sexta-feira, 13 de novembro de 2009

NATAL

Dezembro vai se aproximando e vamos notando uma mudança de comportamento. Nota-se uma inquietação, um atropelo de pessoas apressadas, desorientadas, nervosas. O trânsito piora, aumentam-se os congestionamentos.

O sociólogo Cláudio Beato comprovou, através de pesquisas que a violência aumenta no período de fim de ano (H D Distrito Federal 19/11/980). Creio ser isso resultante mais dos apelos publicitários do que estresse de final de ano.

As propagandas insuflam, chantageiam, cobram, exploram o consumidor lançando apelos consumistas de: carrões importados, jóias caríssimas, mansões ricamente decoradas, com famílias maravilhosas em torno de mesas fartas.

O cidadão comum, já estressado, desgastado e fragilizado por um ano de previsões catastróficas como: desemprego, crises, corrupções e dinheiro curto, angustia-se e deprime-se ao perceber que nada daquilo que mostram as propagandas ele pode dar à família.

Os que têm estrutura familiar e religiosa já são alcançados pelas propagandas subliminares, imagine então esse grande contingente de brasileiros que vagueia por aí desamparado de qualquer estrutura básica de sobrevivência.

Definitivamente o que estamos vendo não é a comemoração da Festa Máxima da Cristandade. O que estamos vendo é um culto pagão onde o luxo, o lucro, a aparência e a gula contrapõem-se ao humilde, singelo e desapegado exemplo nos dado por Jesus.

O desvirtuamento da data de 25 de Dezembro gera situações deprimentes e conflituosas nas grandes cidades. Seria interessante que esta situação fosse motivo de reflexão por parte de todos e que se pensasse numa mudança.

Na Europa, a troca de presentes é feita no dia 06/01 Dia de Reis. Se isso acontecesse aqui no Brasil, creio que seria uma solução contra o caos que se instala no final do ano acarretando até conseqüências graves. E a data de 25 de Dezembro poderia ser lembrada no seu verdadeiro sentido: com simplicidade, oração e reflexão, cada qual no resguardo de seu lar.

As confraternizações maiores ficariam para o dia 06 quando então, já finalizado o ano, todos os compromissos estariam terminados como:estudos, trabalhos, balanços e balancetes e etc. As pessoas teriam tempo para suas compras, as trocas de presentes e as viagens sem grandes atropelos.

Este é o meu pensamento e espero que seja também o de muitas outras pessoas.

PAPAI NOEL MATOU JESUS CRISTO. Vi esta frase pichada num muro e achei certíssima.


Graça Leal

Nenhum comentário:

Postar um comentário