domingo, 8 de julho de 2012

AGRADECIMENTOS À VEREADORA Mª LÚCIA SCARPELLI

A verdadeira medida de um homem não se vê na forma como se comporta em momentos de conforto e conveniência, mas em como se mantém em tempos de controvérsia e desafio  Martin Luther King Jr.


A busca da parceria com o Poder Público é estratégia das mais eficazes, considerando os recursos que provêm dele (que na verdade são do povo), isto, sem contar ser obrigação dele proteger e preservar o meio ambiente e tudo o que ele envolve (Constituição Federal / 88, art. 225). Por maior que seja a quantidade de cidadãos envolvidos no salvamento dos animais não humanos, será trabalhando com o Poder Público que nossas conquistas serão maiores.
Se os representantes desse Poder - seja no Legislativo, Executivo ou Judiciário - não tomam iniciativas que são de sua competência, cabe ao povo, civilizada/ democrática / legalmente e pacificamente, cobrar que isso aconteça, de forma horizontal e apartidária. Mais ainda, cabe ao povo trabalhar junto com o Poder Púbico na construção de um Mundo Melhor. 
Só para exemplificar, a seguir algumas das conquistas e pleitos em curso dos ativistas, em prol dos animais, junto ao Poder Público:

  • fim da matança de animais capturados pelas "carrocinhas" e mortos em câmaras de gás / BH;
    proibição de animais em circos em BH;
    regulamentação do uso de cavalos em carroças / BH;
    implementação do Programa "Adote um Amigo", promovendo o controle populacional ético de cães e gatos / BH;
    mobilização pela criação da Delegacia de Proteção Animal / MG;
    mobilização pela proibição do comércio de animais vivos;
    mobilização pela implementação do controle populacional ético / MG;
    mobilização pela permissão para tratar animais com Leishmaniose / BH;
    mobilização pela vacinação gratuita contra Leishmaniose.
    mobilizaçaõ pela proibição de animais em circos / MG;
    etc

    Em tratando-se de Direitos Animais, é comum ouvirmos que dinheiro público não deve ser destinado a animais. Eis aí a fundamental conscientização dos que atuam por esses Direitos Animais, quando à importância de exercer sua cidadania por tantos que agonizam, de tantas espécies, de diversas formas.

      Esta homenagem coletiva a todos nós é também, oportunidade inédita de confraternização, momento de  fortalecermos nossa união para avançar em busca de tantas conquistas pelos que sofrem.
Dentre vários trabalhos em que atuamos no Legislativo e Executivo, em nível municipal e estadual, além do MP, no momento, estamos mobilizados pela aprovação do PL 2178/12.

 De forma imparcial, quem nos oferece tal homenagem, é a autora desse Projeto de Lei e traz consigo 4 mandatos ininterruptos de vereança, tendo abraçado a defesa dos animais no ano 2009, quando propôs o PL 559/09, quando recém empossada para o mandato presente.



Nas palavras da Vereadora:“Quando proposto pela primeira vez, em 2009, o projeto tratava especificamente do Mercado Central, por ser o único local onde eram vendidos alimentos e animais ao mesmo tempo. O novo texto já é um projeto mais rico, que aborda de forma ampla os cuidados necessários à vida animal em diferentes aspectos”, o PL regulamenta não apenas a comercialização, mas também a reprodução, criação e adoção de animais domésticos. A melhoria no projeto só foi possível com a participação de representantes da sociedade civil, como o Movimento Mineiro de Defesa aos Animais, médicos veterinários e professores universitários.

 –
Eleita para o quarto mandato, é a única mulher na história de Belo Horizonte a vencer quatro eleições consecutivas.

  –Sempre atuante, a vereadora Maria Lúcia Scarpelli comemora com alegria os 25 anos dedicados à defesa dos consumidores e mais de 35 anos de luta e trabalho em favor dos excluídos, contra a desigualdade social e preconceito de quaisquer espécies.

Nesses 15 anos de atuação política, apresentou dezenas projetos de lei e presidiu centenas de audiências públicas, sempre investigando, denunciando e defendendo os direitos humanos.
 
Além disso, recebeu diversas condecorações por seu empenho e trabalho.

Em nome do Movimento Mineiro Pelos Direitos Animais que abrange todos os 40 grupos de ativistas,protetores,voluntários e simpatizantes de BH agradecemos, penhoradamente, à Vereadora Mª Lúcia Scarpelli pela parceria , corajosa e comprometida ao adentrar-se em seara que  muitos se omitem em assumir mas para os fortes e justos como a senhora, é questão de justiça pelos que não falam mas sentem e sofrem como nós.

E mais uma vez, à frente dos fatos, nos presta tão honrosa homenagem.Esta homenagem, mais do que pra nós, é chave poderosa que certamente abrirá muitas outras portas para a libertação animal de todas as espécies, de forma ampla.
 Muito obrigada.
Graça Leal p/ MOVIMENTO MINEIRO PELOS DIREITOS ANIMAIS



-

Nenhum comentário:

Postar um comentário