segunda-feira, 22 de setembro de 2008

Século 21, século das mulheres

Aloísio Pimenta

O século 21 será sobretudo do feminismo, isto é, do predomínio das mulheres.Até agora os homens falaram e deram ordens. As mulheres ouviram. Todos nós sabemos, hoje, que o importante não é falar, mas ouvir. Deste nodo as mulheres desenvolveram a inteligência emocional mais do que os homens e, apesar da discriminação machista das sociedades dos séculos anteriores e do século 20, elas vêm galgando importantes posições na alta administração, no magistério, nas comunicações e, inclusive na magistratura, um dos redutos machistas de mais difícil penetração feminina em todo o mundo.

O Bureau de estatística do trabalhador dos Estados Unidos prevê que no ano 2005 as mulheres ocuparão 48% dos lugares de trabalho naquele país, incluindo-se posições de mando.Os cientistas sociais prevêem que a linha de comando dos homens no século 21 está em colapso, pois a evolução nas tecnologias da comunicação, a cibernética, os avanços sociais estão impessoalizando as de comando.Somente em um setor as mulheres ainda não avançaram e precisam fazê-lo. É na participação política. Claro que já tivemos lideranças femininas importantes no poder como Margareth Tatcher, na Inglaterra, e Indira Ghandi, na Índia, para citar somente estas duas. Mas falta uma massa crítica feminina nos parlamentos, na direção dos partidos e no poder executivo. É um problema de tempo. Essa ascensão da mulher exige maior atenção da sociedade, especialmente no apoio à mulher das classes menos favorecidas,e especialmente, nas universidades através de cursos de reciclagem que permitam às mulheres “quarentonas” e, portanto, muito jovens e com ampla experiência humana, depois de criar os filhos inserir-se no mercado de trabalho e em atividades de grande interesse social, econômico, político e cultural, assumindo o poder com os homens, sem oposição e sem discriminação.

Que os machistas ponham a “barba de molho”, porque o século 21 está aí e eles que se preparem para serem dirigidos por uma mulher, nas empresas, na política, no setor público e privado em geral.

Não é uma previsão, é um fato. Mas o século é dos homens também. Vamos trabalhar juntos e construir um mundo e, em nosso caso, um Brasil mais humano e menos desigual, com plena participação das mulheres em todos os setores das atividades dirigindo e sendo também dirigidas.

–Adaptação:Opinião-Hoje em Dia-20/09/98

Que Mulher é esta?

Por Lucilia Panisset Travassos



Que mulher será esta que se mostra agora,
que já fuma e até bebe,
fala alto na rua,
que faz passeata,
que canta, que ri,
que já não fica em casa,
estuda até tarde
e pilota sua moto daqui para ali?...
Que mulher será esta que aparece na TV, nos jornais,
que governa países
e até já viaja
em naves espaciais?...
É mulher liberada,
mutante, talvez,
criação renovada
que de novo se fez?

Serão iguais à mulher que trabalha no campo,
na indústria, em comércio,
que seus filhos em casa, em creches, escolas
tem que diariamente, deixar
e, que, cansada, já em casa de volta,
ainda precisa lavar e passar?...
É a mesma que, triste,
se deixa prender e se frustra, não luta,
não se faz entende,
ou a que submissa
se deixa mandar
e que passa uma vida
sem se realizar?...
Seja lá quem for ela,
Fernanda ou Maria,
que mensagem teria
para o filho, o amado,
o irmão ou o amigo,
para o homem, enfim?
“Acredito”, diria “que meu tempo chegou,
mas não quero vencê-lo...
Quero só os direitos
que até aqui me negou
Não siga na frente – eu já posso alcançá-lo!
Não me deixe p’rá trás – poderei dominá-lo!
Ande assim, compassado
pois nós juntos, unidos,
mãos nas mãos, lado a lado
de amor bem munidos,
buscaremos a paz,
a harmonia perdida,
encontrado com ela
o valor desta vida!”

Extraído de “A Gaivota” nº 85/novembro 1986

domingo, 21 de setembro de 2008

POR QUE APOIAR CANDIDATOS QUE PROTEGEM ANIMAIS ?


Porque quem faz por bicho, faz por gente, é inquestionável !

Quando um político é alguém muito sensível, ao ponto de se incomodar com o sofrimento dos animais, significa que mais do que os outros será capaz de lutar também pelos direitos dos mais fracos, mais impotentes e mais necessitados dos humanos!

Quando ouço:- Em vez de ajudar animais, por que não ajudam as crianças carentes? Tenho certeza absoluta de que esta pessoa nunca pensou em ir a um orfanato, pelo menos, uma vez por semana para dar carinho, alento e alegria para as crianças , tenho certeza absoluta de que esta pessoa jamais pensou em adotar uma criança órfã, jamais deixou de tomar sua cervejinha para comprar um par de chinelos para algum necessitado e nunca pensará em brigar pelos direitos dos mais carentes, preferindo passar suas tardes pregado comodamente no sofá de sua sala de visitas vendo sessão da tarde!

Meu voto sempre será para aquele que se propõe a lutar pelos que não podem se defender, pois desse candidato tenho a convicção de que posso esperar esforço e respeito para todos, sejam animais ou humanos.

O ser humano ainda não entendeu que é o único animal predador de si próprio, das outras espécies e , conseqüentemente, do planeta, diferentemente de todos os animais que dividem espaço na terra conosco.
 A arrogância e a prepotência são alguns obstáculos a que se enxergue a importância dos animais para nós, seres humanos. Sob todos os ângulos dependemos dos animais para vivermos com saúde e harmonia com o ecossistema, daí a importância de termos alguém que defenda os direitos dos animais, pois além da demonstração de respeito e dignidade a todo o ser vivente, esse alguém, certamente, estará protegendo os direitos de nossa sociedade tão maltratada pelo poder público!

Dia desses denunciaram uma jovem que vivia drogada pelas ruas ameaçando a segurança da vizinhança, muitos afirmavam ouvir gritos de animais que vinham de sua casa. 

Foi preciso que alguns ativistas da causa animal checassem a denúncia e, com a polícia, conseguiram encontrar dentro da casa dela uma cauda de cão cortada no meio da sala e uma gatinha escondida debaixo do sofá com as patinhas todas cortadas e alguns ferimentos pelo corpo, denunciando tortura.

 Quem garante que esta criatura, num futuro próximo, não estará seqüestrando e matando também crianças inocentes?

Em muitos trabalhos para recuperação de crianças doentes e idosos abandonados em asilos usam-se os animais como, cavalos, cães, gatos, coelhos e muitos outros para levar alegria, alento e incentivo à vida.

 Muitos animais são capazes de defender seus donos até a morte e até mesmo salvam crianças como se fossem seus filhos.

Então, por que não defender quem tanto ajuda a raça humana sem pedir nada em troca?

Vamos aproveitar a boa índole dos candidatos que pensam adiante do nosso tempo. Vamos votar em quem realmente ama a vida em toda a sua plenitude, sem preconceitos e especismos!

"Quando se é capaz de lutar por animais, também se é capaz de lutar por criancinhas e idosos. Não há bons ou maus combates. Existe apenas o horror ao sofrimento aplicado aos mais fracos que não podem se defender." Brigite Bardot

Por:
Fátima Borges - Professora de Português e Teatro Infantil, Poetisa, Colunista e Artista Plástica

Vacinação - Divulgação da Causa Animal


Não haveria melhor oportunidade do que esta. Somente no Posto do Prado, distribuí 400 folders sobre nosso trabalho, em defesa dos animais, fora nos outros 35 pontos onde permaneceram outros
ativistas, voluntários. As pessoas foram simpáticas e receptivas.
Acompanhamos também, todo o trabalho de vacinação e a distribuição de folders sobre a guarda responsável e castração, elaborado em conjunto com a Secretaria Municipal de Saúde e nossa COMISSÃO INTERINSTITUCIONAL DE SAÚDE HUMANA, NA SUA RELAÇÃO COM OS ANIMAIS.

Vacinação anti-rábica em 20/09/08

19/09/2008 - Prefeitura promove Campanha de Vacinação Anti-rábica
A Prefeitura de Belo Horizonte, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, realiza a Campanha de Vacinação Anti-rábica Animal neste sábado, 20 de setembro, das 8 às 17 horas. A abertura da campanha será às 8 horas, no Centro de Saúde Jardim Europa (Rua Edimburgo, 140, Jardim Europa, em Venda Nova) e terá apresentação de cães adestrados do Corpo de Bombeiros e também do grupo de teatro da Escola Municipal Professor Adalto Lúcio. O secretário municipal de Saúde, Helvécio Miranda Magalhães Júnior, estará à disposição da imprensa no local a partir das 10h30.

A Campanha tem como objetivo manter o controle da raiva na capital e aumentar a cobertura vacinal, que é de 80% da população canina. A estimativa é de que na cidade existam cerca de 315 mil cães domiciliados. Serão montados 514 postos de vacinação, distribuídos nas nove regiões da capital. Estarão envolvidos nas atividades 2.500 profissionais. Serão vacinados cães e gatos a partir dos três meses de idade, inclusive cadelas e gatas prenhes, no cio e em lactação.

Os donos dos animais devem levá-los para a vacinação contidos por corrente ou guia e, de preferência, conduzidos por adultos . Já os gatos devem ser levados em gaiolas ou sacos de aniagem, ou enrolados em cobertores ou mantas para facilitar a aplicação. A vacina não tem contra-indicação nem efeitos colaterais.

Em Belo Horizonte, o último caso de raiva canina foi registrado no ano de 1989, já o de raiva humana, em 1984. Os cães não vacinados no dia da campanha podem ser vacinados durante todo o ano, gratuitamente, no Centro de Controle de Zoonoses (Rua Edna Quintel, 173, São Bernardo), de segunda à sexta-feira, das 8h às 17 horas .

No dia campanha, informações sobre postos de vacinação mais próximos podem ser obtidas através do SOS Saúde no 3277-7722, ou com o Centro de Controle de Zoonoses , no 3277-7411.

Unidade Móvel

A Secretaria Municipal de Saúde apresenta, na ocasião, sua primeira unidade móvel de castração de animais. O veículo tem capacidade para atender dois animais simultaneamente. A unidade atenderá em locais de difícil acesso aos centros cirúrgicos, como vilas e favelas, além de ser usado para promover mutirões de castração por toda a cidade.

Também foram produzidos 200 mil folders sobre castração de animais e 50 mil exemplares de uma cartilha sobre posse responsável, castração de animais e outros assuntos de interesse dos proprietários de cães e gatos.

Veterinários da rede municipal de saúde são capacitados para esterilização em massa de cães e gatos

Ocorrido de 14 a 18 de Julho de 2008

Prezados simpatizantes e ativistas,


Segue, abaixo, a realização de um grande sonho, embalado, durante anos por obstinados, abnegados e corajosos ativistas. A próxima, grande realização, que está prestes a acontecer é a inauguração dos outros três Centros de Esterilizações. São quatro mas o primeiro, que já está fazendo CASTRAÇÕES GRATUITAS,é o CCZ que não mata mais, agora castra.

Hoje, levei 4 cães que foram castrados e chipados. Entrei chorando de emoção. Aquelas portas, antes sempre fechadas, com horrores acontecendo, agora estão abertas para ajudar os animais. Muita luta ainda está por vir mas vamos, todos nós que lutamos pelo bem-estar dos animais, nos dar o prazer de sentir este gosto de muito do caminho percorrido.Todos os meios de comunicação,esperamos,farão reportagens.Comemoremos juntos. Abraços, Graça Leal
Veterinários da Rede Municipal de Saúde são capacitados para esterilização em massa de cães e gatos

A Prefeitura de Belo Horizonte, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, promove de 14 a 18 de julho um curso de capacitação para a técnica de castração em massa de cães e gatos, machos e fêmeas, para médicos veterinários do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ). O curso será ministrado pelo veterinário Javier Eduardo Guzzetti, da Universidad Nacional de La Plata, na Argentina. As aulas serão realizadas no CCZ (Rua Edna Quintel, 173, São Bernardo, região Norte).

A iniciativa tem como objetivo o controle ético e populacional de pequenos animais a partir da oferta de um serviço em massa, gratuito e de qualidade. O curso será realizado de segunda a sexta-feira, das 8h às 17 horas, com uma aula inicial teórica e o restante das aulas práticas. Serão duas turmas com 15 profissionais cada uma.

Participam do curso veterinários da rede municipal de saúde de Belo Horizonte, dos municípios de Contagem, Ibirité, Nova Lima, Sabará, Santa Luzia, Betim e Ribeirão das Neves, e também veterinários de ONGs de proteção aos animais. Guzzeti é professor-titular de cirurgia da Universidad Nacional de La Plata e cirurgião-chefe do Centro Municipal de Sanidade Animal e Zoonoses de Almirante Brown, na Argentina.

Desde a implantação do serviço de esterilização de cães e gatos no CCZ, em 2005, até junho de 2008, foram castrados 2.739 animais. Deste total, passaram pelo procedimento 588 gatos fêmeas e 506 machos e 734 cães fêmeas e 911 machos. Em 2007, o Ministério da Saúde reelaborou o Código Sanitário de Saúde, que tem um capítulo destinado ao Controle de Zoonoses, e estabelece o retorno dos animais às ruas. A Secretaria Municipal de Saúde se antecipou à votação do novo Código na Câmara e iniciou o retorno dos animas às ruas em maio deste ano.

Com a adoção do novo código, cães e gatos capturados e levados para o Centro de Controle de Zoonoses recebem tratamento, são vacinados, castrados e chipados. Os animais abandonados podem ser reclamados em dois dias úteis, caso contrário, são devolvidos para o ambiente. Cães e gatos com sorologia positiva para leishmaniose são sacrificados.

Posse ou Guarda Responsável de Animais
A Secretaria Municipal de Saúde lançou em maio de 2007 a Campanha Posse ou Guarda Responsável de Animais, que divulga a gratuidade do serviço de castração e também orientações sobre atitudes corretas, éticas e eficazes que envolvem proprietários de animais, profissionais veterinários, sociedade civil organizada e poder público, visando uma melhor qualidade de vida para os animais e uma relação saudável entre eles e o ser humano. A Campanha também esclarece os direitos e deveres daqueles que optam por adquirir um animal de estimação.

A população de Belo Horizonte pode recorrer ao serviço de esterilização para seus cães e gatos CCZ e, em breve, também contarão com duas novas unidades que serão inauguradas nas regiões Oeste e Noroeste, além node uma unidade móvel. Um centro está em processo de licitação na região Leste da cidade. Com as novas unidades, a previsão é de que 28 mil animais sejam esterilizados por ano.