quarta-feira, 17 de dezembro de 2008

Cachorro não é brinquedo

Está pensando em dar animais de presente?
Este pode ser o início de um problema para a cidade.
E para o animal.
Campanha para uma ONG. Diz o título: “A cada ano centenas de cães são abandonados porque seus donos se cansam de brincar com eles.”


Ninguém sabe dizer o número, mas é certo que depois de festas tradicionais como páscoa e natal, aumenta o número de animais abandonados nas clínicas e parques de São Paulo. O mesmo acontece em todo o mundo: segundo a WSPA (Sociedade Mundial de Proteção Animal), mais da metade dos coelhos, cães e gatos adquiridos nesses períodos, são abandonados. Em São Paulo são 25 mil cães e gatos recolhidos anualmente pelo Serviço de Controle de Zoonoses, dos quais apenas 1.200 conseguem um novo lar.

Os motivos para o abandono são vários: viagem de férias e ninguém para abrigar o animal, desistência do “brinquedo”, o trabalho gerado pelo animal, uma eventual deficiência física ou doença, problema de comportamento e outros. É sempre o mesmo artifício: à noite abandonam nas portas de faculdades ou de hospitais veterinários, nas clínicas, nos parques municipais ao amanhecer, ou mesmo à plena luz do sol, nas feiras e parques da cidade. Nos pet shops, geralmente entregam o animal para um procedimento, fazem mil recomendações e nunca mais retornam, deixando o mascote para quem se interessar.


VOLUNTÁRIOS ALIMENTAM OS GATOS ABANDONADOS NO PARQUE DA ÁGUA BRANCA.

Diariamente o Serviço de Zoonoses da Prefeitura de São Paulo tira das ruas cerca de 60 animais entre cães e gatos, menos de 20% consegue abrigo, os demais são sacrificados, mesmo destino dado a animais abandonados em clínicas: não há como alimentar a todos. Ongs (Organizações não governamentais) de proteção à vida animal de todos os tipos promovem feiras e campanhas de posse responsável. Uma das feiras é feita todos os anos em outubro, no dia de São Francisco, o santo protetor dos animais, pelo CCZ de São Paulo: “é o momento em que muitos animais vacinados e castrados encontram novos donos” conta Drª Luciana Hardt, diretora do CCZ de São Paulo comemorando o sucesso que a iniciativa vem tendo. O veterinário e adestrador Dan Wroblewski, 43, acredita que o abandono é falta de conscien-tização do que é posse responsável: “com o aumento da insegurança mais pessoas, especialmente da classe média, estão vendo os animais como aliados, mas não se dão conta das responsabilidades que essa companhia exige. Muitas vezes, se entusiasmando com um filhote ou com os conselhos de um conhecido, a pessoa acaba comprando um animal sem se importar com o fato de que ele cresce, adoece, envelhece, exige dedicação, educação e alimentos e nem sempre pode acompanhar o dono em todos os lugares e, sobretudo, lembra, se reproduz”.

-Qualquer aumento de dificuldade pode gerar a necessidade do abandono e isso não é difícil, basta ter um momento de falta de escrúpulo. Dan é proprietário de um Hotel para cães, e freqüen-temente se vê às voltas com animais que são “esquecidos” por seus donos. A incidência é tanta que Dan passou a exigir documentos e comprovantes de residência dos proprietários de seus hóspedes, e mesmo assim, acontece de um ou outro animal ser abandonado.

O período após oNatal é uma temporada de animais abandonados. Pressionados pelas crianças muitos pais adquirem filhotes para doar de presente. No fundo têm esperanças de que os animais ensinarão aos filhos a ter mais responsabilidades, afinal, o compromisso é sempre de que a criança vai incumbir-se de cuidar do cão ou do gatinho.

A rotina do dia a dia, entretanto é diferente. Nem sempre a criança desempenha bem as tarefas, o filhote rói móveis e roupas, faz suas necessidades no tapete da sala e chora no meio da noite. Irritados, pais e mães logo se vêem na compulsão de livrar-se do intruso.

A primeira tentativa é de passar o problema para frente. Querem doar para o avô, o tio que tem chácara, o porteiro do prédio e, diante da total impossibilidade optam pelo abandono.

A maioria dos veterinários têm histórias para contar de ninhadas inteiras abandonadas na porta da clínica, o cãozinho com coleira preso na maçaneta, ou simplesmente largado no interior dos parques.

Os cães, mesmo filhotes, tendem a seguir seus donos, o que já não acontece com os gatos. São esses últimos que infestam os parques, como o Parque da Água Branca, em São Paulo, onde a direção calcula a existência de quase 500 animais. Abandonados, os gatos são alimentados por voluntários, crescem, procriam e aumentam o problema do município.

- A solução é a sociedade aderir à posse responsável – diz Drª. Luciana Hardt – é a pessoa, antes de adquirir o animal conhecer suas necessidades, suas exigências e avaliar se vale realmente à pena ter o bicho ou não. Somente depois de refletir com toda a família, analisando todos os aspectos da vida em comum, ir à busca do animal e, se for o caso, realizar a sua castração para evitar problemas futuros!

http://www.brainstorm9.com.br/2006/09/26/cachorro-nao-e/

Guia São Caetano, o maior portal da cidade.
Quer ver e ser visto? Passa lá!
http://www.guiasaocaetano.com/


E-mail da APASCS: apascs@apascs.org.br
Assinar: assinar-apascs@grupos.com.br
Cancelar assinatura: cancelar-apascs@grupos.com.br
Fundador do Grupo: fundador-apascs@grupos.com.br

terça-feira, 16 de dezembro de 2008

Lançamento do novo livro da Linha Editorial Tela e Texto

Folhas verdes – literatura e ecologia como presente de Natal!

A Linha Editorial Tela e Texto acaba de lançar mais um livro de sua coleção de bolso. Organizado por Lucas Maroca, Rejane H. C. Lage Neves e Maria Antonieta Pereira, o livro reúne textos literários (poemas, contos, crônicas) e letras da música popular brasileira que tratam de questões ecológicas.

Por isso, seu título é Folhas verdes – ao remeter a uma perspectiva verde (ecológica), a obra também se refere ao verde da esperança que todos precisamos cultivar. Esperança em um mundo livre da violência contra os animais humanos e não-humanos. Esperança de que os seres vivos possam continuar florescendo na superfície de um planeta verde, azul, cor de terra e multicolorido por todas as diversidades naturais e culturais. Esperança de que as folhas verdes (símbolo de florestas preservadas) possam se tornar compatíveis com as folhas de papel (usadas na sociedade da escrita e da informática).

Tendo como preço de capa R$1,99, Folhas verdes constitui um presente de Natal barato e precioso, pois reúne uma seleção de textos representativos das redes existentes entre literatura e ecologia na sociedade brasileira.

Você pode adquirir o livro por meio dos fones (31) 3409-6054 e (31) 2511-6955.
Se preferir, venha participar da festa de lançamento.
E bom Natal com verdes promessas de felicidade!


Lançamento de Folhas verdes
Data – 17 de dezembro, quarta-feira, 19h
Local - Centro de Ecologia Integral (CEI)
Endereço – R. Bernardo Guimarães, 3101Sala 207 - Barro Preto - BH
O Grupo Libertas convida para o lançamento do livro Folhas verdes

coletânea de textos sobre ecologia, animais, compaixão e alegria de viver, com produções de escritores consagrados (como Ferreira Gullar e Ivan Lins) e autores/ilustradores emergentes.

Quarta-feira, 17 de dezembro de 2008, às 19h
CEI - Centro de Ecologia Integral - Rua Bernardo Guimarães, 3101 - sala 207 - Barro Preto
Entrada franca

Agradecemos a todos que cederam seus textos e imagens para a confecção do livrinho.
E esperamos que você, leitor(a), proporcione a seus amigos belos textos neste Natal! Maiores informações: Maria José de Castro Alves - Coordenadora da Linha editorial Tela e Texto
Tel.: 9271-1870
E-mail: zeze_castroalves@yahoo.com.br

www.letras.ufmg.br/atelaeotexto

Apoio: CEI - Centro de Ecologia Integral
Grupo Libertas da SVB

CONCURSO: VOTE NA SOCIEDADE PROTETORA DE BH-MOTIVOS...

"Feliz Natal com Total"

A Empresa de ração para animais "Total Alimentos" está realizando uma ação inédita: um concurso cultural entre as ONGs que abrigam animais abandonados de qualquer lugar do Brasil, cujo prêmio para a ONG escolhida será um caminhão de alimentos para cães ou gatos (5.000 kilos de alimento standard da Total para cães ou 2.500 quilos de alimento premium para gatos).

Vote e convide seus amigos a votarem na SOCIEDA PROTETORA DOS ANIMAIS, para fazer do Natal de muitos cãezinhos e gatinhos um Natal mais feliz!

Solicitamos a todos votarem a favor da SOCIEDADE MINEIRA PROTETORA DOS ANIMAIS / Região Sudeste / nº 12 pelos motivos a seguir:

1. é a ONG com o maior quantidade de animais de Minas Gerais, e uma das maiores do Brasil - 800 animais;

2. recebe os animais recolhidos das ruas de Belo Horizonte, que são castrados e chipados pelos 3 Centros de Esterilizações da Prefeitura de BH;

3. recebe os animais resgatados pelo Corpo de Bombeiros;

4. recebe animais geralmente vítimas de atropelamentos e maus tratos, encaminhados por cidadãos comuns.

Para votar:
a)acesse o site www.totalalimentos.com.br
b)Click em Concurso Cultural Feliz Natal com a Total
c)Região Sudeste
d)Votar na SOC.MINEIRA PROTETORA DOS ANIMAIS
e) Preencher seu nome, e-mail e a pergunta no final da página.
f) lembre-se: click à direita da tela em Realizar voto.
g) cada internauta só vota uma vez.

-O período para a votação: 6 de dezembro de 2008 até 10 de janeiro de 2009.
-Você conhecerá diversas ONGS das Regiões: Sudeste/Sul/Norte,Nordeste,Centro Oeste.
-Clique em cada uma e conheça seu trabalho social e humanitário.

Sugerimos que enviem mensagem à referida empresa parabenizando-a pela iniciativa.

Graça Leal Ladeira

"No Natal, os animais reúnem-se à mesa: os vivos ao redor e os mortos ao centro." Torne-se vegetariano !
www.svb.org.br


Amigo não se compra,Adote um animal!
www.adocaobh.blogspot.com - Site de adoções!

domingo, 14 de dezembro de 2008

Enfim é Natal...Será?

SOS 4 Patas
Centro de Proteção e Defesa de Animais de Resende

Tempo de paz, amor e alegria.Tempo de união, de caridade, abnegação e fraternidade.
Ao menos é isso o que ouvimos todos os anos; que é na época de Natal que o tal “Espírito Natalino”, toma conta das pessoas deixando-as mais gentis,mais amigas e mais irmãs.
Uma grande festa para quase todos.
Sim, quase todos participam da festa que deveria ser de alegria pelo nascimento do Salvador, o Cristo nascido num pequeno estábulo em Belém, cercado de pastores e de animais, que celebravam ali, a Natividade.
Árvores de Natal enfeitam as casas, presentes são trocados, há muita música, muita alegria e votos de muita Paz.
E eu pergunto agora: Qual a “Paz” que desejamos?
Por certo a paz intranqüila de nossos corações, quando nos sentarmos a mesa de Natal para comemorar a vinda do Cristo, tendo em nossos pratos, os corpos sacrificados de vários outros animais que matamos para festejar a “Vida”.

Será que desejamos mesmo a paz?
Que paz teremos se diante de nós, muita dor, medo e desespero cerca nosso paladar?
Acredito que muitos ainda não tenham se dado conta disso, por acreditarem que Deus fez os animais para que nós, também filhos de Deus, os matássemos, para comemorar a vinda do Cristo.
Acredite, Deus jamais nos daria esse poder, mas sim a escolha entre deixá-los viver ou não.E nos escolhemos. É nessa época que aumenta, indiscriminadamente, as mortes desses seres inocentes, que Deus criou para evoluírem tal como nós.
Para quem de nós, será realmente Natal?
Para os animais que dão a vida, mesmo sem querer, para saciar um paladar humano que se nega a crer que eles também sofrem diante da morte? Para nós que insistimos em comemorar a Vida com a Morte?
Para quem de nós, será realmente Natal?
Por certo não para eles.Pra eles essa época, o Nascimento do Cristo, que para nós significa paz, amor e esperança, para eles significa apenas medo, dor e morte.Para eles é uma época aterrorizante, temida e indesejável.
Para quem de nós, será realmente Natal? Para o Cristo que todos os anos assiste ao mesmo massacre em seu nome?
Lembro-me agora de um conto de Natal, onde a família, reunida à mesa cantava um Glória a Deus; em seus pratos, os corpos de muitos animais, perus, frangos, porcos, bezerros e diante da mesa, encolhido e solitário, um homem, invisível a todos, chorava, não pela alegria da celebração, mas pela morte de muitos inocentes.
Nós temos em nossas mãos uma escolha: Fazer Jesus alegrar-se ou calar-se em lágrimas diante da dor de outros filhos de Deus, sim, porque tudo que há no mundo é Criação Divina e no Natal, a morte de muitos desses pequeninos filhos de Deus aumenta.Para eles, não existe a festa da Natividade, pois natividade é vida e esses filhos de Deus, encontrarão no Natal, apenas a morte.

A escolha ainda é sua. Comemorar a vida com a morte, ou festejar a vida com a vida, fazendo Jesus sorrir nesse Natal. Natal é vida, para todos os filhos de Deus. (Simone Nardi)

E o final de ano chegou-proteja os animais!


Comemorações com fogos de artifício são traumáticas para os animais, cuja audição é mais acurada que a humana. Muitos da fauna silvestre morrem e sofrem alterações do seu ciclo reprodutor. Os cães latem em desespero e enforcam-se nas correntes. Eles e os gatos escondem-se em locais minúsculos, fogem para nunca mais serem encontrados, provocam acidentes nas vias públicas e são vítimas de atropelamento. Há animais que, pelo trauma, mudam de temperamento e chegam até ao suicídio.

Adotando alguns procedimentos simples, pode-se diminuir o sofrimento deles:

  • procure um veterinário para sedar os animais, no caso de cães muito agitados
  • evite acorrentá-los, pois poderão enforcar-se
  • acomode-os em um cômodo dentro da casa onde possa mantê-los em segurança, fechando as portas e janelas, bem como proporcionando iluminação suave
  • evite deixar muitos cães juntos pois, excitados pelo barulho, brigam até à morte
  • dê alimentos leves, pois distúrbios estomacais provocados pelo pânico levam à morte
  • identifique seus animais com placas na coleira, para o caso de fuga;
  • tente colocar tampões de algodão nos ouvidos deles
  • estenda cobertores nas janelas e no chão, para abafar o som. Cubra-os com um edredon
  • deixe o guarda-roupas aberto, mas prepare-se porque eles poderão urinar, por medo
  • coloque-os próximos a rádios ou TV ligados e vá aumentando o volume, antes dos fogos
  • cubra as gaiolas dos pássaros
  • Florais de Bach: rescue + cherry plum + rock rose + mimulus + vervain + sweet chestnut ( * )

Estas essências, combinadas, funcionam bem para cães, gatos,aves

e eqüinos

Mande preparar em farmácia de manipulação ou homeopática, SEM ÁLCOOL nem GLICERINA, e guarde-a na geladeira (dura todo o vidro, independente do que digam)

Dê 4 vezes ao dia, diretamente na boca do animal: 2 gotas para pequenas aves; 6 gotas para cães de grande porte; 4 gotas para gatos e cães de pequeno e médio porte.

Para eqüinos, coloque 30 gotas no bebedouro, 4 vezes ao dia.
Comece a ministrar o Floral 2 ou 3 dias antes das comemorações.

( * ) receita da Drª. Martha Follain - mfollain@terra.com.br

------

Filhote para adoção

Ontem de noite encontrei um filhote muito lindo, parece um dálmata, mas é vira-lata. Ele é muito novinho, e peguei aqui pra casa! Não tenho condições de ficar com ele por espaço! Mas posso pagar as vacinas e manter com ração se você puder ficar com ele! Naõ quero deixar ele na rua, ele morre muit rápido, deve estar amamentando ainda! Aguardo retorno!um abraço.
fone: 8848-5858 email julinbhz@gmail.com