segunda-feira, 3 de junho de 2013

CAVALOS MORREM POR EXAUSTÃO em SÃO LORENÇO-MG


MANIFESTE-SE, EXERÇA SUA CIDADANIA PELOS...
Direitos Animais 3 de Junho de 2013 11:08
MANIFESTE-SE, EXERÇA SUA CIDADANIA PELOS ANIMAIS!
DENÚNCIA

Cavalo morre enquanto puxava charrete em São Lourenço, MG

Encaminhe sua manifestação aos órgãos competentes em Minas Gerais requerendo a proibição do uso de charretes em São Lourenço e demais municípios mineiros - Prefeitura de São Lourenço, Ministério Público / Grupo Especial de Defesa da Fauna (GEDEF), Delegacia de Proteção Animal, Polícia Militar de Meio Ambiente, Frente Parlamentar de Defesa Animal da Assembléia Legislativa de Minas Gerais, bem como à imprensa, o apoio necessário:

prefeito@saolourenco.mg.gov.br, patricialessa@saolourenco.mg.gov.br, meioambiente@tiradentes.mg.gov.br, caoma@mp.mg.gov.br, fauna@mp.mg.gov.br, dep.fred.costa@almg.gov.br, rasantiago3@yahoo.com.br, ciapmmamb-bh@pmmg.mg.gov.br, mgtv@redeglobo.com.br, opiniao.em@uai.com.br, jornalismo@uai.com.br, JORNALISMOBH@band.com.br, jornalismo@oglobo.com.br, tvrecord@rederecord.com.br, veja@abril.com.br
+

Polícia Civil de Meio Ambiente - Delegacia de Proteção Animal / fale conosco:
www.mg.gov.br/governomg/portal/m/governomg/utilidades/5927-fale-conosco/5922/5103
A reportagem a seguir, é mais uma recorrente denúncia da exploração e crueldade contra os cavalos usados em charretes, no caso presente, no município de São Lourenço - MG, resultando em morte de um desses seres.

O fato não é um caso isolado. Poços de Caldas e Tiradentes ora e vez são palco de torturas praticadas pelas suas ruas aos cavalos escravizados em charretes, causando horror aos cidadãos desses municípios mineiros e aos turistas.

Além de desacato à Carta Magna, art. 225 e de crime ambiental previsto na Lei 9605/98, tal prática depõe contra os municípios que têm o no turismo, uma de suas principais fontes de renda. Em decorrência da crescente conscientização da população quanto ao respeito aos animais não humanos, maus tratos contra tais seres sencientes é totalmente condenada e requer do Poder Público constituído, em seus diversos órgãos afins, providências efetivas que coíbam a realidade denunciada.

Diante do exposto, requeremos ao Ministério Público de Minas Gerais providências para que seja proibido o uso de charretes em Minas Gerais, bem como haja o compartilhamento de responsabilidades entre as diversas Secretarias do Governo, visando a oportunidade, capacitação e destinação dos charreteiros para outras fontes de sustento.

Parafraseando a grande ativista pelos Direitos Animais, Aleluia Heringer:

"Não é possível conjugar harmonia e beleza com correias, amarras, chicotes e exploração. Constato que a liberdade ainda não chegou para todos em Minas Gerais, berço de um libertador mas que oferece suas ruas para uma constrangedora cena de escravidão."

Cavalo morre enquanto puxava charrete em São Lourenço, MG
http://g1.globo.com/mg/sul-de-minas/noticia/2013/06/exaustao-pode-ter-motivado-morte-de-cavalo-que-puxava-charrete.html
MOVIMENTO MINEIRO PELOS DIREITOS ANIMAIS
"Liberdade aos Animais, ainda que tardia!



From: Elizabeth beth.pet02@ [mailto:animaisujeitosdedireito@gmail.com]
Sent: Monday, June 03, 2013 9:14 AM
To: prefeito@saolourenco.mg.gov.br
Cc: patricialessa@saolourenco.mg.gov.br
Subject: MANIFESTAÇÃO : CAVALOS MORREM POR EXAUSTÃO em SÃO LORENÇO-MG

      Sr. Ettore Labanca, Prefeito da Cidade de São Lourenço :

" Conhecer São Lourenço é mais que viajar e desfrutar da hospitalidade mineira. é aprender a viver, cultivar a saúde, reciclar e purificar o corpo. O município é um dos menores de Minas, mas a fama de suas águas medicinais alcança o mundo. Visitá-lo é uma ótima oportunidade para relaxar."

- Esta divulgação é incorreta e enganosa, pois o que está circulando nas redes sociais é a recente morte de cavalos por completa exaustão.

http://g1.globo.com/mg/sul-de-minas/noticia/2013/06/exaustao-pode-ter-motivado-morte-de-cavalo-que-puxava-charrete.html
 
" SÃO LOURENÇO CONTA COM UMA BOA INFRAESTRUTURA :
 LIMPEZA EFICAZ , COMÉRCIO FORTE , PRINCIPALMENTE EM TORNO DO TURISMO , ESTÁTUAS E MONUMENTOS PRESERVADOS "

- Infelizmente  não é o que acontece com os animais , que ao contrário de terem suas vidas preservadas são tratados como estátuas sem valor .

É preciso que revejam seus valores, pois os animais não são estátuas e sim seres sencientes, que assim como o ser humano precisam ser tratados com respeito e dignidade, inclusive porque devem ser Tutelados pelo Estado conforme determina a Constituição Federal Brasileira. Portanto, as carroças que circulam pelas ruas de São Lourenço, são primitivas e Inconstitucionais.São conduzidas por crianças e  pessoas rudes , que exploram os animais , com pesos insuportáveis para sua capacidade , levando chicotadas, muitas vezes, fêmeas grávidas famintas e doentes.
  Em uma charrete se carregam mais ou menos umas seis pessoas, certo?
Calculando o peso de mais ou menos 70 kg cada x 6= 420kg somado ao peso da charrete que deve ser mais ou menos uns 400kg, teremos um total de mais ou menos  820Kg, quase uma tonelada, é esse o peso que pobres animais puxam com seus pobres corpos  mal alimentados, durante horas e  dia após dia, debaixo de um sol escaldante, em um piso de paralelepípedo, que  é sabidamente irregular e escorregadio.

É assim que os Srs querem receber os turistas?
Animais morrendo por pura exaustão?
Em tempos em que o Mundo está se unindo em ações sustentáveis de proteção ao Meio Ambiente, providências urgentes precisam ser tomadas.

 Enfim , senhores, analisem as sugestões do link abaixo , feito pela renomada advogada Elisabete Mello e solicitamos que providências urgentes sejam tomadas, para que a Cidade seja realmente evoluída e admirada turisticamente, seguindo os moldes mundiais de evolução e cuidados com o Meio Ambiente.

http://projetos-de-lei.blogspot.com.br/

Elizabeth Ribas - Educadora do Ensino Fundamental


Conceição Aparecida de Azevedo
Guarulhos-SP
11-96375-9714

Nenhum comentário:

Postar um comentário