segunda-feira, 13 de dezembro de 2010

VAMOS TODOS PARTICIPAR!

Comentário de cidadã sobre a matéria:
Adeus aos bichos?
Revista Encontro, edição 114 / dez 10

Envie você também o seu comentário
e-mail: leitor@revistaencontro.com.br)

À redação da revista Encontro:

Venho através deste, demonstrar minha indignação para com o tom de reprovação usado no texto da reportagem "Adeus aos bichos?", veiculada na revista Encontro. Creio que a função do jornalismo seja informar, e não tomar partido como foi feito nesta reportagem.

Chamar o comércio de animais do Mercado Central é uma "tradição da cidade", e comparar "fígado acebolado com cerveja" à "algazarra dos bichos", e chamar isto de símbolos de um ponto turístico da cidade, mostra o total despreparo e falta de conhecimento sobre o tema do jornalista que escreveu esta matéria.

É obrigação do jornalista se inteirar do assunto, pesquisar, entender sobre o que se está escrevendo para saber que o que acontece ali não é uma "algazarra de bichos", mas que o barulho que se ouve é o pedido de socorro um bando de seres senscientes em estado de sofrimento e desespero. É preciso pesquisar antes de escrever tanta bobagem, e depois publicá-la num veículo de comunicação.

E quanto às famílias que se veêm prejudicadas, e temem pelo "futuro do seu comércio" o qual sobrevive há décadas da exploração da vida, da liberdade e dos direitos dos animais, eu apenas faço minhas as palavras do repórter Danilo Gentili publicadas este final de semana na matéria "Adotar é bacana" do Jornal Pampulha, matéria esta muito bem feita por sinal: "Para mim é baixaria vender animal. Quem vive disso então, considero um erro. Prender um animal em uma gaiola, tirá-lo da mãe e vender? Poxa, vai trabalhar!"

Considero que a revista Encontro deveria rever com mais apuro o conteúdo das matérias publicadas.


Sinceramente,

Maristela Aguiar
Publicitária e Voluntária da ONG Cão Viver.

Um comentário: