terça-feira, 15 de maio de 2012

DESABAFO DE UMA ATIVISTA DA CAUSA ANIMAL


Prezada amiga,

Ironias da vida, você me manda sempre estas mensagens tão lindas que eu pouco as vejo porque outras péssimas chegam, dos ativistas da Causa Animal, mostrando a crueldade a que eles estão sendo submetidos. Te enviei inclusive duas petições. Uma contra a matança de cães a pauladas, pazadas, com alguns sendo enterrados ainda vivos em Patrocínio (e tenho certeza de que isso ocorre também em muitas cidades deste Estado de MG) e a outra, dos 200 gatos ameaçados de morte, em Piracicaba.

Quanto ao caso do W. que já esteve preso e faz uso de droga, está certo, temos que acautelar no contato com ele mas as CENTENAS de denúncias que recebemos, não são de pessoas "boazinhas" com as quais temos que lidar. Estamos sempre correndo riscos. Ainda agora, 9:30 da manhã ,16/07/06,uma de nossas amigas protetorar, residente num condomínio de luxo da zona Sul, está na região de Céu Azul, zona norte, para, atendendo a denúncia de vizinhos,tentar salvar 3 cachorros maltratos por um pai de santo.
 
Você vai pensar:"com certeza essa moça tem carro, dinheiro e tempo." Eu te respondo, nem um nem outro. Ela passa por muitas dificuldades. Ela está endividada nas clínicas veterinárias, casas de rações, até com os malditos agiotas. Ela cresceu em berço de ouro mas investe o que tem e o que não tem salvando vidas. Iguais a ela, posso te citar tantos outros ativistas.
Achamos exagero, claro, principalmente quando pensamos que é para cuidar de animais porque quando as pessoas que amam outras pessoas também cometem esses atos, nós achamos tudo normal.Mas para nós "a vida é valor absoluto. Não existe vida menor ou maior, inferior ou superior. Engana-se quem mata ou subjuga um animal por julgá-lo um ser inferior. Diante da consciência que abriga a essência da vida, o crime é o mesmo."

Enfim, amiga, por que te falo tudo isto? Porque a luta é grande, é cruel, é solitária para uma minoria que ajuda demais. Poucos fazendo muito e sofrendo muito. As denúncias de maltratos são horripilantes e nós somos poucos.
Há muito risco sim mas quando você pensa no que o animal está sofrendo a sua consciência não te deixa fraquejar. Tudo pelos animais!.
Tudo tem o seu tempo e há tempo para tudo, cada um de nós tem as suas limitações mas há várias maneiras de ajudar. Cada qual descubra a sua se os ama realmente. Não os bonitinhos, bem cuidados, cheirosos, de raça, com pedigree. É muito fácil amar o bonito.
Se as crianças de rua são maltratadas imagine os animais.

Nós somos uma raça miscigenada do negro africano, do índio e do caboclo. Somos discriminados perante outros povos, sofremos com isso , SOMOS CONSIDERADOS RAÇA INFERIOR, 3º MUNDO, NO ENTANTO QUEREMOS CÃES DE RAÇA JUNTO CONOSCO, EM NOSSSO CARRO, ENFEITANDO NOSSAS CASAS.
MAS O VIRA-LATA É A NOSSA CARA, É O NOSSO SÍMBOLO NACIONAL então por que tanto descaso, por que tanta crueldade, por que tanto abandono? Aí, só FREUD EXPLICA.
Finalizando, nossa luta para os que vêem de longe parece glamurosa, todos querem defender os animais todos falam em preservação ambiental. Engajar-se numa causa faz parte dos modismos. Mas para os que a vivenciam ela oferece perigos, é ilimitada, infindável, desgastante, gera pessimismos, gera estados depressivos, conflitos familiares, conflitos com vizinhos, conflitos com as políticas de saúde. Felizmente, é como toda batalha, há mortos, feridos e os que se salvam.

Como toda religião séria, nossa causa também não precisa de PROSÉLITOS: aqueles que muito falam e pouco fazem.

Com tudo isso, minha amiga, não quero afugentá-la e nem assustá-la. Só lhe digo que há um grande trabalho a ser feito e ele precisa de pessoas fortes de corações generosos que possuam muita COMPAIXÃO, palavra chave da nossa causa.
Encerro com o pensamento do grande filósofo Shopenhauer: A COMPAIXÃO PELOS ANIMAIS DEMONSTRA BONDADE DE CARÁTER. QUEM É CRUEL COM OS ANIMAIS NÃO PODE SER UM BOM HOMEM.
Graça Leal

Nenhum comentário:

Postar um comentário