quinta-feira, 13 de fevereiro de 2020

Menos Paulo Freire, menos ideologia na educação






Engenheiro eletricista graduado na Universidade Federal do RS e assessor parlamentar na Câmara dos Deputados



A veneração de Paulo Freire e sua estampagem como o patrono da educação brasileira é talvez uma das boas explicações de por que o ensino do país chegou à condição que se encontra nos dias de hoje.

Temos um desempenho sofrível em avaliações internacionais, como o Pisa, que constata que 70% dos jovens brasileiros não sabem o básico de matemática. Em leitura e ciências, pelo menos metade dos estudantes não alcançam níveis mínimos de proficiência. É este o produto da má gestão dos recursos, mas também da ideologização que tomou conta da educação brasileira.

Paulo Freire é um ideólogo de esquerda que transformou a obra comunista de Karl Marx na “pedagogia do oprimido”.

Marx acreditava na existência de duas classes de pessoas, os opressores e os oprimidos. A ideologia de esquerda é um conto narrativo que se baseia neste devaneio. Seriam os opressores os detentores do capital e dos meios de produção versus a classe operária. Esta é a base de todo o seu pensamento socialista e a justificativa para a revolução sangrenta de tomada de poder. Segundo Marx, não haveria forma de romper com este ordenamento da sociedade e o capitalismo deveria ser combatido pela revolução do proletariado, bem como suas instituições – principalmente a mais fundamental: a família – custe o que custasse. Este pensamento permite relativizar a verdade – e a realidade -, uma vez que tudo que viesse a confrontar os interesses do proletariado seria obra da classe opressora.

O capitalismo desenvolveu-se naturalmente e colocou abaixo todos estes conceitos; Marx foi refutado pela realidade e por economistas, como o liberal austríaco Ludwig Von Mises. Acontece que este pensamento serve para a dominação da sociedade, a educação e a cultura sempre foram ferramentas nas mãos de totalitários para este fim.

Não por acaso, dizia Freire, que a educação deveria estar a serviço da revolução, que a família era parte do aparato opressor e que o comunista assassino Che Guevara era símbolo de amor.

O pensamento revolucionário levou desgraça a países ricos como Cuba e Venezuela. E a educação sempre foi a primeira a ser utilizada como ferramenta pelos verdadeiros opressores: os tiranos que tomaram o Estado. Não há símbolo maior do fracasso educacional brasileiro do que o culto ao patrono de uma educação que não ensina, carregada de ideologia socialista, que prega a segregação da sociedade e tem por fim uma revolução comunista.

quarta-feira, 12 de fevereiro de 2020

Fim humilhante. A importância zero da ex-presidente mais arrogante e prepotente da história do país






A ex-presidente Dilma Rousseff bem que tem tentado enfrentar toda sua decadência mantendo uma certa fleuma de ex-presidente que ainda é capaz de opinar nos destinos do país. Mas a realidade tem sido mais dura do que ela esperava e há cada vez menos pessoas dispostas a ouvir o que a petista tem a dizer. Mesmo dentro de seu partido, Dilma não tem mais espaço nas mesas diretoras ou na tomada de decisões. Não é mais convidada para eventos entre seus correligionários e foi completamente banida da vida partidária. O PT por sua vez tem outras preocupações bem mais imediatas e não quer que a já combalida imagem do partido seja "contaminada" por toda negatividade que Dilma passou a representar no país de 13 milhões de desempregados.


De fato, não faltam razões para que todos queiram manter distância da ex-presidente. Segundo sondagens internas do próprio PT, Dilma hoje é vista como a pessoa mais arrogante e, ao mesmo tempo incompetente, que já ocupou o Palácio do Planalto. Poucos políticos tiveram um fim tão meteórico em toda a história do país. Collor partiu para o isolamento por livre e espontânea vontade, pois sabia que cairia no ostracismo no dia seguinte ao impeachment. Já Dilma ainda tenta se inserir, sem sucesso, na vida política do país.


A situação de Dilma chegou a um ponto degradante mesmo antes de ter seu mandato cassado. Por questões de segurança, a petista ficou praticamente detida no Palácio da Alvorada por vários meses, até a conclusão do processo de impeachment. O temor do gabinete da Presidência da República era o de que ela sofresse algum ataque, tamanho era o repúdio popular contra a petista naqueles dias sombrios.

 
Atualmente, Dilma está praticamente abandonada à própria sorte pela maioria de seus antigos aliados. Traída por ex-ministros e auxiliares, a petista vive praticamente isolada dos debates no país e se comunica através das redes sociais e pequenas rádios do interior e blogs saudosos do dinheiro do contribuinte.

 
Não demorou muito tempo para que Dilma Rousseff se tornasse uma mera sombra esmaecida daquilo que foi um dia: arrogante, pretensiosa e mandona. Os ex-funcionários que a serviam em Brasília são unânimes em afirmar que se sentem aliviados por terem se livrado do jugo da petista. Dilma era tirana e se comportava como uma rainha do mal, que gostava de impor humilhações aos que eram colocados a seu serviço.

 
O desprestígio político é proporcional ao repúdio popular. A situação de Dilma nos dias de hoje é tão degradante que a petista não consegue mais encontros com pessoas da vida pública. Poucos se arriscam a visitá-la e quando o fazem, exigem sigilo e nada de fotos.

 
A situação não é diferente no exterior. Dilma passou cerca de quinze dias na Europa, às custas do contribuinte, mas não conseguiu ser recebida por nenhum chefe ou ex-chefe de Estado. A petista passou pela Espanha, França e Itália sem conseguir ser recebida por nenhuma autoridade local. O máximo que conseguiu foi um encontro rápido com uma obscura senadora francesa do inexpressivo Partido Comunista Francês.

 
No Brasil, Dilma avança inexoravelmente para o ostracismo político na mesma proporção que conquista as manchetes policiais e, justamente por este motivo, ainda não pode ser considerada um cachorro morto na beira da estrada. A petista ainda deve chamar muita atenção quando começar a se tornar alvo de uma série de processos sobre corrupção e lavagem de dinheiro nos próximos meses.

 
Isso faz com que cada vez mais pessoas procurem mantes distância de Dilma. Até mesmo oportunistas como João Pedro Stédile (MST), Carina Vitral (UNE) e Vagner Freitas (CUT) já não querem mais ser vistos ao lado da petista e até se tornaram críticos de seu governo. É claro que nenhum destes citados jamais possuiu algum compromisso com a luta de classes, mas sim com o projeto de poder do PT. Entretanto, até eles precisam criticar Dilma para não se prejudicarem perante os movimentos que representam.

 
Em seu partido, o PT, Dilma é repudiada e apontada como a principal responsável pelo fim do sonho de um projeto de poder duradouro. Mesmo os blogs, jornalistas e meios de comunicação se veem numa situação ridícula, por serem forçados a admitir que a incompetência, inépcia e arrogância de Dilma foram os principais fatores que conduziram o pais ao caos político e econômico da atualidade.

 
Nem mesmo os artistas petistas se arriscam a defendê-la abertamente. Dilma enfrenta dias bem distantes daqueles em que reinava absoluta, fiando na certeza de que o Brasil e as instituições não estariam dispostas a bancar um outro processo de impeachment após o de Fernando Color. Ela pagou para ver e deu no que deu.

 
Dilma é responsável por um feito inédito: fracassou em sua relação com a direita e destruiu a esquerda do país. O abatimento e a ausência de uma frase que faça algum sentido comprova que a petista é apenas um passo triste perdido na história.




terça-feira, 11 de fevereiro de 2020

CORRUPÇÃO NO DIREITO DE APRENDER E ENSINAR



 Estamos falando da pasta mais corrupta e deficiente que temos.
Por Professores Conservadores Do Brasil.
TL Sandra Dantes =Poderíamos estar falando também do monopólio da indústria dos livros didáticos, da máquina possante dos cargos comissionados, das palestras sem conteúdo pedagógico, da progressão automática, das formações tecnicamente fracas, do comércio de diplomas, do controle da esquerda nas universidades e também nas escolas básicas e grupos escolares municipais, do total abandono das escolas estaduais, da falta de material físico e humano para apoiar o trabalho dos professores em sala de aula, da inclusão que na prática não acontece, do excesso de poder nas Secretarias de Educação nos municípios, das licitações direcionadas de uniformes, transportes, obras e reformas, mobiliário, livros didáticos, merendas e material escolar, das salas superlotadas, mesmos nas séries iniciais, o absurdo do instituto do letramento anteceder à alfabetização, das péssimas condições estruturais dos prédios, das filas para a matrícula nas creches, das salas de informática sucateadas, dos milhares de livros sem adequação didática e que não podem ser utilizados por estarem em desacordo com as habilidades e competências traçadas pelo professor, do documento com veia esquerdista da BNCC, da insistência nos cursos de formação endossando as teorias de Paulo Freire, do furo do FIES, das provinhas de avaliação que não passam de maquiagem para o repasse da verba do IDEB, das contratações irregulares de professores, e a não valorização dos mesmos, a falta de incentivo aos títulos de mestrado/doutorado aos professores da rede pública de ensino, a falta de psicólogos, psicopedagogos, fonoaudiólogos e enfermeiros na educação infantil e ensino fundamental, o material didático e de expediente insuficientes e sem qualidade, ( a cola que não cola, a tesoura que não corta, a mochila que estraga na primeira semana de aula, o uniforme que descostura na primeira lavagem), a merenda escassa e pouco nutritiva, sem falar nas toneladas de alimentos que são jogados fora, por ser proibido alimentar os professores, enfim, todas as lacunas que existem e que tornam a educação brasileira ineficiente e atrasada.

Estamos falando da caçada e perseguição aos professores de direita, estamos falando também de corrupção no direito de aprender e ensinar.


Estamos falando no direito roubado e corrompido pela massa de esquerda que se apropriou da educação brasileira.
Estamos falando "do faz de conta" de que evoluímos educacionalmente.



"A ORIGEM TERRORISTA DO PSOL"



  Poucos vídeos são tão elucidativos e bem feitos como este do Terça livre - Cursos narrado por Fernanda Salles. Vale muito a pena assistir!(segue audio)


https://www.facebook.com/adocaobh/videos/1728202737279956/