Programa Ético de Controle Populacional de Cães e Gatos de Belo Horizonte
Em pleno século 21, em que presenciamos uma radical mudança nos paradigmas das formas de viver e pensar com a emergência do pensamento ecológico, é inaceitável que um cidadão, uma família ou uma cidade permaneçam tratando as formas de vida não-humanas como se fossem simples objetos de uso,consumo e descarte.(ativista Ione Torquato)
"A política de controle ético da população animal administrada pelo Estado e com critério epidemiológico logo reduz a superpopulação, já que demonstrou ser um método correto e eficaz. Por ser uma política preventiva também reduz o orçamento destinado ao controle populacional, no futuro.
Esse Programa visa criar uma tríade de RESPEITO, AMOR E RESPONSABILIDADE. O Estado “revaloriza” o animal porque o trata com respeito. A população copia esse padrão no trato com os animais. De repente a existência de um animal ferido ou enfermo na via pública se torna inaceitável
A MENSAGEM PERDURA, cria hábito. O hábito com o tempo se transforma em lei social. As leis sociais criam uma nova cultura. Essa nova cultura cria um mercado do qual se beneficiará a atividade privada.
ESTADO + ONGS +COMUNIDADE
Governar é educar. E governar educando com o exemplo é a arma mais poderosa."
(Asociacion Amigos Del Centro Municipal de Sanidad Animal Y Zoonosis-Almirante Brown,Buenos Aires,Argentina, Octubre de 2004)
PMBH/SAMA/CCZ/ONGS
Em Belo Horizonte, Já avançamos em vários aspectos legais no esforço de resolver esses problemas. Nesse caso, um dos instrumentos mais importantes é a Portaria da Secretaria Municipal de Saúde/SUS – BH nº 020/2008, de 20 de outubro de 2008, que determina em seu art. 2º, parágrafo 1º, que “os animais apreendidos nas vias e logradouros públicos, quando não reclamados junto ao Centro de Controle de Zoonoses no prazo previsto, serão disponibilizados para adoção ou convívio público, após identificação com microchip, vacina antirrábica e castração cirúrgica.”
A mesma Portaria, em seu art. 4º, determina “a implementação e o incentivo ao desenvolvimento de programas que promovam a conscientização da população sobre a guarda responsável e o controle reprodutivo de cães e de gatos por meio da esterilização cirúrgica.
Em BH temos 3 Centros de Castração Cirúrgica (+ uma Unidade móvel que se desloca, temporariamente pelas Vilas de BH)
Centro de Controle de Zoonoses
Rua Edna Quintel, 173 São Bernardo- 3277-7411/3277-7414
Regional Noroeste
Rua Peixoto Guimarães, Caiçara 33-3277-8448
Regional Oeste
Rua Alexandre Siqueira, 375-Salgado Filho 3277-7576
A 2ª Feira de Adoção do Programa Adote um amigo acontecerá:
DIA: no próximo sábado 28/05
LOCAL: Pet Shop Pata Aqui Pata cá- 3441-8726
ENDEREÇO: Rua Boaventura,1672 (próximo ao Supermercado Epa Plus`)
BAIRRO:JARAGUÁ-BH
Nenhum comentário:
Postar um comentário