quarta-feira, 25 de maio de 2011

FEIRA ADOTE UM AMIGO 28/05/2011-BH


Programa Ético de Controle Populacional de Cães e Gatos de Belo Horizonte

Em pleno século 21, em que presenciamos uma radical mudança nos paradigmas das formas de viver e pensar com a emergência do pensamento ecológico, é inaceitável que um cidadão, uma família ou uma cidade permaneçam tratando as formas de vida não-humanas como se fossem simples objetos de uso,consumo e descarte.(ativista Ione Torquato)

"A política de controle ético da população animal administrada pelo Estado e com critério epidemiológico logo reduz a superpopulação, já que demonstrou ser um método correto e eficaz. Por ser uma política preventiva também reduz o orçamento destinado ao controle populacional, no futuro.

Esse Programa visa criar uma tríade de RESPEITO, AMOR E RESPONSABILIDADE. O Estado “revaloriza” o animal porque o trata com respeito. A população copia esse padrão no trato com os animais. De repente a existência de um animal ferido ou enfermo na via pública se torna inaceitável

A MENSAGEM PERDURA, cria hábito. O hábito com o tempo se transforma em lei social. As leis sociais criam uma nova cultura. Essa nova cultura cria um mercado do qual se beneficiará a atividade privada.

ESTADO + ONGS +COMUNIDADE

Governar é educar. E governar educando com o exemplo é a arma mais poderosa."

(Asociacion Amigos Del Centro Municipal de Sanidad Animal Y Zoonosis-Almirante Brown,Buenos Aires,Argentina, Octubre de 2004)

PMBH/SAMA/CCZ/ONGS

Em Belo Horizonte, Já avançamos em vários aspectos legais no esforço de resolver esses problemas. Nesse caso, um dos instrumentos mais importantes é a Portaria da Secretaria Municipal de Saúde/SUS – BH nº 020/2008, de 20 de outubro de 2008, que determina em seu art. 2º, parágrafo 1º, que “os animais apreendidos nas vias e logradouros públicos, quando não reclamados junto ao Centro de Controle de Zoonoses no prazo previsto, serão disponibilizados para adoção ou convívio público, após identificação com microchip, vacina antirrábica e castração cirúrgica.”

A mesma Portaria, em seu art. 4º, determina “a implementação e o incentivo ao desenvolvimento de programas que promovam a conscientização da população sobre a guarda responsável e o controle reprodutivo de cães e de gatos por meio da esterilização cirúrgica.

Em BH temos 3 Centros de Castração Cirúrgica (+ uma Unidade móvel que se desloca, temporariamente pelas Vilas de BH)

Centro de Controle de Zoonoses

Rua Edna Quintel, 173 São Bernardo- 3277-7411/3277-7414

Regional Noroeste

Rua Peixoto Guimarães, Caiçara 33-3277-8448

Regional Oeste

Rua Alexandre Siqueira, 375-Salgado Filho 3277-7576

A 2ª Feira de Adoção do Programa Adote um amigo acontecerá:

DIA: no próximo sábado 28/05

LOCAL: Pet Shop Pata Aqui Pata cá- 3441-8726

ENDEREÇO: Rua Boaventura,1672 (próximo ao Supermercado Epa Plus`)

BAIRRO:JARAGUÁ-BH

Nenhum comentário:

Postar um comentário