domingo, 5 de dezembro de 2010

ANIMAIS SUBMETIDOS A TORTURAS





Aqui não falarei daquelas torturas escancaradas contra os animais, praticadas “por tradição” como: animais em circos ,cavalos de tração, rodeios de bezerros,rodeios com cavalos e touros,golfinhos em cativeiro, farra do boi, touradas,pesca de golfinhos,aves em gaiolas, matança das baleias e focas, rinhas, garraiada, finning:retirada das barbatanas dos tubarões, vivissecção:testes em animais vivos,morte das renas... etc

Falarei da tortura silenciosa, velada, camuflada nas palavras amor, carinho e proteção. Falarei de personalidades psicóticas que adotam um animal e dando vazão às suas psicoses, utilizam estes seres sensíveis e indefesos como suas cobaias submetendo-os a um desinformado “adestramento” entenda-se: tortura.

Exemplificando: estou em contato com um poodle que lhe foi tirada toda a sua natureza de animal: ele não late não porque lhe tenham sido cortadas as cordas vocais (procedimento ilegal) usada por muitos adotantes para evitar latidos mas porque foi podado usando-se de treinamento cruel, só Deus sabe como.

Ficou, praticamente oito anos de sua vida preso a uma corrente dentro de um quartinho de despejo. Também não urina como fazem os cães. Fazia cocô, acreditem, no vaso sanitário, como fazem os humanos. 

Se você o coloca na área, com um obstáculo leve cercando, ele não sai. 

Qualquer outro cão, criado como cão, derrubaria o obstáculo e passaria por cima. Não esse pobre animal. 
Se lhe apontam o dedo em riste, sem preciso nada falar, só o gesto, ele vai direto para a área de serviço onde sempre foi mantido.

Que dó e dor sentimos ao vê-lo. Atualmente, está cercado de muito amor e carinho, por duas protetoras mas levará tempo para confiar nos humanos que AGORA,querem o melhor para ele que é respeitar sua natureza, esta que o faz latir, levantar a patinha para urinar e “demarcar território” em todo o canto, pular, correr, lamber as pessoas, efusivamente.

Nosso foco,neste momento, são estes animais torturados nas mãos de pessoas insensíveis como os dados como presentes para crianças descontroladas que usam-nos para extravasarem suas más índoles,

 ou aqueles transformados em bonecos para enfeitar carros e camas, 
ou os mantidos em cubículos, porões, oficinas que nunca recebem sol e ali morrem sem sequer um agradecimento daqueles que os fizeram seus escravos.

Temos centenas de casos assim, nas oficinas mecânicas, nos galpões, nas construções, utilizados para guarda, mal cuidados,mal alimentados e depois abandonados ou por estarem doentes ou por estarem velhos..

“Saúde e cuidados dos cães que vivem confinados- eles precisam ser levados para passear pelo menos uma vez ao dia para ver outros bichos e pessoas (socialização) fazer suas necessidades fisiológicas e se exercitarem”...(Instituto Nina Rosa)
Isso são os mais básicos dos cuidados, ainda têm muitos outros como a vermifugação,a vacinação, a castração, manter os pêlos limpos de parasitas como pulgas, carrapatos e sarnas (Cães e gatos)complementado com muita atenção e carinho.

Em Belo Horizonte, estamos trabalhando no Projeto de Lei, inédito em todo o Brasil, que trata da Regulamentação do Comércio de Animais PL559/09 construído por ativistas da Causa Animal e abraçado pela Vereadora Mª Lúcia Scarpelli (PCdoB). Sancionado tal PL teremos amparo legal para denunciar, recorrer e cobrar providências junto aos Órgãos competentes.

Estamos também lutando por uma Delegacia de Proteção Animal Civil exclusiva para essas denúncias. Ennquanto não temos, fazemos denúncias nas Delegacias da Polícia Civil e a do Meio Ambiente  e estamos aguardando  aplicação das penalidades. (Obs: este texto foi escrito em 05/12/2010)

Hoje 24/03/2016- A DELEGACIA DE PROTEÇÃO ANIMAL FOI CRIADA em 2013 e NÃO FUNCIONA,ATÉ HOJE.

2 comentários:

  1. GRaça, recebi um email agora, que em BH, bairro Padre Eustaquio, R. Lorena próx. no. 321, tem uma cachorrinha e seus filhotes,na rua, sem proteção nem contra a chuva, ameaçados de morte.
    Pega a R. Tara de Minas, ao chegar no 2o. EPA, vira à esq., esta é a rua.Recebi no m/ Facebook. Creusa Arina Lima ferreira
    enail creusaarina@gmail.com
    Eu moro em Boituva, 112 km da cid. de SP.
    Se voce puder me dar um retorno, não conheço nenhuma protetora aí. Muito obrigada.

    ResponderExcluir
  2. Olá Creusa, no mesmo momento que vi seu email divulguei na internet p/ pessoas que moram próximas e pedi a outro protetor que foi ao local, procurou e não encontrou.
    Esperamos que algúem próximo, que tenha recebido o email, os tenha resgatado.
    Infelizmente recebemos tantos emails e chamados de pessoas que passam, vêem os animais sofrendo e vão passar emails e não acodem logo o animal.
    Todos sabem que tb temos problemas financeiros ou de alojamento, quando resgatamos.Mas é mais conveniente jogar prá cima do outro.

    ResponderExcluir