domingo, 18 de outubro de 2009

JORNADA ECOLÓGICA 23/10 -PARTICIPE- INSCREVA-SE!

Prezados ativistas e simpatizantes,

a participação de todos, nesse evento,além dos competentes participantes e palestrantes, é importante porque:
-são assuntos ligados a nossa vida, a nossa alimentação, e à sustentabilidade do Planeta;
-estaremos prestigiando a parceria: A TELA E O TEXTO E CAUSA ANIMAL;
-ouviremos relatos das experiências, nas escolas, do tema transversal Meio Ambiente e Ecologia,aí incluindo o trabalho da PROTEÇÃO AOS ANIMAIS DOMÉSTICOS/POSSE RESPONSÁVEL/CASTRAÇÃO, cujo grande empenho para essa realização partiu da professora Mª Antonieta Pereira-coordenadora deste Projeto
Contamos com a participação de todos vocês, nossos amigos, que acreditam e lutam por um mundo melhor.

-




PROGRAMAÇÃO DA I JORNADA ECOLÓGICA - EDUCAÇÃO E VIDA NA TERRA - 23 de outubro de 2009 - Centro Cultural da UFMG

Inscrições http://www.letras.ufmg.br/atelaeotexto/setorverde_noticias.html

9h às 10h

auditório

Palestra de abertura. Ecologia + Educação com resultados práticos. Ronaldo Vasconcelos

10h às 10h30

auditório

Apresentação musical - Jamil

10h30 às 12h

sala: 1

Sessões de comunicações

12h às 13h

Intervalo para almoço e visita à Feira de Produtos Ecológicos

13h às 14h30

sala: 2

Oficina Como fazer comida vegetariana. Mariana Licéia

sala: 3

Oficina Cuidados básicos com os animais domésticos. Teresa Cristina

auditório

Oficina Protegendo o ecossistema e a A evolução da embalagem informações para uma nova geração de consumidores conscientes. Deborah Munhoz

15h às 16h30

auditório

Sessões de depoimentos

17h às 18h

auditório

Palestra. Educação ambiental, Veganismo e Diversidade. Paula Brugger

18h às 19h

auditório

Atividade cultural. Áta-me Academia de dança de salão

Sorteios

Encerramento

19h às 20h30

sala: 1

Mini-curso Economia Ecológica e Sustentabilidade. Hugo Penteado

8h às 21h

Hall de entrada

Recepção do evento / credenciamento / entrega de certificados de ouvintes

9h às 19h

Corredores e

pátio central

FEIRA DE PRODUTOS ECOLÓGICOS ABERTA AO PÚBLICO

Vegtuts (refeições e salgados), Centro de Ecologia Integral, Tela e Texto, Acessórios reciclados, Reaproveitamento de alimentos, ISKON (incensos e livros)

9h às 17h

Telecentro

Exposição fotográfica Bichos de Rua: Filhos do Abandono

SESSÕES DE COMUNICAÇÕES

CONSUMO E SUSTENTABILIDADE

Autora: Helena Dória Ribeiro de Andrade Previato. Aluna do curso de Pós-graduação em Educação Ambiental no SENAC/MG.

ECOLOGIA E LITERATURA: UM DIÁLOGO POSSÍVEL NA PRODUÇÃO ARTÍSTICA DE ÂNGELO MACHADO

Autora: Ângela Maria Bedeschi Faria. UFMG- FALE 2004-2007. Mestre em Letras: Estudos Literários. “Espaços da Memória e a Viagem da Escrita em O enteado”.

LIMPEZA VERDE: O DESAFIO DE LIMPAR SEM POLUIR O PLANETA

Autora: Mariana Rodrigues Pires. Turismológa - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Gestora Ambiental - Centro Universitário UNA/UNATEC. Pós-graduanda em Gestão Ambiental - Senac Minas.

A INTEGRAÇÃO ENTRE OS VIVENTES: PELA CONSTRUÇÃO DE NOVOS PARADIGMAS

Autoras: Mariana Licéia Campos de Oliveira, Licenciada em Letras (FALE/UFMG), Professora de Português e Espanhol, Membro do Movimento Mineiro pelos Direitos Animais; Rejane Helena Carvalho Lage Neves, Licenciada em Letras (UNI-BH), especialista em Ensino de Leitura e Produção de Textos e especialista em Temas Filosóficos, UFMG. Coordenadora do Setor Verde da Associação Cultural Tela e Texto.

PONHA UM GATO EM SUA VIDA (E SEJA MAIS FELIZ)

Autora: Prof. Dra. Mirian Chrystus. Professora do curso de Comunicação Social/FAFICH/UFMG e coordenadora do GAAFICH (Grupo de amigos dos animais da FAFICH).

OFICINAS

Como fazer comida vegetariana. Mariana Licéia. Professora, formada em Letras, membro do Movimento Mineiro pelos Direitos Animais.

Resumo: Explicar ao público o processo de germinação de sementes, preparo do Suco Luz do Sol e de alimentos para o dia-a-dia: leites vegetais e patê. Haverá informações sobre alimentação vegetariana e vegana e degustação.

Cuidados básicos com os animais domésticos. Teresa Cristina. Veterinária e homeopata.

Resumo: Através de dinâmica com o público, serão discutidos temas como: comportamento dos animais, relações afetivas com os mascotes, alimentação adequada, cuidados preventivos, doenças, tratamentos, casos de emergência, abandono e maus-tratos.

Protegendo o ecossistema e a A evolução da embalagem - informações para uma nova geração de consumidores conscientes. Deborah Munhoz. Química e Mestre em Saneamento, Meio Ambiente e Recursos Hídricos e consultora em Gestão da Qualidade de Vida e Sustentabilidade.

Resumo: Revelar o ciclo de vida dos materiais utilizados na confecção de embalagens dos produtos, levando os participantes a refletir sobre os diferentes impactos sociais e ambientais que estão por trás das prateleiras dos supermercados.

SESSÕES DE DEPOIMENTOS

AÇÕES DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL DA ASSOCIAÇÃO CULTURAL TELA E TEXTO

Depoente: Prof. Dra. Maria Antonieta Pereira. Pós-doutora em Literatura Comparada. Professora aposentada FALE/UFMG. Coordenadora geral do Programa A tela e o texto.

LEITURA PARA TODOS: MILHARES DE TEXTOS SOBRE ECOLOGIA

Depoente: Hortência Clara. Faculdade de Letras, UFMG. Coordenadora do Projeto Leitura para todos da Associação Tela e Texto

O TEMA TRANSVERSAL “MEIO AMBIENTE E ECOLOGIA” NA PRÁTICA ESCOLAR.

Depoente: Cristiane Rungue Fernandes. Professora-especialista de português na rede particular de ensino e membro da Associação Cultural Tela e Texto. Atua com alfabetização e ministra cursos de Contação de histórias e Teatro na sala de aula.

A ISKCON E O PRINCÍPIO DA COMPAIXÃO PARA COM TODOS OS SERES, INDEPENDENTE DA DIVERSIDADE ESTÉTICA.

Depoente: ISKCON (Sociedade Internacional para a Consciência de Krishna). Pioneira no que diz respeito à conscientização da sociedade quanto à necessidade de se respeitar todas as formas de vida.

ALIMENTAÇÃO VIVA, PRESERVANDO A VIDA

Depoente: Cynthia Inés Carrillo Sáenz. Faculdade de Educação / UFMG

APROVEITAMENTO INTEGRAL DOS ALIMENTOS

Depoente: Ana Izaura. Nutricionista

OS PROPÓSITOS DO PROJETO TZEDAKÁ

Depoente: Nícia Beatriz Monteiro Mafra formada em Belas Artes pela UFMG, Pós-graduada latu sensu em Comunicação Visual (1998) e Especialista em Gestão Ambiental de Resíduos Sólidos pela PUC-MG (2003). Possui MBA em Gerência de Projetos pela FGV/BI-MG (2006/2007). Formação na ABDL – Associação Brasileira de Desenvolvimento de Lideranças e no LEAD Internacional. Mestranda em Gestão Ambiental, na UNA – MG (2009/2010).

A relação parasita do homem em relação aos animais e suas consequências.

Depoente: André Luiz Pereira, mestrando em administração, especialista em administração hospitalar. Desenvolve pesquisa sobre resíduos, meio ambiente e gestão ambiental. Tutor de especialização no SENAC-MG e tradutor da Revista Pensata Animal. Possui publicações sobre Resíduos, saúde ambiental e administração, referenciados em seminários e pela Organização Panamericana de Saúde.

Palestra Educação ambiental, Veganismo e Diversidade.

Paula Brugger. Universidade Federal de Santa Catarina. Escritora, Doutora em Ciências Humanas - “Sociedade e Meio Ambiente”. Atua na defesa dos animais e do meio ambiente.

Resumo: A palestrante apresentará alguns fundamentos epistemológicos para a construção de uma educação ambiental (EA) crítica, explorando as fronteiras entre EA e paradigmas não-antropocêntricos como parte de uma reflexão transformadora da relação sociedade-natureza. Os argumentos desenvolvidos mostram que a proposta de conduta ética denominada veganismo se encontra em perfeita sintonia com os valores ecocêntricos indispensáveis para a construção de um mundo mais compassivo, ambientalmente saudável e eticamente correto no que tange às demais espécies do planeta.

Mini-curso Economia Ecológica e Sustentabilidade

Hugo Penteado. Mestre em economia pela USP, autor do livro Ecoeconomia: uma nova abordagem, economista chefe e estrategista de investimentos do ABN AMRO Asset Manegment desde 1997.

Resumo: Apresentação de uma síntese dos problemas socioambientais criados por nosso sistema econômico de forma contínua, diária e crescente. Exame da teoria econômica tradicional que, ignorando os fatores sócio-ambientais, baseia-se em leis da física de 200 anos atrás. A cegueira das políticas de governos/empresas e os desastres ambientais. Análise das teorias de Nicholas Georgescu-Roegen e sua ruptura com o pensamento hegemônico.

Exposição fotográfica Bichos de Rua: Filhos do Abandono

A mostra de fotos, que será aberta a partir das 9 horas, com entrada franca, tem como objetivo contribuir para a sensibilização e motivação das pessoas para a causa da adoção e, ainda, promover uma mudança de comportamento e de conceitos no que diz respeito à situação de maus-tratos a que muitos animais domésticos estão sujeitos, enfatizando a posse responsável.

As fotografias retratam animais em situação de abandono nas ruas, resgatados à espera de adoção e facetas de maus-tratos e condições inadequadas de criação aos quais os bichos de estimação, em sua maioria cães e gatos, estão submetidos em muitos lares Brasil afora.

Organizadora da mostra: Nádia Santos

Nenhum comentário:

Postar um comentário