Queridos protetores, é muito difícil escrever algo que nos comove e nos entristece tanto.
Depois de escrever este texto abaixo, passei próximo ao local onde a Flicka estava e me deparei com uma cena muito triste.
Vários policiais já se encontravam no local e a menina estava lá... em decúbito lateral (deitada), sem forças, machucada e com os olhar implorando ajuda.
Todos estavam com receio de chegar perto, devido ao animal e ao local lotado de lama...
Tentei levantá-La, mas ela voltava para trás...
Eu e a Aline, solicitamos várias ajudas na parte da manhã, mas nenhum orgão como Prefeitura, Ibama, Polícia ambiental nos ajudou... disse claramente que não realizam este tipo de trabalho.
Com muito custo o policial responsável, conseguiu a ida da prefeitura com um caminhão. Onde desceram dois rapazes informando que a mesma deveria ser eutanasiada. Logo perguntei se eram veterinários e claro que recebi um não como resposta. Logo em seguida chegou o veterinário do centro de zoonoses, por sinal muito educado e prestativo. O mesmo prestou o primeiro socorros, mas também não queria se responsabilizar por nada, a não ser levar o animal como procedimento de eutanásia. Neste meio tempo, tentei contato com o Franklin e o mesmo conseguiu um contato na UFMG, onde a veterinária Livia (residente), receberia a menina.
O segundo passo foi colocar a Flicka no caminhão, pois a mesma não andava e não tinha forças... mas anjos enviados por Deus, se juntaram com a força de seus braços e corações, conseguindo colocá-la dentro do caminhão. Logo em seguida finalizamos o B.O e fui direto para UFMG, acompanhá-la.
Chegando lá, fomos direto a procura da Lívia, a mesma me informou sobre os procedimentos de entrada, deveria deixar um cheque para futuro depósito, no valor de R$800,00... como queríamos a agilidade no atendimento, autorizei a retirada dela e fui logo a tesouraria. Chegando lá, realizei a ficha e consegui dar um cheque em um avalor menor R$500,00, que iria ser compensado dia 09/12. Este não era o problema, pois sei que temos muitos parceiros e conseguiríamos custear o seu tratamento.. O que estava em jogo era a vida de Flicka.
Retornei ao local e lá estava ela, linda... mas camuflada de dor, sofrimento, maus tratos, mas com olhar docê e puro.
Disse olhando para seus olhos, que estaríamos ao seu lado, que não tivesse medo.
Deixei a menina aos cuidados dos veterinários, tendo a certeza que fariam de tudo para a sua melhora e recuparação.
Fui embora pedindo a Deus que guiasse o destino de Flicka, para o que fosse melhor para ela....
Hoje pela manhã, recebi um telefonema do Sr Tião (UFMG), informando que a Flicka foi a óbito... A dor era forte, mas por outro lado confortante, pois tinhamos feito de tudo para a sua recuperação e ela estava descansando. Já havia cumprido sua missão.
Fui ao seu encontro, uma cena que não desejo para ninguém... Conversei com todos e estava pronta para arcar com todos os gastos de Flicka, mas novamente tenho a certeza que anjos existem e nos ajudam sempre. O Sr Tião não cobrou nenhuma diária, nenhuma consulta.. somente as medicações utilizadas.
Estarei enviando em anexo as fotos da Flicka ainda viva, o B.O e o comprovante de pagamento. Devido ao baixo valor, eu mesma quitei.
Agradeço a todos que nos ajudou, com palavras, direcionamento, força física, orações, repassando o e-mail e se disponibilizando financeiramente.
A única certeza que tenho, é que a nossa missão nesta vida é esta. Proteger e amar os animais, independente da raça, espécie e situação que se encontram.
Somos anjos e vamos até o fim contra a falta de amor, contra os maus tratos, contra o governo que os desampara.. contra tudo que for possível para mudar este presente e este destino.
FLICKA - MENINA..... SAIBA QUE MESMO NO PLANO ESPIRITUAL QUE SE ENCONTRA, NOSSO PENSAMENTO É PARA VOCÊ E TEMOS A CERTEZA QUE VOCÊ ESTARÁ CONOSCO, NOS DIRECIONANDO EM CADA RESGASTE.
OBRIGADO POR ESTE ENCONTRO, OBRIGADO POR APRENDERMOS UM POUCO COM VOCÊ.
MUITO OBRIGADO MEUS QUERIDOS AMIGOS
JULIANA - PROTETORA
31 - 34345711
31 - 91784761
Agradeço o carinho e conto com vcs..
Olá Juliana,
Muito triste. Já vi esta cena acontecer muitas vzs. Se vc entrar no meu BLOG-www.adocaobh.blohspot.
Mande a foto da pobrezinha e posso colocar mais esta realidade no BLOG?Mandarei via email p/ os vereadores.
Na primeira semana de Dezembro estaremos na Câmara pressionando os vereadores p/ votar o PL que vai regulamentar o uso de cavalos nas carroças.Contamos com sua presença e divulgação. Só através de Leis e nós vigiando é que melhoraremos a situação desses pobres e sofridos animais.Saiba mais acessando nosso Blog em: Projetos de Leis e Cavalos e carroças.
Obrigada por minorar a dor deste animal e temos que divulgar sempre que precisamos cuidar não só dos cães e gatos mas, principalmente dos cavalos pq eles sofrem mais tendo menos pessoas que cuidam deles pq os custos são altos e por não sabermos como tratá-los. Percebi que o mínimo que pudermos fazer já estaremos aliviando ou minorando seu sofrimento.
Abraços
Graça Leal
Que Deus receba este anjo FLICKA. É lamentável que fatos como estes acontençam por culpa exclusiva dos humanos. Estou com meu coração partido pelo sofrimento
ResponderExcluirporque passou a FLICKA. Juliana,obrigada por tentar salvá-la, é de pessoas como vc que as diversas FLICKA`s precisam.
Precisamos URGENTE de Educação Ambiental no currículo das escolas infantis, para lapidar o instinto selvagem e cruel de certas crianças,
ResponderExcluirevitando que se tornem homens cruéis.
Se forem conscientizados desde cedo, sobre o valor da vida de todo ser vivo,poderemos formar uma sociedade mais justa e menos violenta,evitando assim o sofrimento de seres puros, lindos e inocentes como a FLICKA.
Concordo que o trabalho tem de ser feito nas escolas, mas tenho uma dúvida: os filhos desses desgraçados, fdp dos carroceiros vão à escola? Será que adianta ensinar na escola e elas, ao chegarem em casa, verem uma situação bem diferente, com os seus próprios pais maltratando e deixando os pobres cavalos morrerem?
ResponderExcluirPESSOAL DE MINAS GERAIS..A GRANDE MAIORIA NÃO GOSTA DE ANIMAIS A NÃO SER QUE SEJAM CAVALOS E BOIS QUE LHE DEEM ALGUM TIPO DE LUCRO!
ResponderExcluirÉ CLARO QUE EXISTEM AS EXCESSÕES. AQUELES QUE AMAM E SE PREOCUPAM..MAS AINDA SÃO MINORIA EM MINAS GERAIS!
SEI DO QUE FALO, POIS MOREI LÁ NUMA CIDADE QUE MALTRATA MUITO SEUS ANIMAIS.INFELIZMENTE!!
É revoltante como deixam uma égua chegar em tal estado de subnutrição e abandono. Espero que no céu dos cavalos a Flicka possa estar hoje em dia correndo pelos pastos e se alimentando de capim fresco e muita água.
ResponderExcluirSou de Minas Gerais e discordo de que a maioria aqui não gosta de animais, ao contrário, é uma minoria que não gosta de animais e os tratam mal.