sexta-feira, 9 de janeiro de 2009

Entrevista com o Presidente da Eslovênia



"O vegetarianismo aumentaria a chance de sobrevida da humanidade a longo prazo."
Dr. Janez Drnovšek, Presidente da República da Eslovênia, fala sobre vegetarianismo e direito dos animais.



Em toda a história da humanidade houve apenas alguns notáveis estadistas que eram vegetarianos e que se posicionaram de forma séria a respeito dos direitos dos animais. Ainda hoje existem muitos poucos. A Eslovênia é uma das poucas luzes que brilham no presente mundo da politica.

Ao dar esta entrevista, o presidente Dr. Janez Drnovšek apelou pela primeira vez aos povos para que comecem a pensar a respeito da inimaginável brutalidade que o homem infligi contra os animais.

Damjan Likar, editor chefe da revista da Eslovênia "Liberação Animal" entrevistou o Dr. Drnovšek no dia 15 de dezembro de 2005, em Brdo, perto de Kranj/Eslovênia. Por favor, veja a reportagem completa.

Pergunta: Por que o sr. se tornou vegetariano e que mudanças o sr. notou como resultado?
Resposta: Porque eu sinto que a comida vegetariana é melhor, de melhor qualidade. Nós comemos carne porque é esta a forma como fomos educados.. Já sou vegetariano faz alguns anos e só recentemente me tornei vegano, o que significa que não tomo leite, não consumo laticínios ou ovos. Ainda assim sobra muita coisa, uma boa variedade de alimentos vegetais suficientes para as nossas necessidades. Dei este passo seguindo um sentimento interior. Algumas pessoas acreditam que a alimentação vegana é muito limitada e chata, o que não é verdade. Ela pode ser muito variada.

Pergunta: A razão principal para a mudança de sua dieta alimentar foi a doença séria que o sr. teve há alguns anos?
Resposta: Foi quando eu comecei a mudar gradativamente. O primeiro passo foi evitar a carne vermelha, depois as aves e finalmente os peixes.

Pergunta: Depois de mudar para a alimentação vegetariana o sr. se sentiu melhor, mais saudável?
Resposta: Me sinto ótimo – dizem que tenho energia até demais.

Pergunta: No Dia Mundial de Proteção aos animais (4 de outubro) o sr. convidou membros da "Sociedade para a Liberação dos Animais) e seus direitos para discussões. O que foi discutido?
Resposta: Eu os convidei principalmente para tentar passar esta mensagem ao público em geral e também que coincidisse com o dia de hoje. Nem sempre entendemos como nós tratamos os animais, como lidamos com eles. São criaturas vivas. Como eu disse, as pessoas tem esta idéia padrão de comportamento em relação aos animais com o resultado de muito raramente se questionarem do que estão causando. Se pararmos por um momento para pensar na maneira de como lidamos com eles e qual o impacto resultante no mundo animal, poderíamos dizer que não fomos nada humanos. Pense em todos os matadouros e na produção de bife e de aves onde as condições para os animais são impossíveis. Freqüentemente os animais são transportados em caminhões sem água, o que é extremamente cruel. Não que as pessoas sejam más, elas simplesmente não pensam nisso. Quando o produto final está na frente delas num prato, elas não pensam no que aconteceu e como ele chegou até este estágio.

Pergunta: Então o sr. decidiu se tornar vegetariano também por razões éticas?
Resposta: A ética é parte da razão; a outra é que os seres humanos não necessitam de carne. É a forma padronizada de pensar que nos foi imbuída. Realmente é difícil de mudar da noite para o dia, mas pode ser conseguido gradualmente. Foi assim que eu consegui.

Pergunta: O sr. disse na mídia ser contra o enorme subsidio à pecuária. Qual seria a razão para isto?
Resposta: Acredito que seja idiotice da União Européia ter como prioridade subsidiar cem por cento a agricultura e especialmente a pecuária. O fato da União Européia subsidiar maciçamente a produção de carnes e de aves é realmente o principal obstáculo, do ponto de vista ético. Não é apenas isso, mas também do ponto de vista nutricional. Somos freqüentemente lembrados pela natureza i.e. a doença da vaca louca, recentemente a febre suína e a gripe aviária. É óbvio que alguma coisa não está andando como devia, que algo está desequilibrando a natureza, e isto deveria ser um aviso para todos nós.

Pergunta: Os produtos vegetarianos à venda nas lojas são mais caros do que os produtos animais, o que não encoraja as pessoas a adquirirem produtos mais saudáveis. O sr. acha que se pararia de consumir carne caso a opção vegetariana fosse mais barata?
Resposta: Isso também é um fator, embora eu acredite que a razão principal seja a conscientizaçã o das pessoas. É uma questão de conscientizar as pessoas do que está ocorrendo e que elas são parte deste todo. Eu acho que é aí que está a chave. O que por conseguinte levaria a mudanças na política i.e. política da agricultura, subsídios e objetivos futuros. Em vez de usar enormes recursos para a produção em massa de carne deveríamos usá-los para a agricultura orgânica de cereais, grãos, frutas e seus derivados. Isto certamente seria uma atitude mais gentil com a natureza uma vez que a produção orgânica não utiliza fertilizantes químicos nem aditivos. Resultado: Estes elementos não iriam poluir o meio ambiente nem teríamos aditivos químicos nos alimentos. Consumimos esses produtos químicos todos os dias e eles são prejudiciais à saúde. Mas atrás disso tudo estão os interesses das grandes empresas, lobbies, lucros enormes que movem esses conglomerados da indústria da alimentação. Contudo, acredito que a conscientizaçã o das pessoas continua aumentando no nosso país e na Comunidade Européia. As pessoas estão mais e mais procurando alternativas naturais; elas estão se virando para a natureza, se tornando mais conscientes dos problemas relacionados aos animais e seus produtos.

Pergunta: Com base nas suas próprias experiências o sr. recomendaria às pessoas experimentarem o vegetarianismo?
Resposta: Se eu sou, não vejo nenhuma razão para não recomendá-lo aos outros. Como eu disse, não tenho reclamações a fazer; tenho mais energia de que preciso. Assim sendo, sou prova viva que se pode sobreviver sem carne e seus derivados.

Pergunta: Como o sr. vê o fato de todos nós termos de contribuir igualmente para o sistema previdenciário? É de conhecimento geral que os vegetarianos são bem mais saudáveis e portanto não usam a previdência freqüentemente.
Resposta: Este é um problema mais amplo; todo conceito poderia ser diferente. Não acho que este seja uma questão válida porque acredito de devia haver uma certa solidariedade, onde pessoas saudáveis ajudam aquelas que não estejam bem. Porém também é verdade que todos são responsáveis pela sua própria saúde. Se consumirmos menos alimentos prejudiciais, estaremos diminuindo consideravelmente o peso sob o sistema previdenciário. É claro que isto não interessa a todos. O que aconteceria à indústria farmacêutica, às grandes multinacionais que fazem bilhões as custas dos doentes?

Pergunta: Como o sr. vê a caça?
Resposta: Caçar no sentido de matar animais, como um esporte, certamente não é ético. Se o sr. se refere ao segmento da caça que cuida do meio ambiente natural e de animais selvagens, como por exemplo, lhes fornecendo alimento durante o inverno – é muito útil. Caça, que por definição é somente perseguir e matar animais, é evidentemente, completamente anti-ético.

Pergunta: Qual a sua opinião sobre testes em animais?
Resposta: Este é um dilema bem conhecido que esteve em destaque na política européia e da Grã-Bretanha. Você deve perguntar-se a si mesmo se você gostaria de ser objeto de tais testes. Durante a segunda guerra mundial meu pai esteve preso num campo de concentração em Dachau, onde foi submetido a este tipo de experimentos juntamente com milhares de outros prisioneiros. Ele não gostou nem um pouco. Alguns iriam dizer que é necessário para o progresso da ciência, porém tenho certeza que na maioria dos casos, métodos alternativos podem ser utilizados sem que se usem animais para testes.

Pergunta: De onde o sr. acha que se origina esse tratamento brutal dispensado aos animais.
Resposta: Vem do baixo nível de conscientizaçã o das pessoas.

Pergunta: E historicamente?
Resposta: É difícil apontar o momento exato da história. É uma questão de respeitar a vida em geral. Animais são criaturas vivas com sentimentos. Todos aqueles que tem um animal doméstico ou um bicho de estimação sabe que animais têm sentimentos.
As religiões falam freqüentemente do respeito à vida, mas somente a vida humana e às vezes nem esta. Contemplando a Idade Média, os católicos proclamaram por um longo período que os Índios Pele Vermelha, escravizados pelos espanhóis e portugueses não possuíam alma. Isto significa que eles não eram tratados como criaturas vivas com sentimentos. Depois mudaram de idéia proclamando que os negros não tinham alma. Seguiram-se séculos de escravidão negra. Tudo isso aconteceu com a benção da Igreja. Hoje ninguém mais aceita isso. Podemos ver como a consciência histórica das pessoas está mudando, apesar da oposição de algumas instituições em períodos diferentes.

Pergunta: É quase Natal. Para milhões de pessoas é uma época de felicidade, amor e paz. Para milhões de amimais é uma época de extrema crueldade e matança, para que as nossas mesas possam estar fartas de carcaças. E tudo isso para celebrar o nascimento de um homem que amava animais, protegia-os e não os matava. Qual sua visão sobre isto?
Resposta: Jesus viraria na cova ao saber que uma matança em massa de animais estaria em andamento a cada ano em seu nome. Sua libertação está baseada no respeito absoluto pela vida e é muito difícil imaginar que ele aceitaria que milhões de criaturas vivas seriam mortas em sua honra.

Pergunta: O sr. tem consciência de que todos os vegetarianos (incluindo o senhor) são amaldiçoados pela Igreja e condenados ao inferno eterno?
Resposta: Felizmente não está na mão destas pessoas a decisão de quem vai e de quem não vai para o inferno.

Pergunta: Todos os lideres mundiais sempre enfatizam seu empenho pela paz mundial. O sr. acha que a paz está de alguma forma conectada ao nosso relacionamento com os animais e a nossa nutrição sem a necessidade de matar? Tolstoi disse "Enquanto houver abatedouros haverá guerras".
Resposta: Se a consciência de uma pessoa for altamente desenvolvida, ela não matará nem será cruel para com os animais. Você não espera que alguém assim vá para a guerra ou que mate por lucro. Pessoas que não matam e não se alimentam de animais tem uma chance maior de achar um meio de viver em paz e harmonia. Tudo está interconectado na consciência. Num nível mais elevado uma coisa vem com a outra. É na conscientizaçã o das pessoas que está a chave.

Pergunta: Como que os políticos vêem isto?
Resposta: Os políticos não têm mais consciência disso do que a maioria das pessoas. Tenho notado que em muitos casos pessoas comuns estão à frente dos políticos. Vemos muitas organizações não governamentais patrocinando causas que não são prioridades dos governos. Seja na nossa forma de lidar com animais, meio ambiente ou mudanças climáticas. Essa iniciativa para mudar vem de pessoas comuns da sociedade.
Quando a massa crítica da sociedade aceita uma idéia, quando a maioria do povo espera e exige mudanças, os políticos responderão. Infelizmente, os políticos não são os que encorajam as pessoas a se conscientizarem, ao contrário, eles seguem a opinião pública do momento. Quando eles percebem perda de apoio popular eles reavaliam suas prioridades.

Pergunta: Tolstoy é apenas uma das "grandes mentes" da humanidade, que falava publicamente em favor do vagetarianismo. Deixe-me nomear alguns poucos: Pitágoras, Leonardo da Vinci, Nikola Tesla, Albert Einstein e Mahatma Gandi.... Essas pessoas são reconhecidas pelos seus grandes trabalhos e realizações, são freqüentemente citados em reconhecimento a sua genialidade. Por que o senhor acha que a humanidade não quer ouvir falar sobre animais e vegetarianismo destas grandes mentes, como por exemplo esta ousada afirmação de Albert Einstein "Nada aumentará de forma tão significativa nossas chances de sobreviver na Terra do que mudar para uma alimentação vegetariana". Como o sr. comentaria esta citação do gênio da física?
Resposta: Certamente as chances de sobrevida da humanidade aumentaria à longo prazo. Tudo está conectado. Melhor qualidade dos alimentos está de alguma forma ligada com um nível mais alto de conscientizaçã o. É um processo paralelo – se podemos alcançar um podemos alcançar o outro.
Entretanto, não seria razoável esperar de um povo com baixo nível de conscientizaçã o, que é cruel para com os animais, que acabe com as guerras, que pare de manipular os outros, que ajude a erradicar a pobreza mundial.
Em suma, enquanto o nível de conscientizaçã o for baixo, todos os desacordos do mundo de hoje continuarão e possivelmente aumentarão a ponto de aniquilar a espécie humana.

Pergunta: Existem pessoas que se dizem amantes dos animais, mas ao mesmo tempo comem carne. Será que elas realmente podem amar os animais?
Resposta: Eu acho que as pessoas amam os animais, seus bichos de estimação, mas de alguma forma automática comem outros animais. Se elas tivessem de abater uma vaca para ter um bife, pensariam duas vezes. Os produtos feitos de carne são tão alterados na sua aparência que as pessoas não os associam com verdadeiros animais.

Pergunta: Algumas senhoras usam peles de animais no inverno. Como o sr. vê esta indústria da moda?
Resposta: Mais uma vez se trata da conscientizaçã o das pessoas. Elas aceitam com freqüência e automaticamente os comportamentos padrões sem questioná-los. Somente quando você questiona algo, você pode mudar seu ponto de vista e se tornar mais consciente do que você está comprando.

Pergunta: Onde se obtém o direito de abate, de encarcerar e torturar animais e ao mesmo tempo exigir paz e todos os direitos para si mesmos? Isto está sancionado na constituição?
Resposta: Isto não está sancionado desta maneira, claro que os advogados e legisladores lhe dirão que não é proibido; porém, na verdade assume-se que seja legítimo.

Pergunta: Ouvi de uma fonte extra-oficial que até seu cachorro Brodi é vegetariano. É verdade?
Resposta: Você está bem informado. Melhor perguntar a ele pessoalmente. Não estou autorizado a responder em seu nome (rindo).

Traduzido por Joseph Skilnik

segunda-feira, 5 de janeiro de 2009

1 SACO DE RAÇÃO NÃO DURA 15 ANOS

"Este é um pedido que há muito tempo gostaria de escrever e o tempo sempre faltava. Quando não faltava o tempo, as idéias fugiam...
Vamos ver se agora vai...
(Não é para ninguém em específico, mas deve caber como luva em muita gente).


Gostaria que vocês lessem, pois esse texto vai ser a página principal do meu site. Aceito sugestões para melhorá-lo!

Mitos e verdades que você precisa saber antes de pedir "ajuda" a um protetor:

-Não existe "Associação de Proteção Animal". Ao menos não é da maneira que você pensa que seja.
Existem abrigos, e sem exceção todos eles estão lotados, com animais presos, em canis super lotados, confinados. A fome rondando a porta.
A falta de recursos como moradora... O governo não ajuda esses locais.
O Bill Gates não ajuda esses locais.
É com dinheiro como o SEU que estes locais são mantidos. Dinheiro que precisa ser ganho de alguma forma. Ele não cai do céu;
Portanto esse local "mágico" só existe no seu imaginário.
Se houvesse tal lugar, não haveriam bichos jogados na rua.

O único local que coleta TODOS os animais que você solicitar é o Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) ou se você preferir, o nome popular: CARROCINHA.
São recolhidos aqui, ali, acolá, nas pequenas e grandes cidades e são eutanasiados em 3 dias. Eutanásia é um nome bonitinho para ABATE.
Depois os corpos são levados para um aterro, VALA COMUM, entende?


- "Alguém teria um espacinho? Eu dou a ração"!

Espacinho pode ser a sala da sua casa!!!!
Que tipo de casa você pensa que vive um protetor? Diferente da sua?????
O cachorro faria sujeira e bagunça na sua casa? Ele faz na minha também!
Seu marido não gosta? O meu também não!
Você tem filhos? Eu também!
Eu sou um ser humano igualzinho a você, não tenho super poderes...
E não é só de ração que vive um bicho.
Precisam de remédios, de panos para deitarem, de produtos de limpeza;viverem num ambiente sadio, precisam de banhos, de remédios para pulgas, de água para lavarem onde vivem, de alguém que cuide deles... E DE TEMPO e PACIENCIA!
De onde você tira que seu tempo é mais precioso que o meu???

- Protetor não tem problemas!?

Antes de pedir QUALQUER FAVOR a um protetor, leia isso...

- Tenho família, meus parentes adoecem, minha filha vai a escola, eu vou ao mercado, eu gosto de ter uma casa limpa e arrumada...
Eu sou igual a você, com a diferença que eu ponho a mão na massa em quanto você põe a mão na cintura.
Se for pedir para um protetor te "ajudar" com um bicho, lembre-se que ele está ajudando VOCE; VOCÊ que viu o animal.

Todo protetor já tem em media 5 a 10 animais em casa.
Será que é justo você persuadir, insistir, apelar emocionalmente para que essa pessoa leve mais um para casa?

Um que vai criar desequilíbrio, brigas, latidos, problemas com vizinhos....
Você pensa quem é que vai pagar a conta do veterinário? Ou acha que protetor tem isso de graça também???

Leve VOCÊ o bicho para a sua casa! Impossível que você não tenha um "espacinho", um "cantinho"... E não me venha com essa historia de não posso porque isso ou aquilo.
Quando a gente quer, sempre pode.
Levamos a vida passando por desafios e ultrapassando limites.
Se você realmente quiser você pode!
Não empurre seu problema para mim!
Não empurre para outro protetor
!

Se ainda sim pedir ajuda a um protetor, lembre-se que aquele animal é SUA RESPONSABILIDADE ENQUANTO ELE VIVER e não só nos dois primeiros meses. Ele deve ser sua primeira obrigação, e não "se sobrar uns trocos do seu salário".
É obrigação, responsabilidade para sempre!
Doar esse animal para uma boa família deve ser sua meta e objetivo de vida!

Esse protetor deve receber tudo que solicitar para o animal, desde alimento (não seja mesquinho, a ponto de calcular quanto o bicho come... se acha que o safado sem vergonha do protetor está "desviando sua ração" leve ele para sua casa e controle pessoalmente ) remédios, vacina, castração, banhos e tudo mais.
Tudo por sua conta. Sem chorar, demorar ou reclamar.

Outras considerações:

- Carro de protetor:
Suja e fede se o bicho vomitar, urinar ou defecar IGUALZINHO O SEU.
Quem disse para você que protetor gosta de ter bancos rasgados e cobertos de pelo?

Também gasta combustível, óleo, manutenção, igual o seu.

- Fins de semana, feriados e direito a descanso
Nós também gostamos e precisamos.
Feiras de adoção são cansativas.
Vá você também ajudar levar seu animal para doar, limpar coco e agüentar adotante sem noção. Lembre-se, o interesse de doar deve ser seu acima de tudo!

Se você não tem dinheiro, não tem carro, não pode dar ração, não pode pagar tratamento, não tem tempo para ir a feiras, não pode fazer uma rifa para bancar, não pode pagar hotel, não pode levar no seu carro, não pode levar para sua casa, ou para a casa da sua tia, não pode buscar adotantes, não pode ser voluntário, não pode doar NADA DE VOCÊ em prol da causa, faz um favor? SAI FORA!
Pare de empurrar novos casos para as listas, apelando para o nosso emocional, já tão abalado por tantos problemas.

Se vira, engole a seco!

Tem milhares de animais abandonados pela cidade. Não podemos salvar todos. Não repasse mais um problema.

Nós sabemos bem quem trabalha na causa e esta no sufoco no momento e quem só joga bomba para os outros resolverem. Não somos bobinhos. Nos conhecemos, nos ajudamos. Sabemos quem é quem aqui, pode ter certeza.

Provavelmente você não sabe disso, mas a porcaria do e-mail
chantagista que você passou jogando um caso na lista,TIRA O MEU SONO, TIRA MINHA PAZ. A minha e de todos os protetores da lista.

A gente fica mal, se deprime...
Não repasse mais, não peça mais!

Se não pode fazer NADA por esse bicho, depois de ler tudo que escrevi, ao menos tenha a decência de se calar.( 26/11/2007)"


O CÃO VAN GOGH


GENTE, ACESSE O SITE: WWW.SOSVIDAANIMAL.COM.BR E VEJAM O VÍDEO DO CÃO
VAN GOGH.
É IMPRESSIONANTE VOCÊ VER EM QUE ESTADO ESTE CÃO FOI SOCORRIDO

PELOS ANJOS PROTETORES, DESSA ONG.
SOCORRIDO A TEMPO,TRATADO POR COMPETENTES PROFISSIONAIS E COM MUITO CARINHO, VEJA DEPOIS COMO ELE ESTÁ SE RECUPERANDO.
GRAÇAS A DEUS, CADA VEZ MAIS AUMENTA O Nº DE PESSOAS COM A CONSCIÊNCIA DE SALVAR VIDAS.
MAS TODO ESSE TRABALHO É DISPENDIOSO E SÓ É POSSÍVEL SE COMPARTILHADO. PORTANTO, AJUDE SEMPRE DOANDO REMÉDIOS,RAÇÕES,DINHEIRO E PRODUTOS DE LIMPEZA.PRÓXIMO A VOCÊ HÁ SEMPRE UM PROTETOR OU ANIMAL NECESSITADO
.
LEMBRE-SE NADA NA VIDA ACONTECE POR ACASO.SE O ANIMAL ESTÁ NO SEU CAMINHO É PARA VC REFLETIR SOBRE A MENSAGEM QUE A VIDA ESTÁ LHE PASSANDO. NÃO A IGNORE
.
NÃO COLOQUE NAS COSTAS DE OUTROS O COMPROMISSO QUE É SEU.
NÃO BASTA SÓ TER COMPAIXÃO É PRECISO TAMBÉM DE AÇÃO.

GELÉIAS E LICORES DELICIOSOS!

Gente, comi uma geléia de jabuticaba deliciosa e o licor então, nem se fala.
É do Espaço da Cachaça-Av. do Contorno, 7068 em frente ao Hotel Mercure
próximo ao Estadual Central.Fone: 3225 7045 Lá você encontra variedade de licores e doces mineiros
com lindas embalagens para presentes além do ótimo atendimento de nossa amiga
e grande protetora dos animais, Sandra Rosa.Ela ,há 30 anos, cuida de todo animal que precisa de ajuda. Vale a pena conferir e prestigiar!

NESTAS FÉRIAS SALVE/ADOTE UM ANIMAL!

É MUITO BICHO ABANDONADO!AJUDEM-NOS A SALVÁ-LOS!
CONSULTEM O WWW.GUIAVEGANO.COM ONDE ENCONTRARÃO VÁRIOS
ANIMAIS PARA SEREM ADOTADOS.VOCÊ JÁ SALVOU UM ANIMAL?

" Enquanto eu souber que em algum
lugar há um animal abandonado
dependendo de minha ajuda,
minha consciência não me deixa ser feliz."

FÉRIAS-AUMENTAM OS ABANDONOS. AJUDEM, POR FAVOR!


Gente, a Náira me ligou agora desesperada, falando q uma mulher proxima dela jogou num lote uma gata com seus filhotes recem nascidos...
Ela me pediu ajuda, mas a minha casa tá cheia, nao tenho, realmente, espaço pra pegar essa gata com esses fihotes...
A ligacao foi mto rapida,nao sei informar qtos filhotes sao.
Peço entao, que quem puder ajudar, ligue pra Náira...ela ta louca, sem saber o que fazer...Na casa dela, ela colocou mais tres cachorros essa semana, e como ela mora com a mae, e mae já pediu pra ela sair com os cachorros...a situaçõ dela é realmente desesperador...
O tel da Náira é: 8513-0813
abraços
Bruna Bueno