domingo, 22 de maio de 2011

SAIU NO DOM-BH

DOM - Diário Oficial do Município
Quarta-feira, 18 de Maio de 2011
Ano XVII - Edição N.: 3828
Poder Executivo
Capa

28 CÃES SÃO ADOTADOS NA PRIMEIRA FEIRA DE ADOÇÃO DA SECRETARIA DE SAÚDE


A feira “Adote um Amigo” conseguiu um lar para 28 cães. A iniciativa pioneira no Brasil por ser uma parceria entre o poder público e sociedade civil organizada foi sucesso de público e de adoção. À espera de adotantes, 38 cães levados à feira aguardavam por um novo lar. Desse total, 28 animais conseguiram adotantes, sendo que 21 são provenientes do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) e os outros sete da ONG Ninho dos Bichos.A procura maior foi por animais de pequeno porte e, para os interessados, a raça era o que menos importava na hora da escolha. Vale registrar que, para o processo de adoção, todos os candidatos passaram por triagem e entrevista. Entre os adotantes, o jornalista Daniel Castelo Branco, que já tem cães, optou por um de porte maior. “Adotei por vários motivos. Acredito que seja uma boa ação com os bichinhos, retirando-os das ruas. E, indiferente do sexo, queria que fosse mais velho, justamente por saber que estes são os mais difíceis de serem adotados”, explicou Daniel.


A iniciativa é resultado de uma parceria firmada entre a Secretaria Municipal de Saúde (SMSA) e a Comissão Interins­titucional de Saúde Humana na sua Relação com os Animais, formada por representantes de todos os grupos de defesa ambiental e animal de Belo Horizonte. Para a coordenadora da ONG Ninho dos Bichos, Maria Antonieta Pereira, esta parceria determina a realização de 36 feiras ao longo deste ano e a intenção é doar, no mínimo, 400 animais. “A expectativa é aumentar o número de animais nas próximas feiras e levar gatos também”, explicou Maria Antonieta.


Apelidado pelos voluntários de Neymar em alusão ao penteado do jogador santista, uma das últimas adoções causou comoção nos participantes da feira. De porte pequeno e muito magro, agora Neymar será chamado de Cos­telinha. “Para que comprar se tem tantos precisando de casa? Minha intenção era adotar uma fêmea, mas não resisti ao vê-lo”, contou chorando a adotante Mônica Rocha Carneiro. “Já tenho dois cães em casa, todos de rua. Sempre levo minhas filhas às feiras como essa e também falo no sentido de conscientizá-las para os cuidados que devemos ter com os animais”, relata Geovana Araújo, que levou para casa a cadelinha Meg.


Pioneirismo


Para o médico veterinário da SMSA, Eduardo Viana Vieira Gusmão, as expectativas foram muito positivas. “É preciso destacar o pioneirismo da iniciativa, que significa também um avanço imenso para a população de animais de ruas. Indica um processo evolutivo da sociedade em relação ao respeito e o bem estar animal”, enfatizou.

Compartilha da mesma opinião a presidente da ONG Ninho dos Bichos, Maria Antonieta Pereira. “A feira superou as nossas expectativas e, para as próximas, nossa intenção é uma participação ainda maior da sociedade, diminuindo, assim, a população de animas de ruas na cidade”.

Houve também uma procura por gatos e, mesmo quem não encontrou o bicho de estimação teve os dados registrados em um banco de dados para contatos futuros sobre outras feiras. A próxima feira “Adote um Amigo” será realizada no dia 28 de maio em local ainda a ser definido.


versão de impressão Voltar

Nenhum comentário:

Postar um comentário