domingo, 21 de setembro de 2008

Veterinários da rede municipal de saúde são capacitados para esterilização em massa de cães e gatos

Ocorrido de 14 a 18 de Julho de 2008

Prezados simpatizantes e ativistas,


Segue, abaixo, a realização de um grande sonho, embalado, durante anos por obstinados, abnegados e corajosos ativistas. A próxima, grande realização, que está prestes a acontecer é a inauguração dos outros três Centros de Esterilizações. São quatro mas o primeiro, que já está fazendo CASTRAÇÕES GRATUITAS,é o CCZ que não mata mais, agora castra.

Hoje, levei 4 cães que foram castrados e chipados. Entrei chorando de emoção. Aquelas portas, antes sempre fechadas, com horrores acontecendo, agora estão abertas para ajudar os animais. Muita luta ainda está por vir mas vamos, todos nós que lutamos pelo bem-estar dos animais, nos dar o prazer de sentir este gosto de muito do caminho percorrido.Todos os meios de comunicação,esperamos,farão reportagens.Comemoremos juntos. Abraços, Graça Leal
Veterinários da Rede Municipal de Saúde são capacitados para esterilização em massa de cães e gatos

A Prefeitura de Belo Horizonte, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, promove de 14 a 18 de julho um curso de capacitação para a técnica de castração em massa de cães e gatos, machos e fêmeas, para médicos veterinários do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ). O curso será ministrado pelo veterinário Javier Eduardo Guzzetti, da Universidad Nacional de La Plata, na Argentina. As aulas serão realizadas no CCZ (Rua Edna Quintel, 173, São Bernardo, região Norte).

A iniciativa tem como objetivo o controle ético e populacional de pequenos animais a partir da oferta de um serviço em massa, gratuito e de qualidade. O curso será realizado de segunda a sexta-feira, das 8h às 17 horas, com uma aula inicial teórica e o restante das aulas práticas. Serão duas turmas com 15 profissionais cada uma.

Participam do curso veterinários da rede municipal de saúde de Belo Horizonte, dos municípios de Contagem, Ibirité, Nova Lima, Sabará, Santa Luzia, Betim e Ribeirão das Neves, e também veterinários de ONGs de proteção aos animais. Guzzeti é professor-titular de cirurgia da Universidad Nacional de La Plata e cirurgião-chefe do Centro Municipal de Sanidade Animal e Zoonoses de Almirante Brown, na Argentina.

Desde a implantação do serviço de esterilização de cães e gatos no CCZ, em 2005, até junho de 2008, foram castrados 2.739 animais. Deste total, passaram pelo procedimento 588 gatos fêmeas e 506 machos e 734 cães fêmeas e 911 machos. Em 2007, o Ministério da Saúde reelaborou o Código Sanitário de Saúde, que tem um capítulo destinado ao Controle de Zoonoses, e estabelece o retorno dos animais às ruas. A Secretaria Municipal de Saúde se antecipou à votação do novo Código na Câmara e iniciou o retorno dos animas às ruas em maio deste ano.

Com a adoção do novo código, cães e gatos capturados e levados para o Centro de Controle de Zoonoses recebem tratamento, são vacinados, castrados e chipados. Os animais abandonados podem ser reclamados em dois dias úteis, caso contrário, são devolvidos para o ambiente. Cães e gatos com sorologia positiva para leishmaniose são sacrificados.

Posse ou Guarda Responsável de Animais
A Secretaria Municipal de Saúde lançou em maio de 2007 a Campanha Posse ou Guarda Responsável de Animais, que divulga a gratuidade do serviço de castração e também orientações sobre atitudes corretas, éticas e eficazes que envolvem proprietários de animais, profissionais veterinários, sociedade civil organizada e poder público, visando uma melhor qualidade de vida para os animais e uma relação saudável entre eles e o ser humano. A Campanha também esclarece os direitos e deveres daqueles que optam por adquirir um animal de estimação.

A população de Belo Horizonte pode recorrer ao serviço de esterilização para seus cães e gatos CCZ e, em breve, também contarão com duas novas unidades que serão inauguradas nas regiões Oeste e Noroeste, além node uma unidade móvel. Um centro está em processo de licitação na região Leste da cidade. Com as novas unidades, a previsão é de que 28 mil animais sejam esterilizados por ano.