domingo, 24 de julho de 2016

LAR SOLIDÁRIO - TERESA BALSAMAR - BH




O projeto

PARA AJUDAR ENTRE NO LINK: https://www.catarse.me/pt/lar_solidario
Teresa é uma das mais antigas protetoras de animais de Belo Horizonte. Há mais de 40 anos ela dedica grande parte do seu cotidiano aos cuidados de cães e gatos resgatados das ruas da cidade. Os animais são abrigados na casa onde mora e atualmente existem cerca de 100 (cem) animais sob sua tutela – aproximadamente 80 cães e 20 gatos.
Teresa é aposentada do INSS (recebe um salário mínimo) e continua trabalhando em sua profissão de manicure. Os seus proventos são insuficientes para o pagamento das contas da casa e para as despesas com os animais, por isso, ela conta com a ajuda de amigos e de pessoas sensíveis à causa animal que contribuem principalmente com ração. Alguns veterinários parceiros realizam a castração dos animais e cuidam daqueles que estão doentes. Além disso, Teresa conta com a ajuda de algumas ONGs que encaminham os animais para adoção responsável.
Ressaltamos que, infelizmente, muitos animais não conseguem adoção – aqueles que estão velhos, e/ou de grande porte e aqueles que necessitam de cuidados especiais em razão de doenças crônicas ou deficiências físicas.
A luta de Teresa pelos animais, além de antiga, é bastante intensa e cheia de percalços. Um dos principais problemas que ela tem se refere ao espaço físico insuficiente para abrigar tantos animais. Felizmente ela ganhou um lote em uma cidade da região metropolitana de Belo Horizonte, para que ela possa morar dignamente com seus animais. As obras para a construção de uma pequena casa e de alguns canis foram iniciadas há cinco anos. Porém, por dificuldades financeiras e por descompromisso de alguns pedreiros que lá trabalharam, o sonho de Teresa de ter sua própria moradia e de oferecer um espaço físico mais amplo e adequado para os animais, está distante de ser realizado.
Diante dessa realidade, algumas pessoas da causa animal e que conhecem a seriedade do trabalho da Teresa, estão envidando esforços para dar continuidade à obra em seu lote. Desde janeiro deste ano de 2016, pedreiros de confiança foram contratados para o reinício da obra. Na primeira etapa serão refeitos os pisos dos canis e o término dos mesmos. Em seguida, será construído o gatil e, ao final, o término da casa.
Além do pagamento da mão de obra, materiais de construção estão sendo comprados, tais como cimento, brita, tubos e conexões hidráulicas.
Tendo em vista os custos financeiros de uma obra, pensamos montar essa campanha de financiamento coletivo para tentar obter auxílio daqueles que puderem e quiserem contribuir com essa importante causa que, além de ser em prol dos cães e gatos resgatados, também é humanitária. Portanto, trata-se de uma causa em benefício da qualidade de muitas vidas.
Em nome da transparência desse processo, decidimos criar um blog para que a obra possa ser acompanhada por todos. Por questões de segurança e privacidade, não divulgaremos publicamente o endereço da obra. Mas nos colocamos à disposição para atender a qualquer dúvida individual em relação a essa atividade. Para isso, por favor utilize o formulário de contatos presente no blog.
Contamos com a sua colaboração e, desde já, agradecemos!
Orçamento



Tudo o dinheiro arrecadado, com exceção dos 13% de taxa do Catarse, será utilizado na aquisição de materiais de construção e pagamento dos trabalhadores na obra (pedreiros, serralheiros e marceneiros) e ressarcimento dos empréstimos efetuados para essas despesas.