terça-feira, 3 de março de 2020

EUROPA ANTI-SEMITA




Tenho pensado nisto muitas vezes: a derrocada da Europa deve-se, em última análise, ao anti-semitismo que a marcou sempre, por gerações e gerações... 
 Um erro horrível, que existiu desde a Idade Média, e que tornou-se um estigma, marca de uma posição íntima que jamais deveria ter existido.

Sim, a Europa foi e é, por séculos, profundamente anti-semita, no sentido de anti-judaica. Os reis católicos cometeram um erro monumental, ao perseguir cruelmente os judeus. Lamento ter que dizer isto - mas foi.


E isto era feito por razões políticas, muitas vezes até violando a vontade pessoal do próprio rei: D. Manuel I de Portugal, rei na época das grandes navegações, por exemplo, foi tolerante com os judeus que viviam em seu reino até se casar com a filha de Isabel de Castela e Fernando de Aragão, já que uma das cláusulas deste casamento era que todos os judeus - homens, mulheres e crianças - fossem expulsos do reino do qual a princesa espanhola passou a ser rainha... Então assim foi feito.


Já na ocasião da I Cruzada, parte das hostes dos barões que cruzavam a Europa para ir para a Terra Santa desviaram seu caminho para, de passagem, massacrar as pequenas populações de judeus que viviam em regiões que estavam neste caminho...


Em suma: durante toda a História européia, o terrível estigma do anti-Judaísmo EXISTIU, atravessando as gerações.


O nazismo expressou, emblematicamente, aquilo que roncava nas profundezas, não claramente, mas presente: e por isto a Europa demorou a agir contra o nazismo, porque tratava-se "apenas dos judeus": e os países europeus só reagiram quando o tenebroso Reich começou a ameaçar a soberania política de TODOS os países...


Mesmo depois que a Guerra acabou, a Europa tratou terrivelmente os sobreviventes do Holocausto, de maneira alguma se mostrando benévola ou acolhedora para com eles: benévola foi a América, que os acolheu imediatamente.


A Europa foi "muito boazinha" é para com os muçulmanos, que lutaram ao lado de Hitler: e entendeu com a máxima boa-vontade seus motivos para querer permanecer ali, e buscar suas famílias para viver ali... Mas com relação aos judeus sobreviventes, que haviam passado por tanto horror, ela "torceu o nariz", ainda que muitas vezes disfarçasse isto sob uma capa de profunda hipocrisia. Mas o recado foi dado: "FORA DAQUI!"
 

Esta POSIÇÃO é simplesmente inegável, e sem dúvida teve consequências nefastas. Ela fundamentou e fundamenta uma série de ações políticas e permeia, como uma contaminação, o pensamento e as atitudes da própria população - ainda que não seja claramente reconhecido, na maioria das vezes.

E ISTO acabou trazendo a destruição do próprio continente.
Estranho, assistir a esta destruição e verificar o NEXO CAUSAL. Mas ele está lá, esta é que é a verdade.


Nenhum comentário:

Postar um comentário