Bom dia,
A questão da vacinação gratuita em animais domésticos representa não apenas um problema de saúde pública, como também uma necessidade real da população.Atualmente, a única vacina fornecida pelo Estado é a que previne contra raiva.Entretanto, os donos de animais domésticos e os profissionais envolvidos nessa área sabem que essa doença não representa uma importância relevante em termos de epidemiologia, em relação à outras doenças.
A partir disso, é possível perceber um impasse: enquanto o Estado realiza campanhas de vacinação gratuita contra doenças que apresentam pequeno risco de contaminação no contexto urbano, a Leishmaniose vem avançando e permanece matando nossos animais de forma assustadora.Nas clinicas veterinárias,o número de animais sacrificados em função da doença aumenta diariamente, e a prefeitura se orgulha de realizar eutanásia em caes supostamente soropositivo,sem ao menos confirmar o diagnostico - sabe-se que 50% dos animais sacrificados não estão doentes.
Vários são os motivos pelos quais os animais não são vacinados contra Leishmaniose, dentre eles, pode-se citar:
-Desconhecimento da existência da vacina .
-Desconhecimento da qualidade da vacina -hoje se sabe que o mosquito que pica um animal vacinado não consegue trasmitir a outro.
-Preço muito elevado da vacina em função da pequena produção.
-Desconhecimento da gravidade da doença (zoonoze)
-Dificuldade de divulgação.
Em função dessa situação, temos de mobilizar as pessoas que amam os animais, com o objetivo de desenvolver ações capazes de mobilizar o Estado a colocar a vacina contra a Leishmaniose visceral à disposição de toda a população.Por isso, sugere-se a realização de debates, palestras, passeatas, abaixo assinados, divulgação na mídia, dentre outras atitudes para a eficácia da medida.
GOSTARIA DE CONVIDAR A TODOS A PARTICIPAR DESTA CAMPANHA, SUGESTÕES SÃO BEM VINDAS.
Atenciosamente,
Geraldo Savio Ribeiro - Veterinário
Quem ama, cuida e vacina!
Geraldo Savio Ribeiro - Veterinário
Quem ama, cuida e vacina!
Sr. Geraldo.
ResponderExcluirConversei com muitos veterinários a respeito da eficácia da vacinação contra a leishmaniose e alguns destes são contra esta vacinação, justamente pelo fato de não conhecer-se a verdadeira eficácia da vacina. O que o senhor tem a dizer sobre o assunto?
Atenciosamente,
Daniele Duarte.
vacinaçao contra a raiva do meu cachorro como posso lhe dar gratuitamente
ResponderExcluirPesquisei e conversei com vários veterinários sobre o assunto e a vacina é altamente eficaz. No ano passado dois cahorros de dois vizinhos meus, foram contaminados pelo mosquito da leishimaniose e o meu cachorro que é vacinado foi o único que sobreviveu uma vez que a zoonose veio e recolheu os cães infectados para a eutsnásia. É um absurdo levarem um animal assim. Existem tratamentos a animais infectados mais essa escolha fica acredito eu a critério daquele que respeita e ama o seu pet. Infelizmente no Brasil o governo pouco se importa pouco com a população com os animais então ... Falta Politicas Públicas, falta movimentação em favor direito dos animais!
ResponderExcluirThais Suelen
Olá Catarina. Acredito que você tenha que procurar uma clínica ou um pet shop que tenha veterinário para fazer a aplicação da vacina, porém ela tem um custo, paguei R$20,00 à três meses em meu cachorro mais esse valor pode variar. A Prefeitura fornece em campanhas a vacina mais para isso você teria que aguardar o que não seria recomendado mesmo não tendo casos de raiva registrados recentemente no país. A vacina contra a raiva deve ser aplicada uma vez por ano. É importante manter em dia a vacinação do pet.
ResponderExcluirFica a dica e espero ter ajudado.
Thais Suelen