/SMED, sem que isso represente quaisquer ônus relativos a direitos autorais.

4. Inscrição
4.1. A ficha de inscrição encontra-se no site www.letras.ufmg.br/atelaeotexto e, para o público da SMED, também no site da intranet http://intranet.educacao.pbh, no período de 20 de julho a 20 de setembro de 2009.
4.2. A ficha de inscrição deverá ser totalmente preenchida com os dados do(a) autor(a) e com o texto literário.
4.3. A ficha de inscrição poderá ser enviada para telatexto@gmail.com (contendo em "assunto" a expressão Concurso "Eu sou a natureza"), ou para um dos endereços postais a seguir:
- PROGRAMA A TELA E O TEXTO - R. Frei Leopoldo, 39, sala 18, Bairro Ouro Preto, Belo Horizonte, MG, CEP: 31.310.180;
- COORDENAÇÃO DO PROGRAMA DE BIBLIOTECAS/SMED - R. Carangola, 288, 8º. Andar, sala 827, Bairro Santo Antônio, CEP: 30.330-420.
4.4. No caso de envio pelos correios, a data carimbada pela agência deve registrar que a postagem foi feita, no máximo, em 20 de setembro de 2009.
4.5. O proponente de cada obra será responsável por todas as despesas de envio do material de inscrição.
4.6. A organização do Concurso não se responsabiliza por devoluções, extravios, impostos ou quaisquer outras despesas relativas à inscrição.
4.7. A inscrição somente será efetivada após o recebimento da ficha completa tal como especificada no item 4.2 deste regulamento.
4.8. O não-cumprimento das normas deste regulamento causará a desclassificação do inscrito.

5. Seleção
5.1. Os textos serão selecionados por uma comissão composta por membros do Programa A tela e o texto e da Coordenação do Programa de Bibliotecas/SMED. As decisões da comissão serão irrecorríveis, soberanas e finais.
5.2. Serão selecionadas obras de todos os gêneros indicados no item 3.1. deste regulamento.
5.3. O resultado da seleção dos textos a serem publicados nas lâminas será divulgado no site www.letras.ufmg.br/atelaeotexto e, para o público da SMED, também no site da intranet http://intranet.educacao.pbh, a partir do dia 10 de outubro de 2009.
5.4. Os textos selecionados receberão um Certificado de Participação no Concurso "Eu sou a natureza"

6. Premiação
6.1. Os textos selecionados terão como prêmio sua publicação no projeto Leitura para todos que atende a frota de ônibus de Belo Horizonte.

7. Disposições finais
7.1. A inscrição no Concurso "Eu sou a natureza" implica a aceitação de todos os itens deste regulamento.
7.2. Neste concurso, é vedada a participação de texto cujo(a) autor(a) seja membro da comissão de seleção definida no item 5.1. deste regulamento.
7.3. Os casos omissos serão decididos pelos organizadores do Concurso.

Belo Horizonte, 12 de julho de 2009.

Acesse a FICHA DE INSCRIÇÃO aqui.

Companheiros ativistas e simpatizantes,

As histórias a serem escritas já estão prontas na nossa cabeça. Contem a história de um animal que vc teve ou cuidou. Cada um de nós teve uma experiência.
Não precisa ser texto erudito. Se nós que somos comprometidos com a Causa por mil motivos,não temos disponibilidade, quem se disponibilizará?Não é o que sempre estamos almejando? Que as pessoas não maltratem NATUREZA/ ANIMAIS?

Reitero que não podemos deixar de participar, massivamente, como protetores. É uma oportunidade imperdível de conscientização sobre nossas experiências/vivências no nosso dia-a-dia.

Acabei de ler, na CARTA CAPITAL, O CONTADOR DE HISTÓRIAS- a história de um PM que realiza um trabalho maravilhoso, nos hospitais de São Paulo, embalado nas histórias de sua própria vida e das que sua mãe contava.Ele termina sua história dizendo assim:

As palavras
quando contam
são histórias
quando lidas
são idéias
quando ficam
são memórias

Como Profª de Português me coloco à disposição para fazer as correções no seu texto, caso vcs queiram. É só me mandar, via email. O importante é sua históra, e não a forma como você escreve.
Gostaria que todos participassem, sem medo. Nós fazemos tudo que podemos pelos animais, façamos mais este esforço. Eles agradecem!

Abraços,

Graça Leal

segunda-feira, 17 de agosto de 2009

Animais na TV – Saiba o que fazer quando assistir situações abusivas contra animais na TV

Junho de 2009
Animais na TV – Parte 1
Série de reportagens traz reflexão sobre o impacto do aparecimento de bichos na telinha


Assistir TV pode ser um momento de real prazer, entretenimento e até educação. Documentários com aspectos curiosos do mundo animal e da natureza estão entre as melhores opções. O quadro, porém, pode se inverter quando os bichos assumem papéis de coadjuvantes em comerciais, novelas, seriados ou programas de auditório. De gosto duvidoso e até perturbadoras, as imagens levantam questionamentos que remetem, entre outros, ao impacto das cenas em nossos filhos.

A ARCA Brasil há alguns anos vem questionando a exibição leviana e comercial dos animais pela mídia, em especial os silvestres. Um dos efeitos colaterais pode ser o estímulo ao consumo desses bichos, alimentando o comercio ilegal e o tráfico. Essa questão é tão importante, que no ultimo dia 02 de abril o IBAMA realizou o Workshop “Como os meio de comunicação podem colaborar para a proteção da fauna”, um alerta aos comunicadores sobre a urgência de rever posturas e apetites.

Olhar atento
“A Ana Maria Braga está com um papagaio no programa dela. Ah, mas não é um boneco? Não, agora é de verdade.” Louro José ganhou uma “filha” de carne e osso. Batizada de Lola pela audiência, a ave – presente de um criador comercial – contracenou com a apresentadora em algumas edições do seu programa durante o mês de maio.

Já na novela “Caras e Bocas”, exibida no horário das 19h20 pela Rede Globo, quem contracena com os atores é um chimpanzé, cuja habilidade como pintor de quadros é explorada por um dos personagens que mantém o bicho e confinamento para tirar vantagem dele. Apresentando comportamentos não naturais à sua espécie e pretensamente integrado a uma família de humanos, nosso mais próximo parente na natureza parece estranhar quando seus relativos se espantam diante de suas habilidades.
Nos programas “Bom Dia e Cia” e “Sábado Animado” do SBT, coelhos, ratos e porquinhos-da-índia participam de “brincadeiras” onde crianças por telefone apostam em corridas e outras competições. Eventualmente os apresentadores gritam ou empurram os bichos como estímulo, tudo no melhor espírito esportivo.

A publicidade também tem um apetite voraz na hora de utilizar animais para vender seus produtos. Um exemplo é a campanhas dos serviços de internet da Globo.com. Realizados pela agência W/Brasil, são mais de dez comerciais protagonizados por um bicho preguiça fazendo o papel de um humano preguiçoso. Já uma campanha da Bros.co para um serviço de venda pela internet, utiliza – de forma bastante questionável – pássaros da fauna silvestre brasileira.

“Além de deseducativas e de mau-gosto, estas exibições criam uma visão de que o bicho é algo distante, mas que até pode ser transformado em mascote, nunca como um ser vivo, com necessidades próprias, que deve ser valorizado e do qual depende o futuro do planeta”, explica Marco Ciampi, presidente da ARCA Brasil. Ele lembra que em caso de maus-tratos a exibição passa a configurar crime, e ainda que o maior perigo está na exposição de animais silvestres.

Se você assistiu alguma cena questionável, em algum aspecto, com animais na televisão, escreva seu relato para a ARCA, contando como foi a exibição, em qual canal ocorreu e seus comentários a respeito... E não perca a próxima edição do Notícias da ARCA! Revelaremos como amenizar e prevenir os possíveis efeitos negativos dessas programações e porque o IBAMA continua deixando este tipo de exibição acontecer.

Fonte: Arca Brasil
http://www.arcabrasil.org.br/noticias/0906_ibama.html

Julho de 2009
Animais na TV – Parte 2
Saiba o que fazer quando assistir situações abusivas contra animais na TV e entenda a flexível postura do IBAMA neste assunto


A última edição do Notícias da ARCA abordou a polêmica sobre a utilização de animais em propagandas e programas da TV (confira). Agora você saberá como pode agir e qual é o papel do IBAMA neste contexto.

Estimativas otimistas apontam que o IBAMA consegue coibir apenas 10% do tráfico de animais silvestres no país. Ao mesmo tempo, por falhas nas leis, não se consegue manter os contraventores presos. O papagaio que fez um “bico” no programa “Mais Você” da Ana Maria Braga custa em torno de R$ 2.500,00, enquanto a mesmoa ave, de origem ilegal, custa dez vezes menos embora com muitas mortes a mais (para cada ave vendida, nove morrem durante o tráfico).

Segundo Airton De Grandes, assessor de comunicação do IBAMA e um dos organizadores do Workshop “Como os meio de comunicação podem colaborar para a proteção da fauna”, cada vez que um programa exibe animais silvestres reforçando características como “adequado para a companhia humana”, o órgão recebe uma infinidade de ligações perguntando como adquirir um bicho daqueles. “Se de fato comprarão um animal do tráfico, não posso afirmar, mas que esses programas aumentam o desejo de consumo de animais silvestres é inquestionável”, afirma o jornalista.

Para Luís Mauro de Sá Carneiro, sociólogo e professor de comunicação comparada da Faculdade Cásper Líbero, o papel dos pais é fundamental. “Uma criança que vê um animal silvestre no programa da Eliana pode pedir um bicho desses aos pais? Pode. Assim como roupas, doces e brinquedos. Talvez se eles responderem ‘não, filho, animais silvestres não são para ter em casa’, a questão esteja resolvida sem precisar mexer na TV”, ele analisa.

Papel do IBAMA
Nilde Lago Pinheiro, geógrafa e ex-superintendente do Ibama de São Paulo no início dos anos 1990, afirma que houve um retrocesso na atuação do órgão: “Hoje há uma maior liberalidade do Ibama sobre a aparição de animais na mídia, sejam eles exóticos ou de fauna brasileira”, comenta ela sobre os critérios do órgão para esses tipos de gravações.

“Na minha gestão, considerava-se maus-tratos qualquer ação que obrigasse o animal a ter comportamentos não naturais para sua espécie. Hoje temos aquele chimpanzé extremamente humanizado da novela”, compara ela. Para Nilde, a definição de maus-tratos na lei é pouco específica, tornando-se uma questão de interpretação pessoal.

A falta de precisão das leis também é apontada por Julio Isnard, publicitário e diretor da ARCA Brasil: “Nós temos leis rigorosas em relação à propaganda para crianças e de bebidas. As regras para os animais poderiam ser mais específicas e completas”. Para Denis Donaire Junior, advogado e membro da Comissão de Meio Ambiente da OAB, essa definição pode ser complexa: “Tipificar maus-tratos envolve componentes regionais que dependem do entendimento coletivo”. No entanto ele concorda que poderia haver uma punição para o ato de passar comportamentos não naturais aos animais silvestres.

Militância de resultados
A atuação de Nilde também foi marcada pelo veto a emissoras e produtoras de comerciais que pretendiam exibir animais. “Pressionávamos o Conar e como superintendente eu não autorizava. Geralmente quando algum bicho aparecia é porque a decisão tinha passado direto por Brasília.” Um dos casos mais notórios foi de uma propaganda do Chiclete Adams que utilizava chimpanzés legalizados, com custos avaliados em 1 milhão e que nunca foi ao ar.

No mesmo período, foi notória a atuação de alguns setores da proteção animal, como o Grupo Tucuxi, liderado pelo químico e professor Márcio Antonio Augelli, que também participou do episódio da Adams. Nessa época moveram ações contra os apresentadores Sílvio Santos, Gugu Liberato e Renato Aragão, e a própria Rede Globo (pela abertura da novela Mico Preto), entre outros, conseguindo impedir aparições de animais em condições degradantes. “Naquela época, ainda podíamos contar com a sensibilidade de pessoas como Cleide Cais (ex-Procuradora Chefe da República em São Paulo) e a Nilde. Hoje em dia eles deixam passar tudo.”, protesta Augelli.

O químico vai mais longe e desafia qualquer técnico do Ibama a provar que não é proibido exibir um animal silvestre fora do seu contexto natural com fins comerciais. De acordo com o químico, as leis não facilitam as contravenções e sim a postura do poder público. “Não há interesse do Ministério Público em acatar denúncias sobre a fauna em todos os sentidos e o Ibama é corrupto”, justifica.

Fonte: ARCA Brasil

H1N1 - Previna-se

Sem querer ser alarmista, mas é bom se cuidar.

Homeopatia, prevenção:
Aviarium 200 CH 30 ml
Influenzinum 200 CH 30 ml
em Álcool a 20%

Posologia:
Adultos:10 gts na boca 1x por semana, alternando uma e outra a cada semana
Crianças: 5 gts com água na colher

Rywah


É DE INTERESSE DE TODOS, Informações vindas de alguém do Hospital da Clínicas (recebido por e-mail, autor desconhecido)

Sem querer apavorar, já avisando. Uma de nossas pesquisadoras é chefe de infectologia do HC e está responsável pelos pacientes com a gripe. Até hoje, de todos internados na UTI do HC com a doença, nenhum resistiu. Eles não estão conseguindo internar as pessoas porque só há 15 vagas na UTI do HC e há mais de 800 testes que ainda não correram.

Ela alertou a todos no instituto que após a infecção, a medicação só faz efeito se tomada em até 48 horas. Na prática o que está ocorrendo é medicar todo mundo suspeito, sem resultado de teste.

Com certeza não está sendo divulgada a dimensão correta da doença e a previsão é que o pico do surto ocorra em agosto. Vale lembrar que o principal sintoma de alerta é a febre (mais os sintomas comuns de gripe). Se algumas estimativas mais pessimistas se confirmarem, estima-se que cada pessoa irá conhecer 10 outras que morreram de influenza A (!)
Pesquisem, leiam os informes da OMS e avisem quem puderem.

O HC hoje tem fechado 3 andares para atendimento de SUS para pacientes com suspeita ou casos confirmados de gripe A! Estao ocupando hoje 16 leitos e tem 6 pacientes em UTI!Estamos em nível 6 mundialmente (numa escala que vai do 1 ao 6)o que significa Pandemia! A última doença que atingiu essa escala foi a gripe espanhola em 1918, que m atou 50 milhões de pessoas apenas na Europa em 2 anos de transmissão!! (mais do que Hitler na segunda guerra mundial!!!)

Em Curitiba o índice de transmissibilidade da doença é nivel 2 (numa escala de 1 a 3).Nível dois é também conhecido como transmissibilidade sustentada!Ou seja, a transmissão é pega não por contato com pessoas sabidamente comsintomas ou que tenham viajado!
Quadro epidemiológico não é mais válido!As pessoas estão adquirindo a doença em ônibus, escolas,panificadoras, shoppings e demais locais públicos.Existe uma informação que essa semana ou semana que vem será declarada nível 3 de transmissibilidade. que seria considerado o pico de casos na cidade de Curitiba!
Caso isso ocorra será declarado estado de calamidade pública e todos terão que ficar em casa,shoppings fechados, supermercados, escolas, ônibus, por pelo menos 1 a 2 semanas!
Só funcionariam serviços médicos e de emergência! Serviços médicos eletivos seriam fechados! Não adianta achar que é uma gripinha! (falaram o mesmo em 1918 nos primeiros dois meses da doença... e após isso 50 milhõees morreram em menos de 2 anos!)

Segue . . .
RECEITA BÁSICA PARA ESTAR MAIS SAUDÁVEL E RESITENTE A GRIPES

É sempre bom prevenir...
A pedido de um amigo de pesquisas no tempo do nosso saudoso e querido Corsini, do qual fui amigo (nos anos 70) e discípulo no começo dos anos 80 em Imunologia e Genética (Unicamp), vou repassar a todos a maneira mais correta e saudável de enfrentar essa Influenza A (erroneamente chamada de gripe suína).

O melhor que vc pode fazer é reforçar o seu sistema imunológico através de uma alimentação correta e saudável, no sentido de manipular sua imunidade, preparando suas células brancas do sangue (neutrófilos) e os linfócitos (células T) as células B e células matadoras naturais.

Essas células B produzem anticorpos importantes que correm para destruir os invasores estranhos, como vírus, bactérias e células de tumores.As células T controlam inúmeras atividades imunólogicas e produzem duas substâncias químicas chamadas Interferon e Interleucina,essenciais ao combate de infecções e de tumores.

Bem vamos ao que interessa, ou seja quais alimentos são importantes (estimulam a ação do sistema imunológico e potencializam seu; funcionamento) .Antes de mais nada, tome pelo menos um litro e meio de água por dia,pois os vírus vivem melhor em ambientes secos e manter suas vias aéreas úmidas desestimulam os vírus. Não a tome gelada, sempre preferindo água natural e de preferência água mineral de boa qualidade.Não tome leite, principalmente se estiver resfriado ou com sinusite,pois produz muito muco e dificulta a cura.

Use e abuse do Iogurte natural, um excelente alimento do sistema imunológico.
Coloque bastante cebola na sua alimentação. Use e abuse do alho que é excelente para o seu sistema imunológico. Coloque na sua alimentação alimentos ricos em caroteno (cenoura,damasco seco, beterraba, batata doce cozida, espinafre cru, couve) e alimentos ricos em zinco (fígado de boi e semente de abóbora).

Faça uma dieta vegetariana (veg etais e frutas).
Coloque na sua alimentação salmão, bacalhau e sardinha, excelentes
para o seu sistema imunológico.

O cogumelo Shiitake também é um excelente anti-viral,assim como o chá
de gengibre que destrói o vírus da gripe.
Evite ao máximo alimentos ricos em gordura (deprimem o sistema imunológico), tais como carnes vermelhas e derivados.

Evite óleo de milho, de girassol ou de soja que são óleos vegetais poli-insaturados. Importante: mantenha suas mãos sempre bem limpas e use fio dental para limpar os dentes, antes da escovação.

Com esses cuidados acima e essa alimentação... os vírus nem chegarão perto de vc.(uma pequena contribuição para vc enfrentar essa e qualquer gripe que porventura apareça no seu caminho). Se achar útil por favor repasse
aos seus amigos...

Prof. Dr. Odair Alfredo Gomes
Laboratório Morfofuncional Faculdade de Medicina - Unaerp
Fone: 36036744 ou 36036795

Por favor, cuidem-se e alertem família e amigos a situação realmente está grave mas a tv não está noticiando!
Evitem locais aglomerados e, hospitais se não tiverem realmente com os sintomas (febre repentina de 39º, mal estar, fortes dores no corpo, tontura) e importantíssimo; álcool gel e muita higiene;Lembro que Farmácias Manipuladoras tbm preparam esse álcool e em embalagens de bolso para que possam carregá-lo.

domingo, 16 de agosto de 2009

SEM PALAVRAS


humanos... ainda há espernaças..
--
"GRITE POR AQUELES QUE NÃO PODEM FALAR... DEFENDA OS ANIMAIS"

Meu amor pelos animais é muito mais importante do que o medo de parecer ridículo.

"Enquanto o homem não entender que os animais são nossos irmãos, que merecem respeito e uma existência digna, jamais evoluirá moralmente”

"O abandono de um animal é um ato cruel e degradante, demonstração clara de falta de caráter e incapacidade para assumir compromissos, e caracteriza-se num crime"
Vininha F. C.

"A verdadeira solidariedade começa onde não se espera nada em troca."
Antoine de Saint-Exupéry

"Quando a última árvore tiver caído
Quando o último rio tiver secado
Quando o último peixe for pescado
Finalmente, vocês vão entender que: Dinheiro não se come"
Greenpeace

"Sou um só, mas ainda assim sou um.
Não posso fazer tudo, mas posso fazer alguma coisa.
E, por não poder fazer tudo, não me recusarei a fazer o pouco que posso".
Edward Everett Hale

"Renda-se, como eu me rendi. Mergulhe no que você não conhece como eu mergulhei. Não se preocupe em entender, viver ultrapassa qualquer entendimento."
Clarice Lispector
From Anete Simões

“Nós somos uma raça miscigenada do índio, do caboclo, dos europeus e dos africanos. Somos discriminados perante outros povos, sofremos com isso, somos considerados raça inferior, 3º mundo; no entanto, queremos cães de raça pura junto conosco, em nosso carro, enfeitando nossas casas, exibindo-os aos outros. Mas o vira-lata é a nossa cara, miscigenado como nós, é o nosso símbolo nacional ! Então, por que tanto descaso, por que tanta crueldade, por que tanto abandono? Aí, só Freud explica.” Graça Leal Ladeira / Ativista Causa Animal BH

PANDEMIA DE LUCRO


*A IRONIA NO SEU MELHOR ESTILO
*
2000 pessoas contraem a gripe suína e todo mundo já quer usar máscara.
25 milhões de pessoas têm AIDS e ninguém quer usar preservativo...
*PANDEMIA DE LUCRO
*Que interesses econômicos se movem por detrás da gripe porcina???
No mundo, a cada ano morrem milhões de pessoas vitimas da Malária, que
se podia prevenir com um simples mosquiteiro.
Os noticiários, disto nada falam!
No mundo, por ano morrem 2 milhões de crianças com diarréia que se
poderia evitar com um simples soro que custa 25 centavos.
Os noticiários disto nada falam!
Sarampo, pneumonia e enfermidades curáveis com vacinas baratas,
provocam a morte de 10 milhões de pessoas a cada ano.
Os noticiários disto nada falam!
Mas há cerca de 10 anos, quando apareceu a famosa gripe das aves...
...os noticiários mundiais inundaram-se de noticias...
Uma epidemia, a mais perigosa de todas...Uma Pandemia!
Só se falava da terrífica enfermidade das aves.
Não obstante, a gripe das aves apenas causou a morte de 250 pessoas,
em 10 anos...25 mortos por ano.
A gripe comum, mata por ano meio milhão de pessoas no mundo. Meio
milhão contra 25.
Um momento, um momento. Então, por que se armou tanto escândalo com a
gripe das aves?
Porque atrás desses frangos havia um "galo", um galo de crista grande.
A farmacêutica transnacional Roche com o seu famoso Tamiflu vendeu
milhões de doses aos países asiáticos.
Ainda que o Tamiflu seja de duvidosa eficácia, o governo britânico
comprou 14 milhões de doses para prevenir a sua população.
Com a gripe das aves, a Roche e a Relenza, as duas maiores empresas
farmacêuticas que vendem os antivirais, obtiveram milhões de dólares
de lucro.
- Antes com os frangos e agora com os porcos.
- Sim, agora começou a psicose da gripe porcina. E todos os
noticiários do mundo só falam disso...
- Já não se fala da crise económica nem dos torturados em Guantánamo...
- Só a gripe porcina, a gripe dos porcos...- E eu me pergunto-: se
atrás dos frangos havia um "galo"... atrás dos porcos... não haverá
um "grande porco"?
A empresa norte-americana Gilead Sciences tem a patente do Tamiflu. O
principal acionista desta empresa é nada menos que um personagem
sinistro, Donald Rumsfeld, secretário da defesa de George Bush,
artífice da guerra contra Iraque...
Os acionistas das farmacêuticas Roche e Relenza estão esfregando as
mãos, estão felizes pelas suas vendas novamente milionárias com o
duvidoso Tamiflu.
A verdadeira pandemia é de lucro, os enormes lucros destes mercenários
da saúde.Não nego as necessárias medidas de precaução que estão a ser
tomadas pelos países.
Mas se a gripe porcina é uma pandemia tão terrível como anunciam os
meios de comunicação.
Se a Organização Mundial de Saúde (conduzida pela chinesa Margaret
Chan) se preocupa tanto com esta enfermidade, por que não a declara
como um problema de saúde pública mundial e autoriza o fabrico de
medicamentos genéricos para combatê-la?
Prescindir das patentes da Roche e Relenza e distribuir medicamentos
genéricos gratuitos a todos os países, especialmente os pobres. Essa
seria a melhor solução.
PASSEM ESTA MENSAGEM POR TODOS OS LADOS, COMO SE TRATASSE DE UMA VACINA,
PARA QUE TODOS CONHEÇAM A REALIDADE DESTA "PANDEMIA".
Pois os meios de comunicação naturalmente divulgam o que interessa aos
patrocinadores, não aos ouvintes e leitores.
Dr. Carlos Alberto Morales Paitán, Peru
--
SINDSCOPE - Sindicato dos Servidores do Colégio Pedro II.
Campo de São Cristóvão, 177, térreo, São Cristóvão.
Rio de Janeiro/RJ. CEP 20.920-440
Tel/Fax: (21) 3860-7540/ 2580-3784/ 3860-6643
Correio eletrônico: sindscope@yahoo.com.br

REPASSEM... !!! É IMPORTANTE. A GRIPE CONTINUA AGINDO.

É sempre bom se prevenir...
A pedido de um amigo de pesquisas no tempo do nosso saudoso e querido
Corsini, do qual fui amigo (nos anos 70) e discípulo no começo dos
anos 80 em Imunologia e Genética (Unicamp), vou repassar a todos a
maneira mais correta e saudável de enfrentar essa Influenza A
(erroneamente chamada de gripe suína).

O melhor que vc pode fazer é reforçar o seu sistema imunológico
através de uma alimentação correta e saudável, no sentido de manipular
sua imunidade, preparando suas células brancas do sangue (neutrófilos)
e os linfócitos (células T) as células B e células matadoras naturais.
Essas células B produzem anticorpos importantes que correm para
destruir os invasores estranhos, como vírus, bactérias e células de
tumores.
As células T controlam inúmeras atividades imunólogicas e produzem
duas substâncias químicas chamadas Interferon e Interleucina,
essenciais ao combate de infecções e de tumores.
Bem vamos ao que interessa, ou seja quais alimentos são importantes
(estimulam a ação do sistema imunológico e potencializam seu
funcionamento).

Antes de mais nada, tome pelo menos um litro e meio de água por dia,
pois os vírus vivem melhor em ambientes secos e manter suas vias
aéreas úmidas desestimulam os vírus. Não a tome gelada, sempre
preferindo água natural e de preferência água mineral de boa
qualidade.
Não tome leite, principalmente se estiver resfriado ou com sinusite,
pois produz muito muco e dificulta a cura.
Use e abuse do Iogurte natural, um excelente alimento do sistema imunológico.
Coloque bastante cebola na sua alimentação.
Use e abuse do alho que é excelente para o seu sistema imunológico.
Coloque na sua alimentação alimentos ricos em caroteno (cenoura,
damasco seco, beterraba, batata doce cozida, espinafre cru, couve
) e
alimentos ricos em zinco (fígado de boi e semente de abóbora).
Faça uma dieta vegetariana (vegetais e frutas).
Coloque na sua alimentação salmão, bacalhau e sardinha, excelentes
para o seu sistema imunológico.
O cogumelo Shiitake também é um excelente anti-viral, assim como o chá
de gengibre
que destrói o vírus da gripe.
Evite ao máximo alimentos ricos em gordura (deprimem o sistema
imunológico), tais como carnes vermelhas e derivados.
Evite óleo de milho, de girassol ou de soja que são óleos vegetais
poli-insaturados.


Importante: mantenha suas mãos sempre bem limpas e use fio dental para
limpar os dentes, antes da escovação.
Com esses cuidados acima e essa alimentação... os vírus nem chegarão
perto de vc.
Abraços
6 de maio de 2009
(uma pequena contribuição para vc enfrentar essa e qualquer gripe que
porventura apareça no seu caminho). Se achar útil por favor repasse
aos seus amigos...

Prof. Dr. Odair Alfredo Gomes
Laboratório Morfofuncional
Faculdade de Medicina - Unaerp