quarta-feira, 3 de agosto de 2011

Artistas apoiam Campanha “Diga não a Leishmaniose” e alertam para a importância da prevenção

Hebe Camargo, Daniela Albuquerque e Flavia Noronha já foram fotografadas para a Campanha Diga Não à Leishmaniose
Diversos artistas se unem em prol da campanha Diga Não à Leishmaniose e posam com seus cães encoleirados para as lentes do renomado fotógrafo internacional de pets, Lionel Falcon. As primeiras celebridades fotografadas foram Daniele Albuquerque e Flávia Noronha, modelos e apresentadoras de televisão; e a consagrada apresentadora, Hebe Camargo.

A campanha tem como objetivo conscientizar a população sobre a leishmaniose visceral, grave doença de saúde pública por se tratar de uma zoonose de alta letalidade. A doença é transmitida tanto aos cães quanto aos humanos por meio da picada de um inseto conhecido popularmente como “mosquito palha”.

A coordenadora do projeto, ex-assessora de Clodovil Hernandes e diretora de Comunicação e Mídia do Instituto Clodovil Hernandes, Marli Pó, idealizou a campanha após ver o sofrimento do estilista quando seus cães foram infectados pela doença em Ubatuba, em 2004. O único que se salvou, na época, foi o Grande Otelo, símbolo da campanha. “Desde que presenciei o que Clodovil passou, na espera de um resultado de exame de sangue do Grande Otelo, comecei a pesquisar sobre a doença e pude constatar que muitas pessoas estavam morrendo e vários cães sendo eutanasiados. De lá pra cá, os índices da doença no Brasil aumentaram consideravelmente. Sempre fui adepta a causa da leishmaniose e lutei pela conscientização e prevenção dos cães e da população”, ressalta.

Marli iniciou a campanha em 2005 e agora está retomando o projeto com muito mais força e apoio dos artistas, autoridades e políticos. “A participação de celebridades é fundamental para chamar a atenção do público. Ao verem seus ídolos em fotos com os cães, buscarão mais informações sobre essa terrível doença”, garante.

Como uma das formas de prevenção contra a leishmaniose, a Organização Mundial da Saúde recomenda a utilização de coleira impregnada com deltametrina a 4% nos cães (Scalibor®), principio ativo repelente e inseticida contra os insetos transmissores.
Cães e humanos são vítimas dessa terrível doença
- A leishmaniose visceral é uma doença fatal para os cães.
- Em humanos, se não tratada, pode levar à morte em até 90 % dos casos.
- Cerca de 3.800 novos casos são diagnosticados todos os anos no Brasil.
- A doença é transmitida pela fêmea do inseto. Ao picar cães infectados ela
se infecta e, posteriormente, pica os humanos, transmitindo a doença.
Quando os cães adoecem apresentam principalmente os seguintes sintomas:
- Apatia;
- Lesões de pele;
- Queda de pelos, inicialmente ao redor dos olhos e nas orelhas;
- Emagrecimento;
- Crescimento anormal das unhas.
Os cães podem ficar infectados por vários anos sem apresentar sintomas clínicos. Estes cães são fontes de infecção para o inseto transmissor, e, portanto, um risco à saúde de todos. A única forma de detectar a infecção nestes animais é por meio de exames de laboratório específicos. O Programa de Controle da Leishmaniose Visceral do Ministério da Saúde recolhe e realiza a eutanásia dos cães com leishmaniose visceral, mesmo os que não apresentam sintomas clínicos.
Ajude a combater a leishmaniose
- Não deixe seu cão solto nas ruas;
- Mantenha-o sempre com a coleira à base de deltametrina;
- Mantenha o seu quintal limpo para evitar procriação do mosquito;
- Consulte um Médico Veterinário regularmente;
- Saiba mais sobre leishmaniose no site www.diganaoaleishmaniose.com.br

3 comentários:

  1. Legal essa campanha, ainda mais c/ pessoas da TV. Aí fortalesse mais p/ seu sucesso! Gostei, tem que ser bem divulgada.

    ResponderExcluir