domingo, 3 de julho de 2011

CONTROVERSO RESGATE RIBEIRÃO ARRUDAS BH


Graça
Envio as fotos da cadela que resgatamos no Rio Arrudas. Ela está internada, recebendo medicamentos. Foi feito raio-x e foi comprovada a fratura no fêmur, provavelmente sofrida na queda. Está indicado cirurgia ortopédica com utilização de placas e pinos. Ainda não sabemos o valor exato do gasto.Rosali--Contagem


Dia 29/06/2011-16 horas -A grande protetora Rosali de Contagem me ligou dizendo que uma amiga passara pela Av. Teresa Cristina e vira um cachorro jogado lá dentro do Ribeirão Arrudas, próximo à Drogaria Araújo.

Ela sabendo que eu morava próximo pediu-me para ver as condições do animal, caso tivesse vivo ela o internaria numa Clínica.
Saí, localizei o animal que estava deitado e de longe, não dava para ver se estava vivo ou morto.
.
Voltei, fui à casa de Teresa, no aglomerado, peguei pedaços de frango, levei e atirei p/ o animal que prontamente levantou e comeu.Percebi que estava vivo porém, magro e mancando da pata traseira.

Então, mais ou menos, às 17 horas, liguei para 193 e pedi a ajuda dos Bombeiros e obtive resposta positiva.

Enquanto isso, Rosali, deslocava-se de Contagem e enfrentava o constante engarrafamento das tardes de BH.Lá pelas 18 horas ela e sua filha Isabela chegaram e ficamos aguardando a vinda dos Bombeiros

Eis que nos liga o Tenente Leonard Farah,inusitadamente, comandante do Grupo de Busca e Salvamento com cães (Fiquei sabendo desta informação, posteriormente pelo Jornal Hoje em Dia de 03/07que coincidentemente trouxe interessante matéria com ele)

Tenente Farah como se identificou, nervoso, me perguntou se eu era a proprietária do cão que queríamos que fosse resgatado.Eu disse que não. Ele perguntou se o dono estava por perto.Eu pressentindo que ele não estava com muito boa vontade, disse que a proprietária dele estava perto sim e passei o celular para Rosali. Ele perguntou, novamente, se o cão era dela, ela negou mas disse que iria levá-lo e cuidar dele.O Tenente ficou mais nervoso ao ver que estávamos mentindo e perguntou à Rosali porque ela não estava cuidando de gente.
Ela, educadamente o chamou de "meu filho" e lhe explicou que ela era da área da saúde e que desde os dezessete anos até a idade que ela estava, beirando os sessenta anos se dedicou às pessoas e que agora era um direito dela querer ajudar os animais.

Ele então perguntou-lhe se nós tínhamos noção de que estávamos pondo em risco a integridade física dos Bombeiros, colocando suas vidas em contato com as águas poluídas do Ribeirão Arrudas e que naquele momento poderiam estar salvando vidas e não cachorros.E que quem fez a solicitação que desfizesse.E desligou o telefone, abruptamente.

Ficamos com cara de tacho! Como assim, bombeiros treinados para riscos, se contaminar? O cão não estava nem dentro do Córrego mas às margens!

Liguei para Franklin que estava numa reunião mas mesmo assim disse para não suspender o chamado.

Ficamos sem saber o que fazer já pensando na possibilidade de deixar aquele animal debilitado ali, passar a noite e nem sabíamos há quanto tempo alí estava.

Já eram umas 19:30 hrs. Nisto, toca meu celular e ouço, do outro lado a voz gentil de um bombeiro me perguntando se eu ainda os aguardava e que já estavam à caminho.

Nossa!!! Como assim!! Não estávamos entendendo nada!! Ficamos surpresas, agradecemos imensamente e os ficamos aguardando.
.
Eles chegaram, calmamente,4 bombeiros muito jovens e educados. Estudaram o local, as condições, empunharam seus equipamentos com perícia, desceram, prepararam o animal, minuciosamente e o trouxeram são e salvo.

Não tínhamos palavras para agradecer aqueles jovens que em momento algum reclamaram ou questionaram o salvamento daquele animal. Cumpriram sua missão, da melhor maneira como todos nós cidadãos esperamos e neles depositamos toda nossa confiança e esperança.Pensei em comentar com eles sobre o superior mas não quisemos embaçar a beleza daqueles momentos.
Cabo Edvaldo, Soldado Vieira e Soldado Chagas-POSTO AVANÇADO DO BAIRRO SANTA LÚCIA- Em nome de todos os protetores dos animais de BH lhes agradecemos e desejamo-lhes muito sucesso em suas carreiras.
Ao Tenente Leonard Farah esperamos que reveja seus conceitos, principalmente no que tanje aos direitos concedidos aos animais pela Constituição Federal que fala " que os animais são tutelados pelo Estado" são vidas e devem ser cuidadas e preservadas.

Enfim, o cãozinho estava fraco, sedento e faminto, com suspeita de fratura foi levado para uma Clínica em Contagem, ficando o ònus por conta de Rosali.Quem puder ajudar entre em contato com ela através do fone 9184 7677

Eram, por volta das 20:30 quando nos despedimos com a ótima sensação de mais uma vida salva e de que quando fazemos o bem o Universo conspira a nosso favor!

11 comentários:

  1. Parabéns aos bombeiros que fizeram o resgate e as protetoras que se empenharam e n- desistiram de salvar esse cãozinho.E infelizmente temos ainda "pessoas" COMO ESSE Tenente de nome Leonard, que n- deve ter alma nem coração p/ tomar a atitude que tomou c/ as protetoras, ele deveria era perder o cargo de Tenente.Tomara que ele precise um dia de ajuda p/ alguem de sua família e n- receba socorro imediato p/ sentir na carne!!!!!!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  2. ja orientei, por email, as protetoras a reclamarem desse tenente na ouvidoria da policia.
    isso precisa ser feito

    ResponderExcluir
  3. gostaria de saber se voces vão ou não postar o meu comentário, pois devemos ter hombridade em deixar as pessoas ter o direito de resposta, ou ampla defesa e contraditório....
    Leonard Farah

    ResponderExcluir
  4. O comentário abaixo foi enviado por Leonardo Farah, devido ao grande tamanho o blogspot não permitiu então colocarei em duas partes:

    "Boa Noite, espero que vocês postem este comentário.
    Eu sou o tenente Leonard Farah, Cmt de pelotão operacional e Cmt do Grupo de Busca e Salvamento com Cães. Como diz o meu sábio pai, que tb é profissional da área de saúde ha mais de 35 anos, medico, existem sempre 3 lados, um lado o outro e a verdade. Espero que vcs então postem este comentário para que possam chagar a verdade. Fato é que o chamado entrou para o nosso batalhão, e resolvi, como coordenador de bombeiros da unidade, realizar uma triagem nas poucas informações que eu tinha. O nosso regulamento prevê que devemos resgatar animais se:
    - o animal oferece risco à sociedade;
    - se o proprietário do animal está no local e este foi extraviado;
    - se o animal está em riso de vida e o responsável ou proprietário do animal está no local;
    Como bem disse a senhora, eu fiz todas estas perguntas por várias vezes e percebi que as pessoas estavam mentindo, como ela realmente afirma. Expliquei à senhora que só tínhamos uma viatura de salvamento, que além de fazer aquele serviço, retira pessoas das ferragens, resgata suicidas, resgata pessoas confinadas em incêndios, e que diante de tal circunstancia para ela avaliar se realmente teria necessidade de empenhar essa única viatura naquele chamado, uma vez que existem vários animais que entram em saem do arrudas. Expliquei à senhora que essa é uma operação de risco, e que os bombeiros poderiam se contaminar diante de tal procedimento. Que nós precisamos fazer um juízo de valor do que realmente é mais importante. E essa orientação é toda gravada por telefone, e terei o maior prazer do mundo de disponibilizar para que seja verificada o quão rude e grosso estas pessoas dizem que fui. Não obstante solicitei que, saco a senhora não fosse realmente à proprietária do animal, e se conscientizasse com a situação que retirasse o chamado. Para salientar, as viaturas só deslocam com minha autorização, então se a viatura chegou até o local, saindo do Sta. Lucia e indo até o bulevard, foi pq eu autorizei."

    ResponderExcluir
  5. Segunda parte do comentário de Leonardo Farah:

    "Gostaria que vocês soubessem que vário, vários bombeiros já se contaminaram e já tiveram que tirar licença por contaminação com água do arrudas. Eles devem tomar dentre outros medicamento a docciciclina, que deixa o militar enjoado e eu como coordenador, devo liberá-los do serviço, e vcs então ficam sem militares para atender outros chamados de prioridade, como inundações, queda de árvores em residências, dentre outros que esta viatura atende. Não preciso utilizar deste espaço para me promover e dizer as várias pessoas que já ajudei em minha carreira, Deus, e somente ele me dá o devido reconhecimento. Gostaria que soubessem que eu estou enviando esta msg à nossa acessoria de comunicação organizacional, para que eles também tomem conhecimento, e que mostrarei também ao advogado de minha família para que eu possa me resguardar ante as pessoas que dizem várias coisas sem conhecimento de causa. Seria muito importante tb a ouvidoria abrir um processo, pois as mentiras que foram contadas, como a própria autora afirmou, incorrem em crime, e eu me pauto pela honestidade, justiça e retidão de meus atos. Para o anônimo, fique tranqüilo, em fevereiro deste ano meu filho de 3 anos foi atropelado por uma moto, e arrastado por 7 metros de distancia, e sou grato a Deus por ele não ter tido nada, pois acho que Deus olhou pra mim e me livrou destas moléstias pelas minhas atitudes em vida, e quero que saibam, que eu NUNCA desejaria isso nem ao meu pior inimigo, e outra observação, surpreendam-se, os bombeiros se contaminam, se ferem, sim, nós somos seres humanos. Espero que o proprietário deste blog tenha a mesma dignidade de colocar o meu comentário, e de antemão o convido para conhecer o meu trabalho na prontidão de incêndio, do batalhão da Afonso Pena, na Rua Maranhão. Estarei de serviço 24 horas na quinta feira dia 14/07/2011, depois entrarei de férias, pois irei fazer um curso que custa 2450 reais, que paguei do meu bolso em santa Catarina, um curso de salvamento em enchentes, para quem sabe salvar um de vocês. Desejo tudo de bom e que Deus os abençoe."

    ResponderExcluir
  6. Primeiramente gostaria de agradecer a participação do Tenente Leonardo Farah,neste espaço democrático. É importante, em um país como o nosso, que todos possam falar livremente e expor idéias ou fatos. O comentário do Tenente não havia sido postado, devido ao blogspot não aceitar mais de mil caracteres, por isso o dividi em dois. Prezo o trabalho dos bombeiros, e sempre temos em mente o grande valor que os homens desta Corporação têm para a Sociedade e para as nossas vidas.

    Gostaria de pedir aos participantes do blog que tenham cuidado com os cometários, não queremos ir contra o direito de cada um expressar sua opinião mas xingamentos, ofensas e violência verbal não serão aceitas nesse blog, e serão deletados e os comentadores serão bloqueados. Portanto mantenham a civilidade e respeito ao próximo, afinal como podemos ser amantes dos animais não-humanos se não respeitamos os animais-humanos?

    Para as pessoas que querem comunicar conosco, deixem seu e-mail ao final de seus cometários, pois do contrário não temos como entrar em contato. Pode levar um tempo para a respondermos, pois o volume de e-mails que recebemos todos os dias é grande.

    Aos que querem divulgar os animais que querem doar por favor mande um e-mail para : adocaobh@gmail.com ou ladeira.fabi@gmail.com com o título "para colocar no Adoção BH" e envie uma foto do animal com a descrição e principalmente a informação para contato.

    Obrigada

    Graça Ladeira e Fabíola Ladeira.

    ResponderExcluir
  7. Gostaria de saber se o cão é macho ou fêmia, porque tinha um cachorra idêntica a esta! mas, a minha cachorra ficou com meu pai e depois ele me ligou dizendo que ela morreu. Só que agora, depois de ver este post, fiquei com uma enorme dúvida!

    ResponderExcluir
  8. A última vez que eu vi minha cachorra, ela estava com uma das patas traseira inchada e usava uma coleira desta mesma cor.
    O nome da minha cachorra era Cristal.

    ResponderExcluir
  9. Olá Doug vc não leu a história, com atenção e entendo que foi pela ansiedade.É fêmea sim e está com nossa amiga Rosali, em Contagem. Fone 9184-7677. Ligue p/ ela. Quem sabe poderá ser mais um milagre de Natal? Deixe seu email e fone p/ mim: adocaobh@gmail.com
    Mantenha contato. Abçs

    ResponderExcluir
  10. hj vi um cachorro andando dentro do rio arrudas na tereza cristina, gostaria de saber um telefone para avisar.

    ResponderExcluir
  11. oi bom dia estas historia de não alimentar deste animais isto e muito relativo no nosso dia, e porque não saberia como cria los para sua sobrevivência porque seriam mortos pela crescimento desordenado da humanidade, sabendo alimentar teríamos pelo menos eles em cativeiro, Ibama fica proibindo a criação dificultando, mas são os criadores por debaixo do pano tem como cria ló e manter as espécies, e o que lá dentro do Ibama principalmente de Goiânia ocorre, nem tem dinheiro nem para remédio então deveria legalizar a criação de animais silvestre, um exemplo e a criação de serpentes poderia cria ló com legalização ou não porque o Butantã pega o veneno de fora do pais mas aqui eles proíbem, será que o Ibama preocupa tanto com a imagem do bom senso de proibir a sua criação aqui no Brasil, eu acho que veterinários deveriam prestarem mais atenção porque os estudo científico sempre foi em cima de pessoas simples que criam animais por debaixo do pano e com piões de fazenda, a pergunta a coitadinho do animal sofrendo na gaiola e e dali e que os histórico de reprodução um exemplo e a criação de curio não foi veterinários que estudaram são criadores amantes e comerciantes de pássaros

    ResponderExcluir