sexta-feira, 31 de dezembro de 2010

FELIZ ANO NOVO PARA TODOS!

Fogos de artifício: Cuidados com animais de estimação no réveillon



2011 está chegando e é comum as comemorações com fogos de artifício. Para nós que temos animais de estimação, por maior que seja a nossa alegria com essa virada no calendário, a preocupação com o bem-estar de nossos amigos de quatro patas ou de penas acompanha a euforia pela passagem do ano. E a razão de tanta apreensão é porque é difícil encontrar um cachorro, por exemplo, que não tenha medo do barulho dos fogos.

O labrador Buteco é um caso típico, como reconhece sua dona, a bancária Juliana Peixoto. “Buteco morre de medo de foguetes, trovões. Nosso réveillon será ao lado dele para tentar acalmá-lo e evitar que sofra demais com o barulho”, diz.
A veterinária Edméia Macedo Braga, da Vet Mais, recomenda muito cuidado para os donos de cães e gatos neste período de festas e comemorações com fogos de artifício para se evitar fugas e atropelamentos. Segundo ela, os animais escutam o barulho pelo menos sete vezes mais forte que aquele percebido pelos humanos.


Buteco é um típico labrador que "morre" de medo de fogos


“O barulho pode fazer com que o cachorro fuja daquele local, fuja de casa, simplesmente para buscar alguma maneira de se proteger do medo”, explica a vet Edméia Braga. Ela sugere aos donos de animais que os mantenham guardados em lugares em que se sintam seguros. De preferência, diz ela, no lugar de costume do animal na casa. “Todo animal deve ter seu próprio lugar para ficar, assim como nós temos o nosso quarto. O dono que conhece o seu animalzinho,vai deixá-lo em segurança no lugar onde se sente seguro. Se ele se sente seguro debaixo da cama, deixe-o lá até passar o barulho”, orienta.

Edméia recomenda que o animal seja, preferencialmente, colocado num cômodo da casa, entre quatro paredes. Se o dono, em último caso, optar por coleira, a vet orienta que o proprietário não use aquelas do tipo enforcador e que, principalmente, ao amarrá-la, ou fixá-la, em algum lugar, que o proprietário do animal se certifique de que o local está seguro para que o animal ao tentar fugir por medo do barulho não se machuque ou se jogue de alturas, o que pode ser fatal. Uma opção muito bem-vinda pela veterinária é, quando possível, manter o animal no colo do dono, onde, apesar de continuar com medo, se sentirá bem mais tranqüilo.
Para quem pensa em medicar seu animalzinho com calmantes, a orientação é que qualquer medicamento seja utilizado com total respaldo de um médico veterinário. “O calmante é recomendado para animais com problemas cardíacos, mas desde que muito bem avaliado pelo veterinário”, observa Edméia.


Hugo e Ju, os pais do Buteco: passagem de ano ao lado do cão para não deixá-lo só

A veterinária Daniella Naves Paglioni, por exemplo, diz que mantinha sua cadelinha, já falecida, nesses períodos de comemorações com fogos de artifício sempre próxima dela e ministrava calmante para a cadelinha. A medida, segundo ela, é uma gotinha de medicamento por quilo, devidamente recomendado por um médico veterinário. Até porque, de acordo com Daniella Paglioni, é preciso reforçar a dose de tempos em tempos enquanto durar o pipocar de fogos e medicar o animal, no mínimo, 15 minutos antes do início do foguetório porque o efeito do remédio é curto.
No site do PEA – Projeto Esperança Animal (www.pea.org.br) destacamos os principais perigos e conseqüências dos fogos e recomendações adicionais bastante úteis para se colocar em prática por donos de cães, gatos e aves.

Os principais perigos e consequências dos fogos para os animais

Fugas, perdidos eles podem ser atropelados ou mesmo provocar acidentes.

Mortes, enforcando-se na própria coleira quando não conseguem rompê-la para fugir, ou mesmo ao tentarem passar por vãos pequenos. atirando-se de janelas, atravessando portas de vidro, batendo a cabeça contra paredes ou grades.

Ferimentos, quando atingido ou quando abocanham rojão achando que é algum objeto para brincar.

Traumas Emocionais, resultando na mudanças de temperamento para agressividade.

Ataques contra os próprios donos e outras pessoas.

Brigas com outros animais com os quais convivem inclusive.

Mutilações, no desespero de fugir atravessando grades e portões.

Convulsões (ataques epileptiformes).

Morte e alteração do ciclo reprodutor dos animais da fauna silvestre.

Afogamento em piscinas.

Quedas de andares e alturas superiores.

Aprisionamento indesejado em lugares de difícil acesso na tentativa de se protegerem.

Paradas cardiorrespiratórias.


Recomendações Gerais

Acomode os animais dentro de casa, em lugar onde possam se sentir em segurança, com iluminação suave e se possível um radio ligado com música.

Fechar portas e janelas para evitar fugas e acidentes fatais.

Para abafar o som, coloque cobertores pesados ou mesmo um colchão tampando a janela. Pode forrar o chão com cobertor e cobrir o bichinho com um edredom.

Forneça alimentos leves, pois distúrbios digestivos provocados pelo pânico podem matar (torção de estômago, por exemplo).

Procure um veterinário para sedar os animais no caso de não poder colocá-los para dentro de casa. Animais acorrentados acabam se enforcando em função do pânico.

Alguns veterinários aconselham o uso de tampões de algodão nos ouvidos que podem ser colocados minutos antes e tirados logo após os fogos. (o difícil é manter o animal com isso!!!!)

Recomendações específicas para donos de cães

Não deixe muitos cães juntos, pois, excitados pelo barulho, brigam até a morte. Tente deixá-los em quartos separados.

Antes da queima de fogos, leve seu animal para perto da tv ou de um aparelho de som e aumente aos poucos o volume de tal forma que ele se distraia e se acostume com um som alto. Assim não ficará tão assustado com o barulho intenso e inesperado dos fogos.

Recomendações específicas para donos de gatos

Escolha um quarto da casa que tenha uma cama e um armário e prepare para ser o quarto dos gatos no réveillon. Feche os gatos neste quarto a partir dos primeiros rojões e deixe-os lá. Deixá-los soltos aumenta o medo, a correria e o desespero, e eles acabam se enfiando em lugares como embaixo da máquina de lavar e da geladeira;

Para quem mora em casa, com gatos que tem acesso à rua, recolha os gatos antes do pôr-do-sol e feche-os da mesma maneira. Na rua é mais perigoso, pois, quando se assustarem, podem se perder. Além disso, podem ser alvo de maus-tratos.

Forme toquinhas para o gato se esconder, pode ser colocando cobertores ou edredon dentro dos armários, embaixo e em cima da cama

Água, comida e caixinha de areia devem ficar distribuídos estrategicamente pelo quarto, sempre encostados na parede, para que não sejam derrubados.

Retire qualquer coisa que possa ser derrubada, quebrada ou derramada.

Recomendações específicas para donos de aves

Cubra as gaiolas de pássaros e cheque cercados de cabras, galinhas etc.

RECOMENDAÇÃO ESPECIAL DO BICHOS DE COMPANHIA
Adoramos ver o céu colorido pelos fogos de artifício, mas apreciamos os artefatos com cores e luzes, sem barulho. Comemore, planeje, sonhe, abrace, beije, chore,reze, ore, agradeça, brinde, mas tenha a certeza de que a sua alegria não está colocando em risco a vida de seu cãopanheiro de quatro patas, os seus bichinhos de estimação que estiveram com você durante todo o ano que passou e vão continuar no novo ano. FELIZ 2011!

DICA: A homeopatia também se apresenta como alternativa para medicina veterinária. O problema que não é comum encontrar um vet que seja adepto a esse tipo de medicina alternativa. Mas quem usou, em geral recomenda. No blog Homeopatas tem uma matéria bacana sobre esta questão de medo de fogos e trovões. Vá lá.

quinta-feira, 30 de dezembro de 2010

ADOÇÃO URGENTE!

Essa é Tula ela foi atropelada e resgatada pela Maria Irene e esta comigo ,
ela é muito meiga , dengosa e nao é de latir ate hoje nao ouvi nenhum latido ela tem 3 meses esta vacinada e vermifugada e a Maria Irene se comprometeu de dar a castraçao dela na idade certa o meu tel é 33614468 ou 85502722 meu nome é fernanda ou pode falar com igor tb q é meu marido peço p poder me ajudar achar um bom adotante p ela ela merece ter uma familia q possa ama-la muito e dar muito carinho ... obrigada e bjs ass fernanda