quinta-feira, 2 de junho de 2011

A INCRÍVEL SOBREVIVÊNCIA DE 5 FILHOTES SEPARADOS DA MÃE!





Pediram-me ajuda.
Uma cadela dera à luz a sete filhotinhos que supostamente foram mortos e a mãezinha corria risco de vida também. Havia,à distância, muita gente cuidando dela e não sabiam o que fazer.

Fui buscá-la e a internamos numa Clínica Veterinária e lá ela permaneceu uma semana, recebendo soro e cuidados pois apresentava uma leve fraqueza.

Na Clínica, tentaram que ela amamentasse três filhotes abandonados para ver se melhorava o estado dela já que apresentava indícios de depressão. Ela rejeitou-os e continuava triste. Foi dado antiinflamatório para secar o leite que aparecia nas tetas cheias.

Após uma semana, uma das pessoas que cuidava dela, Yara, buscou-a na Clínica, colocou coleira e guia e a conduziu para sua casa que ficava próximo ao local que tiraram a cadela.

A cadela, reconhecendo o local, deu um forte puxão, soltou da mão que a segurava e foi em desabalada carreira para o local de onde fora retirada que era uma galeria profunda local onde corria água em tempo de chuvas.

A protetora foi, de moto, atrás dela. Era por volta das dez da noite.
Para espanto de todos a cadela entrou na galeria e retornou,com seis cachorrinhos acompanhando-a ganindo, desesperados.

O vigia do local, então, adentrou pelas galerias, se arrastando para ver se havia mais filhotes e encontrou outro, infelizmente, já morto.

A protetora sentiu um misto de emoções: surpresa, alegria e finalmente, desespero porque já possuía em casa, uma enorme labradora, morava em casa alugada, o senhorio não admitia mais animais o que fazer? Naquela hora não havia muito o que pensar, ela juntou todos e os levou para casa.

Manhã de sexta-feira, eu tivera dias de trabalho intenso, necessitava dormir um pouco mais. O telefone toca, do outro lado uma pessoa chorando, desesperada contando que passara a noite sem dormir que a cadela ciumenta com os filhotes avançava o tempo todo na labradora, que precisava trabalhar às treze horas, que o senhorio não podia ver aquela cachorrada, que ao pedir ajuda a seus amigos todos a recriminaram de não querer ficar com os 
animais mas também não podiam assumi-los.

Mediante tantos problemas me propus ajudar esclarecendo de antemão que todos que acompanharam a vida daquela cadela eram também responsáveis e que deveriam compartilhar o ônus daquele resgate.

Recolhi-os e levei para a casa de uma amiga protetora,Geni, que sempre nos ajuda acolhendo animais, cuidando até que estejam em condições de serem adotados.Lá os instalamos, com todo o conforto e os alimentamos com boa ração.

.Passado todo esse stress, relaxamos e pudemos dar vazão a toda nossa surpresa por ver filhotes tão lindos e gordinhos porém com alguma desidratação.Como sempre, nossa querida veterinária 

Patrícia Spadano nos ajudou examinando todos, inclusive a mãe.Um ficou no soro mas não resistiu, estava bem menorzinho e fraquinho.Certamente, mamou menos.

Pretinha, nome que demos à mãe, voltou a ter leite e amamentar.Ela não os abandona um só instante.Quando quer fazer as necessidades, demonstra, vai à rua, sem a guia e volta rapidinho.

Mais uma vez os animais nos dão lição de vida. Estamos intrigados como esses filhotes sobreviveram sete dias longe da mãe. A explicação é que ela os amamentou bem, durante uns vinte dias, e, neste s dias frios, estando abrigados num lugar quentinho, juntaram-se e hibernaram como fazem os animais de lugares gelados.

Os filhotes já têm uns quarenta dias, já têm dentinhos que incomodam a mãe que não há necessidade de amamentá-los já que estão comendo ração.Já receberam a primeira dose de vermífugo e serão vacinados com a vacina décupla como também a mãe.Ela já será castrada nesta segunda-feira dia o5/06 e já foi adotada com mais um filhote.outros dois também já têm bons adotantes.Só faltará um . Acompanharemos o pós-adoção de todos para verificarmos se estará tudo bem com eles.

Todo esse trabalho tem custos e tiramos do próprio bolso por isso deve ser um trabalho compartilhado e contamos com a sensibilização de todos que vivenciam tais resgates.
Graça Leal

4 comentários:

  1. Olá, encontrei uma filhote de mais ou menos 6 meses abandonada na rua em Belo Horizonte... será que me ajudaria a divulga-la ?
    cinthia_toledo@hotmail.com
    obrigada
    Cinthia

    ResponderExcluir
  2. Olá Graça!
    Abençoado dia que conheci seu blog! Dia em que a "Nena" entrou em nossas vidas... ela e toda sua família especial é claro! Queria deixar registrado aqui mais uma vez nosso agradecimento pela bênção de ter-nos apresentado esta que já é nossa caçulinha tão amada... que alegria! Nena está ótima, diria que super adaptada se sentindo de verdade dona do novo lar. Visse você ela brincando com Esteban... Breve mando fotos! Mil obrigadas a você que nos abriu as portas da adoção e nos presenteou com nossa pretinha linda. Pudesse teria trazido todos, inclusive essa mamãe fofa, tomara que todos encontrem um lar que os amem muito, pois merecem de verdade!
    Grande beijo,
    Claudita.

    ResponderExcluir
  3. gostaria de adotar um labrador deste, como posso fazer contato? Tenho uma casa com uma área gramada de 1.000m² para ele, em Nova Lima.

    Marcelo Macedo
    espeteria@gmail.com

    ResponderExcluir
  4. Sou apaixonado por cães da raça labrador e minha esposa também adora estes fofinhos! Moro em casa com quintal e gostaria de adotar um filhote de labrador, para dar amor e carinho que ele merece. Aguardo um contato.
    Mauricio
    maurans2@yahoo.com.br

    ResponderExcluir