domingo, 16 de junho de 2013

CACHORROS SERÃO SOLTOS NAS RUAS DE SABARÁ/MG

Olá ativistas, protetores e simpatizante: conhecemos o pioneiro e dedicado trabalho que Vera faz em Sabará,há anos, retirandos animais das ruas, castrando e encaminhando para adoção.
Vamos enviar emails para o Prefeito e participar da manifestação dia 22/06 às 9 horas em Sabará. (Graça Leal)
Prefeitura não repassa subvenção para a Aspan e entidade se vê obrigada a deixar os animais

O povo sabarense corre o risco de ter de conviver com 123 cães nas ruas. Tudo isso porque a Prefeitura Municipal se recusa a repassar a subvenção para a Associação Sabarense Protetora dos Animais e da Natureza (Aspan) e a ONG alega não ter condições de manter os animais, por isso terá que soltá-los.

A verba era utilizada para compra de ração e a entidade afirma que está com o estoque zerado. “Fui ao Ministério Público para oficializar meu pedido e os governantes estão cientes da situação. O promotor deu o prazo de 15 dias para a Prefeitura se pronunciar. O tempo limite se encerrou há duas semanas, mas eles não deram resposta. O promotor disse que não pode forçá-los a pagar e por isso eu vou ser obrigada a soltar os 123 cachorros nas ruas porque eu não tenho mais como alimentá-los. A Prefeitura sempre nos ajudou nesses 12 anos de trabalho, mas nessa administração acabou. São 114 entidades que recebem subvenção da Prefeitura e nós somos uma delas”, protesta Vera Lúcia Ferreira Pinto, fundadora da Aspan.

Vera Lúcia lembra ainda que este trabalho de cuidar dos cães é obrigação do poder público e acredita que a verba não está sendo repassada por uma perseguição política, já que seu filho foi secretário na antiga gestão.

 Buscando sensibilizar o poder público e a população sobre a gravidade da situação, a fundadora da Aspan irá realizar um protesto no sábado, dia 22, às 9h da manhã na Praça no Melo Viana, no Centro Histórico.


A fundadora da associação explica que irá fazer uma caminhada em direção ao prédio da Prefeitura com os 123 cães que estão na entidade. Ela diz que o movimento terá a participação da ONG Movimento Mineiro de Defesa dos Animais e de outras entidades de Belo Horizonte, Caeté e Lagoa Santa. Vera convida também todos os sabarenses que se identificarem com a causa a estarem presentes na passeata com seus animais de estimação.

Por fim, Vera Lúcia lembra que caso não seja atendida e os cães venham a ser soltos nas ruas, a população estará mais sujeita a leishmaniose e os animais poderão ficar doentes, correndo risco de ser atropelados, além de procriarem ainda mais. Ela ressalta que todos os animais do canil já realizaram exame de leishmaniose comprovando que eles não têm a doença e por isso a Prefeitura não pode matá-los. Vera acrescenta que com a não contribuição do prefeito, infelizmente o trabalho de castrações gratuitas em animais de pessoas carentes e os cães de ruas terão que ser interrompidas, pois o veterinário cobra R$ 70,00 por cada cirurgia.

Seria interessante a população tomar conhecimento de todas as entidades que recebem o repasse da prefeitura e o que é feito com esta verba, pois está havendo uma injustiça muito grande e uma política através destes repasses.

Por meio de nota o Poder Executivo deu o seguinte esclarecimento: “A Prefeitura está realizando auditoria e fiscalização em todas as organizações que recebem repasse financeiro do município, devido ao cumprimento da Lei de Responsabilidade Fiscal, além das dificuldades financeiras e rombos encontrados nos cofres públicos. Portanto, todas as subvenções foram quotizadas e a primeira quota deve sair nas próximos semanas”. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário