domingo, 21 de setembro de 2008

Vacinação anti-rábica em 20/09/08

19/09/2008 - Prefeitura promove Campanha de Vacinação Anti-rábica
A Prefeitura de Belo Horizonte, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, realiza a Campanha de Vacinação Anti-rábica Animal neste sábado, 20 de setembro, das 8 às 17 horas. A abertura da campanha será às 8 horas, no Centro de Saúde Jardim Europa (Rua Edimburgo, 140, Jardim Europa, em Venda Nova) e terá apresentação de cães adestrados do Corpo de Bombeiros e também do grupo de teatro da Escola Municipal Professor Adalto Lúcio. O secretário municipal de Saúde, Helvécio Miranda Magalhães Júnior, estará à disposição da imprensa no local a partir das 10h30.

A Campanha tem como objetivo manter o controle da raiva na capital e aumentar a cobertura vacinal, que é de 80% da população canina. A estimativa é de que na cidade existam cerca de 315 mil cães domiciliados. Serão montados 514 postos de vacinação, distribuídos nas nove regiões da capital. Estarão envolvidos nas atividades 2.500 profissionais. Serão vacinados cães e gatos a partir dos três meses de idade, inclusive cadelas e gatas prenhes, no cio e em lactação.

Os donos dos animais devem levá-los para a vacinação contidos por corrente ou guia e, de preferência, conduzidos por adultos . Já os gatos devem ser levados em gaiolas ou sacos de aniagem, ou enrolados em cobertores ou mantas para facilitar a aplicação. A vacina não tem contra-indicação nem efeitos colaterais.

Em Belo Horizonte, o último caso de raiva canina foi registrado no ano de 1989, já o de raiva humana, em 1984. Os cães não vacinados no dia da campanha podem ser vacinados durante todo o ano, gratuitamente, no Centro de Controle de Zoonoses (Rua Edna Quintel, 173, São Bernardo), de segunda à sexta-feira, das 8h às 17 horas .

No dia campanha, informações sobre postos de vacinação mais próximos podem ser obtidas através do SOS Saúde no 3277-7722, ou com o Centro de Controle de Zoonoses , no 3277-7411.

Unidade Móvel

A Secretaria Municipal de Saúde apresenta, na ocasião, sua primeira unidade móvel de castração de animais. O veículo tem capacidade para atender dois animais simultaneamente. A unidade atenderá em locais de difícil acesso aos centros cirúrgicos, como vilas e favelas, além de ser usado para promover mutirões de castração por toda a cidade.

Também foram produzidos 200 mil folders sobre castração de animais e 50 mil exemplares de uma cartilha sobre posse responsável, castração de animais e outros assuntos de interesse dos proprietários de cães e gatos.