segunda-feira, 15 de abril de 2013

DESTINO DOS CAVALOS

Frigorífico uruguaio planeja abater mil cavalos por dia em Minas Gerais

Prosperidade S.A deve reabrir unidade em Araguari até junho

Agência RBS
Foto: Agência RBS
Produção deve ser retomada até junho
O frigorífico Prosperidad S.A., do Uruguai, anunciou que no máximo até junho vai reabrir sua unidade localizada em Araguari, no Triângulo Mineiro. No local voltará a ser feito o abate de até mil cavalos por dia, sendo toda a produção destinada a países europeus, principalmente Bélgica e Holanda, além de África do Sul e Japão. O fechamento ocorreu em setembro do ano passado após focos da doença de mormo serem detectados no Parque de Exposições de Araguari, a 4 quilômetros do frigorífico. Norma da União Europeia não permite focos da doença a menos de 10 km do local do abate. A empresa resolveu então encerrar as operações no frigorífico que agora, com a situação já controlada, será reaberto.
A reabertura foi anunciada nesta semana, quando representantes da empresa uruguaia estiveram em Araguari e informaram a decisão à prefeitura local. A intenção é contratar os 130 funcionários dispensados no ano passado e abrir novas vagas em breve com a ampliação da produção. A prefeitura da cidade informou que, além dos empregos oferecidos, a fábrica gera emprego indiretamente para outras empresas.

O mormo é uma doença infectocontagiosa que atinge os equinos, mas que pode ser contraída também por cães, gatos e até mesmo pelo homem. No ano passado, em Araguari, a contaminação levou ao sacrifício de dois cavalos e ao confinamento por um determinado período de cerca de cem animais. A doença já teria desaparecido da cidade e a representante da empresa uruguaia, Sandra Catharina Jorge, diz que está sendo solicitada junto ao Ministério da Saúde a inspeção necessária para a instalação do frigorífico.

O Parque de Exposições, foco da doença, foi vistoriado e liberado há pouco mais de três meses pelo  Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA). No caso da empresa, a intenção é reabrir a unidade e de imediato retomar o abate não apenas de cavalo, como também de mulas, burros, jumentos, entre outros animais.

O frigorífico, fundado há 52 anos, tem sede brasileira em São Paulo. Ele ocupa uma área de 78 mil metros quadrados e vinha processando em média 680 toneladas de carne de cavalo antes de fechar. Mas reabre no momento em que o mercado ainda avalia o impacto do escândalo na Europa envolvendo o uso de carne de cavalo no lugar da de gado em lasanhas por uma multinacional de alimentos.

--
MOVIMENTO MINEIRO PELOS DIREITOS ANIMAIS
"Liberdade aos Animais, ainda que tardia!"

UNIDOS
 ACERTAMOS mais
MULTIPLICAMOS mais
 AVANÇAMOS mais
 LIBERTAMOS mais
 SALVAMOS mais!
ABPA - Ass. Barbacenense de Proteção Animal + Abrigo de Gatos AmiCat's + Adoção BH + Adotar sim, comprar não - Adote um animal + Adote um Amigo - PBH +  Adote um gatinho + ALA - Aliança Libertária Animal + ABC Animal + Amigos da Mãe Natureza: em defesa das Águas, das Plantas e dos Animais + AMPARI-Associação Municipal de Proteção de Animais da Região de Itabira + Animais de Rua / Esmeraldas + Animais Urbanos do Brasil + Animália + APASF / Cruzília + APROVA – Aliança Pró Vida Animal + ASDAN - Ass. Sandumonense de Proteção aos Animais + ASFAPAN / Diamantina + ASPAN/ Sabará + BAST - Brigada para animais sem teto (FAFICH UFMG) + Bicho Amigo / Bom Despacho + Bicho Bom / Vale do Aço + Bicho mais que feliz + Bichos de Companhia + Bichos de Francisco - Nova Lima + Bichos Gerais + Bloggatos + Brigada Planetária + Cadeia para quem maltrata os Animais + Cãopaixão + Cãopartilhe + Cãoviver + Coletivo Gato Negro + Comissão Interinstucional de Saúde Humana na sua Relação com os animais / PBH + Corrente do Bem +  Crueldade Nunca Mais + Espaço dos Animais + Frente Parlamentar de Defesa Animal ALMG + Gatos do Parque Municipal + Gato Uai + Ativistas independentes pelos animais abandonados / Juiz de Fora + Leishmaniose, não: o cão não é o vilão + Liga de Prevenção à Crueldade contra os Animais + Mãos de Assis / Araxá + Matilha e Cia. + Minas Livre de Gaiolas /Defensoria Pública MG + Ministério Arca de Noé + Ninho dos Bichos + Nossa BH – GT Defesa Animal +  Núcleo Fauna de Defesa dos Animais + O Lobo Alfa +  Asas e Amigos da Serra + Parque São Francisco / Lavras + Passeio com cães + Pet MG +   Plataforma Terráqueos / Contagem + Projeto AGHA / UFMG + Águia Não é Galinha / PBH + Projeto Anjo +  Projeto Bicho da Gente + Projeto Elo de Ajuda aos Protetores de Animais + Cãopanheiro BH + Projeto Proteger / Contagem e Esmeraldas + Protetores Grande BH + RPPN Instituto Terra/Aimorés + RPPN Santuário do Caraça / Santa Bárbara + Santuário dos Gatos / Sete Lagoas+S.O.S. Bichos / BH + S.O.S. Bichos / Pouso Alegre + S.V.B. – Sociedade Vegetariana Brasileira + Sexta-feira + Sociedade Galdina Protetora dos Animais e da Natureza/Caeté + Sociedade Mineira Protetora dos Animais + Sociedade São Fransco de Assis / SJDR + Superação Animal + Tortura aos animais, nunca mais + Tribuna dos Bichos + Viva Vira Lata / Nova Lima

"Tudo o que vive, quer viver!"
FRANCISCO DE ASSIS
Clique aqui para Responder ou Encaminhar
54% utilizados
Usando 5,5 GB dos seus 10,1 GB
©2013 Google - Termos e Privacidade
Última atividade da conta: 10 horas atrás
Detalhes

Movimento Mineiro pelos Direitos Animais


Fotos recentes
Visualizar foto na mensagem
Visualizar foto na mensagem
Visualizar foto na mensagem
Mostrar detalhes
Anúncios – Qual o motivo destes anúncios?
Mukirana Site Oficial
Único Leilão só com Super Produtos. Economize até 99% no Maior Leilão.
Purificador Brastemp
Água Gelada e Livre de Bactérias. Assine seu Purificador por R$69,90!
Lote em Igarapé
Portal de Igarapé. Condomínio com Lotes de até 500m². Confira!
Crédito Consignado Agora
Juros Baixos, Sem Consulta em Até 84 Meses. Rápido e Sem Sair de Casa
Apartamento na Caiçara
3 e 4 quartos no Caiçara. Breve Lançamento. Cadastre-se Agora!
Limpeza Caixa de Gordura
(31) 3375.3966 - Limpeza completa com caminhão. Desentupidora Urbana
Angola - Cli. Veterinária
Crie a sua Clinica Veterinária em Angola. Temos Experiência. Ligue já
Beton Mix - Concretos
O concreto certo para qualquer obra Qualidade, Economia e Rapidez

Nenhum comentário:

Postar um comentário