sexta-feira, 22 de março de 2013

ÁGUA: RECURSO NÃO RENOVÁVEL NA NATUREZA.



MANGUEIRA NÃO É VASSOURA
                                  

Atenção você aí que varre passeios, pátios, carros e ruas com água jorrando pela mangueira, em vez de usar vassoura e pá.  E também você que lava roupas, louças ou toma banho esquecendo a torneira aberta...                     

            Jack Siqueira, sociólogo e professor da UEMG, no dia 13/o9/98, escreveu no jornal Hoje em Dia, o artigo intitulado O PAÍS DO DESPERDÍCIO, no qual dizia:



“O Brasil  é um dos países que mais desperdiçam...    

            Na linha de desperdício que caracteriza o Brasil não se pode ficar de fora o caso da água. Os vazamentos nas ruas, as lavações de veículos e de passeios com gastos exagerados incomodam àqueles que sabem que água é um bem não reciclável, não renovável e por isso está ficando cada vez mais escassa.

            Por essa razão já é tempo de criar uma consciência sobre o assunto. Orientar a população sobre a escassez da água para acabar com o desperdício não somente nos casos mencionados, mas também no uso doméstico e industrial.                 

            O trabalho de conscientização deve começar pelos órgãos captadores e distribuidores de água que são públicos e que não devem ter o lucro como fim. Ou seja, quanto mais desperdiçar mais lucro.”   

            Você viu? Você aí da mangueira... Quanto mais você desperdiça mais enriquece os que já são ricos. 

            E se você é empregado e acha que não é você quem está pagando a conta, está muito enganado! Quando há problema de abastecimento, onde falta água em primeiro lugar? Você já observou? É no bairro onde você mora.      

            E se os patrões também não estão conscientes disso é bom saber que é Lei da Física: a toda ação corresponde uma reação.

            Em Lucas XII: 47-48 “àquele a quem foi dado muito lhe será exigido; e àquele a quem muito se confia, muito mais lhe pedirão.”

            Gastar o necessário, portanto, é demonstrar o nosso grau de respeito a nós mesmos, ao próximo e para com nosso ecossistema.



Graça Leal


Nenhum comentário:

Postar um comentário