sábado, 25 de outubro de 2008

Prefeitura entrega à população mais dois Centros de Esterilização de Cães e Gatos

Dia 23/10/08 foi um dia de muita emoção para todos nós que amamos os animais.
O Secretário Municipal de Saúde Dr. Helvécio Miranda inaugurou 2 Centros de Esterilização, conforme matéria que segue, abaixo.E mais, por pedido de nossa Comissão, assinou portaria, que não se mate mais animais saudáveis, na cidade de BH, antecipando um dos itens que constam no Novo Código de Zoonoses e que tão cedo não seria votado. Somente aqueles animais que apresentarem sintomas de doenças que podem colocar, em risco, a populaçã, doravante serão eutanasiados.
Mais uma parceria da Comissão Interinstitucional da Saùde Humana na sua Relacão com os Animais e Secretaria Municipal de Saùde.
Agradecemos a todos os integrantes da Secretaria Municipal de Saùde, ao Secretario de Saúde e a atual gestão da PMBH e nossos amigos da Comissào.
Breve postaremos as fotos relativas ao evento.
Este é um momento histórico para a Causa Animal e uma resposta àqueles que fizeram campanha política alegando que iriam:
  • Implantar a castração em massa de cães e gatos da comunidade carente como método oficial de controle populacional, o que infelizmente não existe hoje.
  • Estabelecer um Programa Permanente de Educação sobre a Guarda Responsável de Animais Domésticos, o que também não existe.
Nós mostramos que existe e que foi trabalho de nossa Comissão que prefere trabalhar, silenciosamente, favorecendo às vezes,oportunismos de quem nada fez e agora quer levar os méritos.
Convidamos a todos a nos conhecerem e participarem de nossas reuniões, toda primeira segunda-feira de cada mês, na Secretaria Municipal de Saúde, Av. Afonso Pena, 2336.
Divulguem para todos. Abraços
Prefeitura entrega à população mais dois Centros de Esterilização de Cães e Gatos

Os moradores de Belo Horizonte contam com mais dois Centros para esterilização de pequenos animais. Na região Noroeste da capital, a Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, entrega à população a nova unidade, com capacidade para realizar 530 cirurgias por mês. A solenidade acontecerá nesta quinta-feira, com a presença do Secretário Municipal de Saúde Helvécio Miranda Magalhães Júnior que assinará a portaria que regulamenta a eutanásia de cães e gatos apreendidos no Centro de Controle de Zoonoses. A eutanásia só será permitida nos casos em que seja comprovada por parecer de médico veterinário, a impossibilidade destes permanecerem no convívio social. Nestes casos, a eutanásia será feita após sedação, sem sofrimento algum para o animal.Na mesma ocasião será apresentada a população a Unidade Móvel de Castração, que servirá de suporte para os Centros de Esterilização.

Logo depois, o Secretário vai entregar mais um Centro de Esterilização de Cães e Gatos. Desta vez, na região Oeste. A unidade também é equipada para realizar 530 cirurgias por mês. Ao todo foram investidos 300 mil reais nas duas obras.

Os Centros de Esterilização vão contar com dois veterinários, três agentes de combate às endemias e três auxiliares. As unidades vão atender a animais de toda a cidade, mas o cadastro deve ser feito no CCZ (Centro de Controle de Zoonoses), pelo telefone 3277-7411-3277 7413

A construção dos dois novos Centros faz parte de uma política ampla de controle populacional de cães e gatos promovida pela Prefeitura em parceria com o Conselho Municipal de Saúde. Os projetos foram discutidos na Comissão Interinstitucional de Saúde Humana e sua Relação com os Animais, que é composta por representantes da Secretaria de Saúde e de ONG´s de proteção animal. A gerente de Zoonoses da Prefeitura, Silvana Tecles Brandão, destaca a importância desta parceria. "Esse trabalho em conjunto da Prefeitura com as ONG´s é importante porque mostra que todos os setores estão preocupados com a super população de cães e gatos na cidade e com o risco que isso representa para a saúde humana".

Esterilização

A esterilização, cirurgia que impede definitivamente a procriação e ocorrência do cio é efetuada pelo Médico Veterinário. O procedimento é realizado sob anestesia geral, não trazendo nenhum sofrimento para o animal. Tanto as fêmeas quanto os machos a partir de 4 meses de idade podem ser submetidos à cirurgia. O número de cirurgias de esterilização vem crescendo muito ao longo dos anos. Em 2005 foram realizadas 293 procedimentos, em 2007 esse número chegou a 981 e este ano até outubro o Centro de Controle de Zoonoses já realizou 2.633 cirurgias.

Segundo a médica veterinária da Prefeitura, Ingrid Mattos de Chiarelli Xavier, a esterilização reduz a quantidade de crias indesejadas, o abandono de cães e a transmissão de doenças. "Os cães e gatos que vivem nas ruas estão mais sujeitos a doenças que podem inclusive contaminar o homem", explica.

Entrega do Centro de Esterilização de Cães e Gatos – Noroeste

Hora: 14h30

Endereço: rua Antônio Peixoto Guimarães, 33, bairro Caiçara

Entrega do Centro de Esterilização de Cães e Gatos – Oeste

Hora: 15h30

Endereço: rua Alexandre Siqueira, 375, bairro Salgado Filho.

Gerência de Comunicação Social
Secretaria Municipal de Saúde de Belo Horizonte
Contatos: (31) 3277-7756 / 7821 (fax) /

gcso@pbh.gov.br


5 comentários:

  1. Aos Srs administradores,medicos, secretários etc... Porque uma entidade tão importante como esta não divulgue mais o seus trabalhos, sabendo-se que as pessoas que precisão de serviços como castração; não se dispõem de condução para levar cães de grande porte ate os devidos locais????

    ResponderExcluir
  2. Olá!


    este telefone que aparece no texto está errado, tentei ligar e não consegui. O correto é 3277 7411, e tem também o 3277 7413. A fonte é site da Câmara: http://www.cmbh.mg.gov.br/index.php?option=com_content&task=view&id=14539&Itemid=249.

    abraços!

    ResponderExcluir
  3. Estou desesperado! Moro na Vila nova paraiso(zona oeste)de BH, onde a meses existe um cachorro SRD, que vem sofrendo as maiores maldades, dentre elas, 2 envenamentos e até tiro. Não tenho espaçi para abrigá-lo, já que moro em um barracão sem quintal! faço o que posso pelo caveirão( nome do coitado), mas é pouco! caveirão é um cão amigo, mas tem um problema ao ver motos! Por isso venho aqui apelar para alguém ou uma sociedade protetora que recolha o caveirão das hunilhações que a vida está lhe impondo! Please! Meu nome é david e meu cel: 95645222

    ResponderExcluir
  4. Olá!estou com 5 filhotinhos em mas não tenho aonde deixalos,por isso queria saber se tem alguma pessoa ou alguma entidade que queira pegar esse pobres filhotinhos.Qualquer coisa me ligue 88750069

    ResponderExcluir
  5. Estou tentando falar nesses telefones a horas, mas dá sinal de ocupado o tempo todo. Estão mesmos ocupados ou com defeito? Necessito agendar cirurgia de duas gatinhas, com urgência.
    Por acaso existe(m) outro(s) número(s)????

    ResponderExcluir