quarta-feira, 8 de julho de 2009

Bolívia é o primeiro país no mundo a banir animais em circos

07/07/2009
)
A organização em prol dos animais Animal Defenders International (ADI) comemora a decisão do presidente da Bolívia Evo Morales de assinar uma nova lei que proíbe o uso de animais em circos. Após passar pelo Congresso com sucesso, o projeto chegou ao presidente e deverá entrar em vigor nas próximas semanas.Veja matéria completa na ANDA.

Para receber este boletim, escreva para gruposentiens-subscribe@yahoogrupos.com.br.

segunda-feira, 6 de julho de 2009

I Jornada Ecológica: Educação e Vida na Terra

Programa de Ensino, Pesquisa e Extensão "A tela e o texto" / Faculdade Letras UFMG promove:I Jornada Ecológica: Educação e Vida na Terra Programa e inscrições:
http://www.letras.ufmg.br/atelaeotexto/setorverde_noticias.html


-- "A grandeza de uma nação e o seu progresso moral podem ser medidos pelo modo como seus animais são tratados." MAHATMA GANDHI

"Quando o homem aprender a respeitar até o menor ser da criação, seja animal ou vegetal, ninguém precisará ensiná-lo a amar seus semelhantes". (Albert Schweitzer)

ÀJUDEM A QUEM ESTÁ AJUDANDO

D. Júlia, senhora idosa cuida de 2 netos, um bebê de meses e outro neto de 9 anos, além de 16 cães e 9 gatos.
Ela precisa doar, urgente, alguns cães pq eles brigam com os outros.
Por favor, vamos tentar ajudá-la.
Quem puder doar rações, produtos de limpeza, remédios...
Contato:Sendo de origem peruana e ainda falando muito embolado contatos serão feitos através de: Colette 3427 6754 (após às 18 horas)


"Espiritualmente, não seremos julgados pelo que temos mas pelo que fazemos com o que temos"

[gato negro colab] convite: exibição do doc. O Mundo Segundo a Monsanto e bate-papo no Ystilingue - BH

Sessão de filmes Gato Negro

Exibição do documentário "O Mundo Segundo a Monsanto" seguido de bate-papo.
O Mundo Segundo a Monsanto(Marie-Monique Robin, França, 2008, 108min, legendado)A diretora francesa Maria-Monique Robin baseou seu filme – e livro de mesmo título – na empresa Monsanto com sede em Saint-Louis (Missouri, EUA), que, em mais de um século de existência, foi fabricante do PCB (piraleno), o agente laranja usado como herbicida na guerra do Vietnã e de hormônios de aumento da produção do leite proibidos na Europa. O documentário destaca os perigos do crescimento exponencial das plantações de transgênicos que em 2007, cobriam 100 milhões de hectares com propriedades genéticas patenteadas em 90% pela Monsanto. A pesquisa durou três anos e a levou aos Estados Unidos e a países como Brasil, índia, Paraguai e México, comparando as virtudes proclamadas dos OGMs (Organismos Geneticamente Modificados) com a realidade de camponeses/as mergulhados/as pelas dívidas com a multinacional, de moradoras/es das imediações das plantações, pessoas que sofrem com problemas de saúde ou de variedades originais de grãos ameaçadas pelasespécies transgênicas.
E mais: Alimentos veganos da lanchonete Barata Vegana Banquinha do Gato Negro.
Dia 11 de julho, sábadoÀs 18hNo Espaço Ystilingue
Ed. Malerra, sobreloja 35 - Centro. Belo Horizonte . MG
Evento gratuito
*Contribuição sugerida voluntária de 2,00 para manutenção do Espaço Ystilingue.
Participe!!!
http://gato-negro.org

Flyer: http://files.getdropbox.com/u/222274/monsanto.jpg

domingo, 5 de julho de 2009

Mais notícias sobre a causa em BH

SOBRE A AUDIÊNCIA PÚBLICA

Em 30/06/09 houve a Audiência na Câmara dos Vereadores, CONTRA A COMERCIALIZAÇÃO DE ANIMAIS NO MERCADO CENTRAL-iniciativa da Vereadora do PCdoB Mª Lúcia Scarpelli assessorada pelos ativistas.
Compuseram a mesa representantes dos diversos órgãos ligados ao assunto:advogados, médico, veterinários, representantes de ONGS e o presidente do Mercado Central.
A princípio, na mudança de um plenário menor p/ um maior, ouvi insultos, deboches como “porque esse povo não vai lavar roupas” “cambada de gente que não tem o que fazer” ‘gente, guarde bem a cara deles” alguém fazendo gestos de uma mão socando a outra”,como ameaças.
Havia cerca de 50 trabalhadores da ala de venda dos animais e uns 40 ativistas e mais uns 8 compondo a mesa..Agradecemos a presença de todos.
Com a apresentação dos ativistas, componentes da mesa, quando quase todos elogiaram o bom comércio do MC, os bons preços, bons produtos e se disseram clientes de lá e apresentaram alternativas p/ outro comércio que não o de animais, os ânimos serenaram um pouco, inclusive, eles foram tirando o nariz de palhaço que puseram. Mas continuaram com apitos e exaltados.
Todos os defensores dos animais, expuseram muito bem seus argumentos.
A vereadora, como fundadora dos Procons mineiros, questionou o ressarcimento do tratamento dos cachorros que do MC saíram doentes e o advogado disse que c/ laudo médico, validade de um mês, há o ressarcimento.
A vereadora quer esclarecimento sobre isso p/ colocar na Rádio Itatiaia p/ que a população tome conhecimento.
A audiência começou às 9:30 e se alongou até às 13 hrs quando tivemos que retornar p/ o plenário, anterior, aí houve tumulto, os comerciantes estavam insatisfeitos com a vereadora, juntamente com o presidente do MC que estava, visivelmente alterado, foram pressionando a vereadora contra a parede.
A vereadora marcou nova audiência p/ agosto mas foi muito firme com eles e teve momentos em que seus argumentos foram ótimos como qdo eles perguntaram pq não proíbem a venda nos pet shops no entorno do MC.
Ela respondeu com outra pergunta? –Eles vendem alimentos?
O presidente, inflamado, parecendo estar seu emprego, em jogo, fez uma pergunta que me pareceu desesperada e ao mesmo tempo, achando que estão sendo perseguidos - e se não vendermos mais alimentos, poderemos comercializar animais?
Isso tudo após depoimentos de médicos infectologistas comprovarem a falta do sol no MC, influenciando na saúde de todos.
Inclusive os comerciantes responderam, ao ser acusados de jogarem ou abandonarem animais nos entornos do MC que são os donos dos Pet Shops ou pessoas que vão lá vender os animais que quando não são comprados, os proprietários abandonam, lá nas imediações.
Um argumento que devemos todos estar cientes p/ rebater é o seguinte: o presidente disse que em 5 dias conseguiram 8 mil assinaturas, À FAVOR DO COMÉRCIO mas a realidade é a seguinte: segundo o folder, distribuído no próprio MC lá passam, diariamente 28 mil pessoas e nos finais de semana 55 mil pessoas, então, 8 mil assinaturas, não representa o pensamento da maioria. Foi uma parcela ínfima que votou.
Todas as questões que nos incomodam, foram expostas. Achei válido o esforço e a discussão continuará.
À medida que forem aparecendo mais detalhes, irei repassando.
Algumas pessoas tiveram dificuldades de votar, NA NOSSA PETIÇÃO ON LINE, e na 3ª-feira haviam , SOMENTE,800 assinaturas.

-----------------------------------------------------------------------------------------
Relato do salvamento da Neguinha, cadela de porte médio que vivia com os mendigos da Praça do Calafate.

Sempre que podia eu cuidava dela inclusive c/ predinisona e antibiótico pq ela havia sido atropelada.
Alguns dias passei s/ vê-la pq caí em depressão. Qdo retornei, ela estava tendo convulsões constantes e achamos ser eplepsia.Sandra Rosa e Halbeni, grandes protetoras a levaram p/ a Clínica Amazonas,onde nosso amigo Leno e seus veterinários a acudiram.
Mas eles notaram que a medicação não fazia efeito até que perceberam: ela estava com sacos plásticos no estômago. Aí fizeram a retirada e agora ela está muito bem.
Vamos fazer o exame de leish, castrá-la e encaminhar / adoção.

Para pagarmos o tratamento e estadia estamos vendendo:
-Lindos cachecóis feitos por Halbeni-vendidos por Sandra Rosa
-caixas de madeira decoradas, TAM 20x20cm preço - 15,00
-as cx podem vir com licores, geléias, doces mineiros, tudo muito gostoso do ESPAÇO DA CACHAÇA DA SANDRA ROSA Av do Contorno, 7086 – B. Lurdes (em frente ao Hotel Mercure)Fone 3225 7045

Breve colocaremos as fotos.
NOS AJUDE A AJUDAR! ENCOMENDE E NÓS ENTREGAMOS EM SUA CASA. SE PUDER PAGAR NOSSA PASSAGEM DE IDA E VOLTA, FICAREMOS IMENSAMENTE AGRADECIDOS.
IMPORTANTE PARA OS QUE SOCORREM ANIMAIS DAS RUAS

Precisamos de respostas urgentes!
Nosso amigo que tem uma Clínica montada nos propõe um consórcio:
Exemplo: Vc paga uma mensalidade de 30,00 por mês, juntando 20 protetores e ele abriga e cuida de 15 animais de rua, por mês.
Gente, quem salva tantos animais e não tem onde colocar, pode ser uma boa opção.E faça a conta de quanto gastamos por mês.
Contatos: lenofrancisco@hotmail.com
Fones: 3313 7836 /9263 5880

----------------------------------------------------------------------------------------------
Colette –grande protetora- comprou um terreno c/ o sonho de ter um belo espaço p/ seus 15 cães de rua. Não conseguiu pagar as prestações, nem a construção. Quem quiser ajudá-la a construir ou a comprar é uma chácara de 2.500 m c/ uma casa em construção na ESTRADA DE ESMERALDA AO LADO DO CONDOMÍNIO TOPÁZIO
FONE – 3427 6754
Ela aceita Tb doação de ração.
CANÇÃO DE RODA, POLITICAMENTE CORRETA-DIVULGUEM
CANTEM PARA AS CRIANÇAS:

NÃO ATIRE O PAU NO GATO-TO
PORQUE ISSO-SO NÃO SE FAZ NÃO, NÃO
O GATINHo-NHO É NOSSO AMIGO-GO
NÃO DEVEMOS MALTRATAR OS ANIMAIS

“Nós somos uma raça miscigenada do índio, do caboclo, dos europeus e dos africanos. Somos discriminados perante outros povos, sofremos com isso, somos considerados raça inferior, 3º mundo; no entanto, queremos cães de raça pura junto conosco, em nosso carro, enfeitando nossas casas, exibindo-os aos outros. Mas o vira-lata é a nossa cara, miscigenado como nós, é o nosso símbolo nacional ! Então, por que tanto descaso, por que tanta crueldade, por que tanto abandono? Aí, só Freud explica.” Graça Leal Ladeira / Ativista Causa Animal BH

A dor de um passarinho

Aqui sua companheira foi machucada e a condição é fatal. Ela foi pega por um carro enquanto voava baixo em uma rua.

Agora ele traz comida para ela e a atende com amor e compaixão.

E trouxe comida novamente, mas ficou chocado ao encontrá-la morta. Tentou move-la...um esforço raramente visto entre andorinhas!!!


Mas percebe que sua querida esta morta e que nunca mais voltará para ele... Ele chora tristemente a perda de seu adorado amor...

Permaneceu ao lado dela tristemente em sua morte...

Finalmente, consciente de que ela não retornaria jamais, permaneceu por algum tempo ao lado de seu corpo com tristeza.

Milhões de pessoas choraram depois de ver estas fotos nos EUA e Europa, e até mesmo na India.

Dizem que o fotógrafo vendeu essas fotos por um certo valor ao mais famoso jornal da França. Publicadas, naquele dia toda a edição foi vendida.

E muitas pessoas ainda pensam que os animais não tem cérebro ou sentimentos...
-------------------------------------------------------------------------------------------

PROGRAMINHA >04/07/09- Jornal Hoje em Dia

Prosa com gosto de poesia em Como Criar Passarinho
Beth BarraEditora

Pássaros têm asas, por isso voam. E algumas espécies costumam migrar seguindo o vento das estações. Por isso, as pessoas costumam associar liberdade a passarinho, que por sua natureza viaja mais do que os humanos
.
Em Para Criar Passarinho, Bartolomeu Campos de Queiros apresenta aos leitores a necessidade de deixar sem gaiolas os pássaros, além da urgência de aprendermos a perceber a exuberância da natureza.
O livro do escritor mineiro é uma prosa-poema de amor à liberdade. Dos pássaros e de gente.
O autor fala da necessidade de se apurar a audição para ouvir cantos, que, muitas vezes, podem se perder em meio aos sons da cidade. Necessário, só o desejo de tê-los, fugazmente, na palma das mãos. E olhar o céu para depois prestar atenção aos fios dos postes, onde costumam se apresentar em orquestra, enfeitando a tarde.
Com sua prosa-poema, Bartolomeu vai cutucando o leitor, indicando que pássaro deve ser criado solto, sem gaiolas, e que nos cabe respeitar sua vocação de viajante, por mais que nos encante pelas cores, pelo performance do bater de asas, pelo canto. Criar passarinho é obra da natureza, eis o recado do autor.
Trecho
“Para criar passarinho é preciso ter ao alcance das mãos a linha do horizonte para escrever poesia para passarinhos cantarem. E isso se torna possível soltando o olhar para o bem depois das montanhas, dos mares, deixando o carinho murmurar rascunho de poema...”
autorbartolomeu campos queiros
ilustraçõesguto lacaz
editoraglobal
40 páginas
R$ 27,00
-----------------------------------------------------------------------------------------------
Pombos e andorinhas...
"Um pombo tinto de sangue
Vem pousar no meu jardim
E eu pergunto ao pombo exangue:
Por que tu sangras assim?
-Vi pisando um chão de brasas
Um homem sobre uma cruz
E cobri com minhas asas
Este sangue é de Jesus!
Uma andorinha na trave
vem pousar no meu beiral
E eu pergunto:-por que ave
Traz no bico um coral?
- Não é coral o que
No meu bico reluz
É um simples espinho arrancado
Da coroa de Jesus
E os homens, almas daninhas
Vivem matando,que horror!
Os pombos e andorinhas
De Jesus, Nosso Senhor!
Essa poesia e tantas outras me foram ensinadas por minha mãe.É assim que aprendíamos a respeitar os seres vivos despertando em nós, essa sensibilidade que nos faz, lutar contra o sofrimento e pela libertação de todo ser vivente.
-------------------------------------------------------------------------------------------------