domingo, 8 de julho de 2012

Representando a todos os protetores de BH homenagem à Mª Irene de Melo Neves




Algumas crianças parecem já nascer com uma consciência animal muito aguçada. Sem que ninguém as ensine, elas conseguem entender a vida interior dos animais sem nenhum raciocínio moral ou científico, apenas são capazes de tornar a vida do “outro” parte da própria vida, criando desta forma um grande vinculo de empatia e de uma amizade expressa pelo respeito e pela lealdade. A relação entre a criança e o animal é a do “Eu-Tu”, e não “ Eu-Isso”.

Como essas crianças precocemente sabem o que elas sabem? De acordo com a explicação de Regan, essa consciência é construída através do relacionamento e do conhecimento do seu amigo animal, sim, amigo, pois é semelhante a uma amizade entre humanos, a qual é pautada no comportamento leal, na proteção e na preocupação com os INTERESSES do outro. E para as crianças vincianas, os animais são seus amigos, e comer um amigo morto é algo impensável, algo que jamais desejariam fazer.

Tom Regan. no livro abolicionista Jaulas Vazias, chama essas crianças de vincianas, por causa de Leonardo da Vinci, um grande respeitador dos animais. Segundo alguns relatos, Leonardo adotou uma dieta vegetariana na infância por razões éticas. Existe uma frase famosa que Jon Wynne-Tyson faz atribuição a Leornado, que diz: “Eu repudio o uso da carne desde que eu era criança, e chegará o dia em que homens como eu julgarão o assassinato dos animais do mesmo modo como eles julgam hoje o assassinato dos homens”


Uma dessas vincianas está aqui entre nós, nos dando lição de vida através de seu trabalho persistente, incansável.Mª Irene de Melo Neves
´Ha 40 anos resgatando todo tipo de animal necessitado, dedicando cada minuto de sua vida em defesa dos renegados da sociedade humana.

Através de sua pessoa homenageamos a todos os abnegados protetores que dia e noite resgatam, cuidam e encaminham animais para condições mais dignas.

Aproveitamos a oportunidade para homenagear outra grande ativista, defensora entre tantos, dos cavalos. Nossa grande amiga Vera Lúcia Macedo que por motivos de saúde, aqui não pôde estar.
Sei que todos nós estaremos atentos:" Enquanto tantos animais continuam a ser maltratados, enquanto o lamento dos animais sedentos nos vagões de carga sejam emudecidos, enquanto prevalecer tanta brutalidade em nossos matadouros...todos seremos culpados. tudo que tem vida tem valor como um ser vivo, como uma manifestação do mistério da vida." Albert Schweitzer
Nosso agradecimento e reconhecimento a todos os protetores dos animais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário