domingo, 13 de setembro de 2009

Sobre a Enquete CBN



Qual seu lugar favorito no Mercado Central?

http://rustymarcellini.blogspot.com/

(aproveite e faça seu comentário contra a incompatibilidade sanitária de comercializar-se alimentos junto a animais vivos, além do argumento que animais não são produtos ...envie também para o e-mail
saboresbh@cbn.com.br)

NOSSO RECADO:

O Mercado Central é realmente um lugar agradabilíssimo, fonte de diversos sabores, dentre os quais, as oleaginosas e as frutas são nossas preferidas, para nós, que somos veganos.

Entretanto, não podemos deixar de destacar um agravante:
a incompatibilidade sanitária de comercializar-se e consumir-se no mesmo espaço alimentos e animais vivos , configurando-se total desrespeito aos seus clientes. Grandes mercados de alimentos e de artesanato, de outros Estados brasileiros, não comercializam animais junto a alimentos.

Ficamos a pensar em que os estrangeiros pensarão, quando vierem à Capital Mineira para os jogos da Copa 2014 e depararem-se com este desrespeito aos clientes ...

Sem contar, o desrespeito aos animais não-humanos devido ao
comércio de vidas no Mercado Central , considerando que esses seres não são produtos - tendo a vida desses seres sencientes, valor intrínseco (têm valor por si só, e não, para atenderem à nossa espécie). Considerando ainda, o comprometimento da tradicionalidade desse Mercado, lembrando a crescente conscientização da população quanto ao respeito aos animais não-humanos, depondo tal comércio desfavoravelmente a tão importante ponto cultural e turístico da Capital Mineira.

Em tempo, sendo ouvintes da CBN, lamentamos que seu programa aborde somente pratos à base de carnes, leite e ovos, desconsiderando parte da população vegetariana e vegana. Contamos com a ampliação e enriquecimento de seu menu !

Haja vista - se não por respeito aos animais não-humanos - que paremos de comer alimentos à base desses, pela salvação do nosso próprio Planeta. A seguir, comentário do jornalista Arnaldo Jabor e a recomendação da ONU:

Arnaldo Jabor comenta os impactos da dieta centrada na carne para o planeta
http://www.vista-se.com.br/jabor/arnaldo_jabor.swf

"As pessoas deveriam considerar comer menos carne como uma forma de combater o aquecimento global, segundo o principal cientista climático da Organização das Nações Unidas" (ONU)

http://www.bbc.co.uk/portuguese/reporterbbc/story/2008/09/080907_carne_climair.shtml

Atenciosamente,

Movimento Mineiro pelos Direitos Animais
"Liberdade aos Animais, ainda que tardia !"

----------------------------------------------------------------------------------------
Prezado Marcelo Guedes/ Jornalista CBN Sabores:

respondendo à sua mensagem a nós enviada e ao seu apelo no programa de hoje, da CBN ("...Vocês estão certos também na crítica ao nosso CBN SABORES, no que se refere aos vegetarianos e aos veganos. Mas confessamos que não é fácil obter informações e dicas nessa área. Gostaríamos, portanto, de contar com o auxílio de vocês. Conhecem alguém em Belo Horizonte, algum especialista, algum restaurante especializado, alguma fonte que possa nos ajudar a esmiuçar o assunto. Tenho certeza que outros ouvintes também vão aproveitar muito do tema.Muito obrigado pela ajuda na correção de nossos rumos. Esse retorno é o que a imprensa mais precisa" ), encaminhamos algumas dicas.

Agradecemos a prontidão no atendimento de nossa demanda e a abertura para tema tão apropriado para a sustentabilidade do nosso Planeta.

Primeiramente, sugerimos entrevista com o ativista gastronômico, vegetariano, do Rio Grande do Sul, que veio a Belo Horizonte ministrar Curso Prático de 13 Molhos e Degustação, considerando oportunidade inédita, visto que ele está de passagem por esta Capital:

Allan Chaves, tel. 2555-2413 , vegtour@gmail.com, www.cozinheirovidavegan.wordpress.com (há vários links de outros sítios sobre receitas veganas)

http://www.guiavegano.com.br/vegan/receitas-veganas

http://brazilnut-nyc.blogspot.com/

www.cozinheirovidavegan.wordpress.com

http://gato-negro.org/blog/bh-oficina-de-culinaria-com-alan-chaves/

Restaurantes em BH:
  1. San Ro / Savassi
  2. Mandala / Savassi
  3. Bem Natural / Savassi, Mangabeiras, Centro e Barro Preto
  4. Falafel / Savassi
  5. Piper Rubra / Savassi
  6. Marquês / Lourdes

Vídeos interessantes, disponíveis no nosso sítio:

  1. Uma verdade mais que inconveniente

  2. A life connect

  3. Terráqueos

  4. A carne é fraca
  5. Uma verdade inconveniente
  6. Três Razões para Não Comer Carne de Peixe

http://www.youtube.com/watch?v=SsMdDsQmuUU

Nosso blog: www.adocaobh.blogspot.com

Caminhemos juntos, buscando e compartilhando alternativas éticas como forma de vivermos neste Planeta, em harmonia com todas as vidas.

Att.

Adriana Cristina Araújo e Graça Leal Ladeira
Movimento Mineiro pelos Direitos Animais
"Liberdade aos Animais, ainda que tardia"

Talvez muita gente vá pensar que estar envolvido com animais é falta de tempo, ou até mesmo desequilíbrio mas não há o que estranhar porque esses, é quase certo que não amem nem os semelhantes.
Carlos A. Baccelli no livro: Chico Xavier Mediunidade e Coração)

Nenhum comentário:

Postar um comentário