sexta-feira, 27 de março de 2015

ADOÇÃO-AJUDE UM PROTETOR: BH/MG

OBRIGAÇÃO DO PODER PÚBLICO. PROTETORES AJUDAM COMO PODEM!







Somos da ONG de proteção animal, Cãopartilhe (http://www.caopartilhe.org.br/), e há cerca de dois anos ajudamos uma senhora chamada Heloísa, moradora do bairro Bernardo Monteiro, em Contagem (MG), que de forma extremamente precária convive com dezenas de cães retirados por ela das ruas e também abandonados em sua porta. Nossa intenção é chamar a atenção da imprensa para esse caso, porque está realmente difícil fazermos, sozinhos, mais alguma coisa para melhorar essa triste realidade.

Dona Heloísa vive na miséria. Há alguns anos, ela abdicou da própria vida para cuidar do irmão (falecido no ano passado) que era, junto com o sobrinho, ex-usuário de drogas. Devido a isso, teve a casa saqueada e destruída. Para comprometer ainda mais a situação, Dona Heloísa começou a cuidar de animais de rua (cães e gatos) por dó, os quais foram procriando em grande número com o passar do tempo. Ainda, sabendo da situação, pessoas também começaram a abandonar mais animais em sua porta. E ela, sem ter como largá-los, aceitava-os, ainda que sem a mínima condição para sustentá-los. Parece que são cerca de 10 anos vivendo assim...

Quando a Cãopartilhe teve conhecimento da situação e foi à casa, havia mais de 50 cães por lá, além de alguns gatos!! Todos eles vivendo amontoados, em meio à chuva e à falta de comida, muitos doentes e machucados. Dona Heloísa tenta mantê-los o quanto pode e, para isso, convive com a miséria, passando fome e dependendo da ajuda de outras pessoas.

Desde que começamos a agir, em janeiro de 2013, tentamos algumas soluções com a ajuda de amigos que se envolveram com a história. Os cães machos foram castrados, metade dos cães conseguiram adotantes e uma câmera colocada no local, com aviso de que abandono de animais é crime, fez com que diminuísse o número de novos casos deste tipo. Infelizmente, porém, não conseguimos mais avançar sozinhos. Não são os animais apenas que precisam de amparo, é Dona Heloísa que precisa de ajuda! 

Apesar do carinho que ela tem pelos cães, tem sido muito difícil para ela conviver com a sujeira, o barulho e as brigas que ocorrem entre eles. Estamos de mãos atadas e não sabemos mais a quem recorrer.

Atualmente, são 24 animais na casa. O caso mais atual foi de uma cadela, recém-resgatada, que apresentava barriga d’água e precisou ser levada para um abrigo provisório por uma das responsáveis da ONG, para tentar se recuperar. O restante dos cães que lá estão, traumatizados com as condições em que vivem, desenvolveram um comportamento anormal e dificilmente conseguirão adoção. 

Parecem, assim como a dona, implorar ajuda a cada nova visita!
Pensamos que, levando esse assunto à mídia, talvez alguma pessoa, algum grupo, se interesse em auxiliar Dona Heloísa e os cães que vivem com ela. 

Quem sabe algum empresário que possa melhorar um pouco a estrutura de sua casa, com a construção de um canil, por exemplo? Ou que possa doar a ela alimentos e, quem sabe, também, ração para os cães? Neste caso, qualquer ajuda será muito bem-vinda.


Para mais informações, seguem nossos contatos:

caopartilhe@caopartilhe.org.br (31) 8785-0731. Falar com Christiane Oliveira (presidente da ONG) ou Dani Schuchter (vice-presidente).
 Agradeço imensamente a atenção!

-Rafaella Arruda
(31) 8836-3879

Nenhum comentário:

Postar um comentário