sábado, 27 de agosto de 2011

DENÚNCIA


A/C Srª Jacinta Gomes.
Referente a denuncia em um circo na cidade de Mateu Leme, estivemos no local,  à rua Boa Vista, onde encontra-se instalado o circo "CIRCO D’ TOROS D’LA PAZ”. Em contato com o Sr CARLOS ANTONIO DE OLIVEIRA PEREIRA, proprietário do circo, que autorizou a fiscalização. No local, realmente existem alguns animais, sendo: um Leão de nome SANSÃO e dois Avestruz. Todos os animais com cadastro técnico federal expedito pelo IBAMA e com laudo de vistoria de Bióloga do IBAMA informando as verdadeiras situações de aude dos animais. Em tempo, quero informa-la, que o teor da denúncia não procede, pois os animais se encontram domesticados e muito bem tratados. Colocamos a vossa disposição caso necessite o Boeltim de Ocorrencia de nr 506.742 de 21 de agosto de 2011. Acópia deste Boeltim pode ser adquirida no 2º Pelotão de Polícia Ambiental de Betim, à Rua Cel Vicente Faria, nr 77, bairro Chácara em Betim. TEL: 3532 1748. Agradecemos e nos colocamos à disposição para maiores esclareciemntos.
João Ferreira, 3º Sgt PM
Assessoria de Comunicação Organizacional
Cia PM MAmb - Tel. 2123 1605
Sr. João Ferreira, 3º Sgt PM
Assessoria de Comunicação Organizacional
Cia PM MAmb
C/c: Jacinta Gomes da Silva Braga
Agradecemos o esclarecimento prestado e continuamos contando com o fundamental trabalho da Polícia Militar - e seus profissionais atualizadamente capacitados quanto à forma adequada de agir, orientados quanto à legislação ambiental -,  na responsabilidade conjunta de previnirmos e combatermos todo e qualquer tipo de mau trato contra os animais. 
Além de denúncias de maus tratos a outras espécies, é recorrente o recebimento por nós, de denúncias como esta, principalmente, quanto à troca de ingressos por cães ou compra desses animais para alimentarem leões, que necessitam de grande quantidade de carne para sustentarem-se.
É notória a condição miserável e deplorável em que os circos com animais ainda mantêm-se. Apesar de sermos totalmente contra a escravidão de qualquer espécie de animais em circos, como manter, conforme legislação específica, animais em condições "adequadas", em meio a tanta pobreza ???
Notório também, é constatar que aceleradamente, a população conscientiza-se e sensibiliza-se quanto ao dever de respeitar os animais enquanto seres sencientes que são, como nós: sentem dor, medo, frio, raiva, sede, fome, alegria etc. Assim, percebemos que somente pessoas menos instruídas, desconhecedoras da realidade em que os animais são mantidos, escravizados durante toda a vida, levados a todos os rincões do país em habitats totalmente alheios à sua necessidade genética, colocados em jaulas apertadas lado a lado com presas ou predadores naturais que os mantêm ansiosos, extração de garras / corte de línguas / costelas quebradas / dentes serrados etc.-exploram este comércio.
Atenciosamente,
Adriana Cristina Araújo
MOVIMENTO MINEIRO PELOS DIREITOS ANIMAIS
"Liberdade aos animais, ainda que tardia!"
11º Festival Mundial de Circos em BH
Circo da China - elegância e técnica
Cirque du Soleil - animais em circos, só assim, assista ao belo vídeo:
"STOP CIRCUS SUFFERING" / Animal Defender International
Programa "Globo Reporter": animais abandonados por circos
Leões de circo ganham novo lar
http://www.youtube.com/watch?v=bCA9hc5ZxBo
Programa "Fantástico": maus tratos a animais em circos
http://fantastico.globo.com/Jornalismo/FANT/0,,MUL846583-15605,00.html
Circo com animais - a verdade atrás das lonas
http://www.youtube.com/watch?v=WE77zlRpGis

Locais onde o uso de animais em circo já é proibido:

Estados: Alagoas, Paraíba, Paraná, Pernambuco, Rio de Janeiro, São Paulo, Rio Grande do Sul, Mato Grosso do Sul e Espiríto Santo
Em tramitação: Ceará e Santa Catarina.
UFCidade
MG Belo Horizonte, Juiz de Fora, Poços de Caldas, Sete Lagoas e Santos Dumont
MSCampo Grande 
MTTangará da Serra
PRCuritiba, Foz do Iguaçú, Maringá, Ponta Grossa e São José dos Pinhais
RSPorto Alegre, Caxias do Sul, Montenegro, Novo Hamburgo, Passo Fundo, Santa Maria, São Leopoldo, Taquara, Gravataí e Rio do Sul
SCFlorianópolis, Blumenau, Itajaí, Jaraguá do Sul, Joinville, Videira, Balneário Camboriú, Chapecó e Laguna
SPSão Paulo, Araraquara, Atibaia, Avaré, Batatais, Bauru, Bebedouro, Campinas, Guarulhos, Jacareí, Jundiaí, Nova Odessa, Santo André, Santos, São Bernardo do Campo, São Caetano do Sul, São José dos Campos, São Vicente, Sorocaba, Taubaté, Ubatuba, Vinhedo, Diadema e Olímpia
 http://www.wspabrasil.org/wspaswork/udaw/circo-legal.aspx

--

Nenhum comentário:

Postar um comentário