quinta-feira, 28 de abril de 2011

GATOS

Manifestação visa a permanência dos gatos dentro do espaço, além de conscientizar

a população e órgãos públicos dos riscos que correm caso sejam levados para gatis



No próximo sábado, dia 30 de abril, às 10h, no Parque Municipal Renné Giannetti (em frente ao portão da alameda Ezequiel Dias), representantes de diversas entidades, movimentos e simpatizantes da causa animal farão uma manifestação em defesa da permanência dos gatos ali existentes.



O ato objetiva alertar e conscientizar a população belo-horizontina, frequentadores do lugar e poder público para os riscos que os animais correm caso os mesmo sejam levados para gatis, como pretende a atual administração do parque, sob a alegação de que os gatos são culpados pela existência de cupins nas árvores. Importante ressaltar que tal fato vem à tona após o corte de várias árvores devido a uma infestação de cupins, e cujo incidente provocou a morte de uma mulher.



A pergunta é: a culpa então é dos gatos? Argumento contestado pela médica e ativista Eulália Jordà Poblet, que diz: “é impossível que os gatos sejam culpados pela existência de cupins nas árvores por terem comido pássaros. Os principais predadores dos cupins não são as aves, mas as formigas, este sim é o dado fundamental que não foi considerado (além, é claro, da falta de investimentos na prevenção), talvez até por desconhecimento dos que se arvoram especialistas”, enfatiza.



Para a bióloga Fabiane Niemeyer vários fatores não foram considerados ao imputar a responsabilidade aos felinos. “A retirada de uma colônia de gatos, estabilizada e em declínio, provocaria o efeito vácuo. Ou seja, a rápida recolonização da área do parque por gatos abandonados, não esterilizados e desconhecidos que vivem em suas imediações. Além disso, a transferência para um gatil ameaça seriamente suas vidas, pois estes animais são territorialistas e estão acostumados a viver naquele ambiente. A questão ética é fundamental, os gatos são animais sencientes e têm direito à vida, à liberdade e à integridade física”, explica.





Informações:

Jornalista Helenna Dias – MTB 11.912/MG

Três Caravelas Comunicação e Assessoria de Imprensa

Contato: (31) 9972-0233

E-mail: trescaravelas@gmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário